Parque da Cantareira tem trilhas e mata preservada na cidade de São Paulo

Trilhas em meio à mata atlântica preservada, araucárias, pássaros, macacos e lagos…Pra quem está acostumado com a correria da cidade grande, pode até parecer estranho, mas esse cenário fica dentro da cidade de São Paulo. E melhor… a apenas 10 km da Praça da Sé!

Localizado na Zona Norte, o Parque da Cantareira tem 7.916,52 hectares de área verde totalmente preservada e é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo. Com inúmeras nascentes, espécies preservadas e trilhas para visitação, o parque é divido em 4 núcleos: Águas Claras, Engordador, Cabuçu e Pedra Grande, onde nós visitamos. De lá, saem várias trilhas autoguiadas de tamanhos e dificuldades diferentes, como a Trilha das Figueiras (1h), Trilha da Bica (1h) e Trilha do Bugio (10 minutos).

Trilha da Pedra Grande no Parque da Cantareira

Nós fizemos a da Pedra Grande, que leva menos de 3 horas para ser percorrida e chega a um mirante de onde é possível ver grande parte de São Paulo. Considerado o segundo ponto mais alto da cidade – perdendo apenas para o Pico do Jaraguá -, o nível da trilha é considerado difícil, principalmente pela quantidade de subidas ingrimes. Mesmo assim, ela é toda pavimentada e muito bem estruturada, com banheiros, lixeiras e placas explicativas por todo o trajeto.

No caminho para a Pedra Grande, é possível pegar outra trilha que leva ao Lago das Carpas, um lugar lindo, tranquilo, com estrutura para piquenique, banheiros e parquinho para crianças.
O passeio é perfeito para quem gosta de aproveitar os finais de semana para se exercitar, curtir a natureza e desacelerar da rotina de trabalho, sem precisar viajar horas, pegar trânsito ou gastar dinheiro com hospedagem.

Como chegar: cada núcleo tem uma entrada exclusiva. Para chegar ao da Pedra Grande, pegue a Marginal Tietê até a Av. Engenheiro Caetano Alvares. Siga pela Av. Sta. Ignês, Av Luís Carlos Gentille de Laet e no cruzamento entre à esquerda, seguindo para a Rua do Horto até número 1.799, onde fica a portaria do parque.

Horário de visitação: sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.

Preço: R$ 12,00 (crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam). Estudantes pagam meia.

Dica: leve água, frutas, lanchinhos para a trilha ou capriche na cesta e na toalha quadriculada pra garantir um piquenique perfeito!

Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)

Related posts

Cidades de praia do Brasil que você precisa conhecer!

O que fazer em João Pessoa, na Paraíba: dicas atualizadas e com preços!

O que fazer em Paraibuna, SP? Roteiro completo para final de semana ou feriado

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More