Na Semana do Livro Infantil, conheça o Sítio do Picapau Amarelo

Quem nunca se divertiu com as aventuras da Narizinho, Pedrinho, Emília e tantos outros personagens marcantes das histórias do Sítio do Picapau Amarelo? Ler aqueles contos que misturam ficção e realidade é como viajar para outro mundo, onde uma boneca de pano tem vida e opinião próprias, um sabugo de milho é intelectual e uma avó contadora de histórias alimenta a imaginação dos netos, enquanto eles se deliciam com bolinhos de chuva da Tia Nastácia.

Emília e Tia Nastácia

Visconde de Sabugosa

O mundo mágico criado por Monteiro Lobato, onde tudo é possível graças ao pó de pirlimpimpim, pode até não existir fora de seus livros, mas o Sítio do Pica Pau Amarelo existe e fica em Taubaté, cidade do interior de São Paulo onde o escritor nasceu. Na verdade, o bosque que até hoje conserva o casarão antigo é uma parte do sítio que era do avô de Monteiro Lobato, o Visconde de Tremembé, e onde ele passou sua infância.

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril – aniversário do escritor – o Sítio do Picapau Amarelo recebe, de 14 e 19 de abril, uma programação especial com exposições, apresentações de música, dança e até uma biblioteca móvel. E eu, como Taubateana que sou, não podia deixar de escrever um post sobre um dos nossos principais pontos turísticos né?!

O Casarão como era antigamente – Quadro de Leonie Lemes Carmargo

O Sítio do Picapau Amarelo

Entre muitas árvores frutíferas centenárias, o Sítio tem um parquinho para as crianças, um coreto, estátuas dos personagens – que, sejamos realistas, não estão em perfeito estado de conservação – e atores caraterizados que passeiam por lá e apresentam o sítio aos visitantes. Além disso, quem visita o local também pode conhecer o antigo casarão da fazenda, que abriga o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico e conta a história do escritor.

Diferente do que muitas pessoas pensam e da imagem criada pela mídia, o lugar é bem diferente do que era retratado nas minisséries da televisão. Mas não se decepcione, apesar de não ter o mesmo glamour e nem tantas opções de brinquedos no parquinho, o sítio de Taubaté é autêntico e encantador para as crianças. Aliás, sou suspeita pra falar sobre isso, já que passei bons momentos da minha infância brincando naquele bosque, subindo nas árvores e fazendo piquenique sob as sombras das mangueiras e jaqueiras enormes.

O parquinho

O coreto

A biblioteca do museu

Como chegar

O Sítio do Picapau Amarelo funciona de terça á domingo, das 9h às 17h e  fica na Av monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde. O passeio pode ser ainda mais completo se você se programar para assistir aos teatros realizados aos finais de semana, às 11h e às 16h – chegue meia hora antes para pegar sua senha. A entrada é gratuita e não precisa agendar horário (a não ser para excursões). Para mais informações, acesse o site oficial do Museu.

Monteiro Lobato

Precursor da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 1882. Alfabetizado pela mãe, já demonstrava o gosto pelos livros desde pequeno e devorava os títulos da biblioteca de seu avô, o Visconde de Tremembé.

Apesar de ter escrito livros para adultos com crônicas e críticas sociais, como Urupês, Lobato ficou conhecido pela “Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo”, composta por mais de 30 obras, dentre eles Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e Aritmética da Emília.

Monteiro Lobato

A Coleção Sítio do Picapau Amarelo

Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)

Related posts

Onde se hospedar em Ubatuba: guia completo por região

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal (SP): roteiro para fim de semana, com preços!

O que fazer em São José do Barreiro: dicas atualizadas e roteiro completo

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More