Home Políticas editoriais

Políticas editoriais

As duas principais condutas éticas que guiam nosso trabalho aqui no Vamos Fugir são a transparência e a honestidade com nossos leitores. Tudo que é publicado aqui tem objetivo de informar de maneira clara e sincera, tendo como bases nossas experiências pessoais e de alguns amigos (no formato de entrevistas).

Seguimos as diretrizes propostas pela Rede Brasileiras de Blogueiros de Viagem (RBBV), da qual somos membros, além de nos guiarmos pelos princípios básicos do jornalismo, como trazer assuntos pertinentes e de interesse dos leitores, checar todas as informações divulgadas e apresentar dados verídicos.

Monetização do blog

Programas de afiliados

Uma das formas de monetizar nosso trabalho aqui no blog é participar dos chamados Programas de Afiliados, uma espécie de parceria com empresas em que o blog indica determinado serviço e recebe em troca uma comissão. Cada programa funciona de uma forma mas, na maioria das vezes, a comissão é calculada com base no preço do produto vendido.

Atualmente, nossos afiliados são: booking.com, hoteis.com, Real Seguros, Click Bus, Livraria Saraiva, Voopter, Descubra o Mundo e Submarino Viagens. Nós temos o compromisso de sempre deixar tal parceria clara ao final de cada texto ou sempre que indicamos um produto.

Publiposts

São textos escritos por nós, mediante parceria com uma empresa para divulgar determinado produto ou serviço. A empresa paga pelo post e tem em troca uma publicidade bem direcionada, porém sempre que houver algum texto como esse aqui no blog, o leitor será avisado com clareza.
Nós só aceitamos fazer um publipost depois de testar ou pesquisar sobre o produto ou serviço em questão e concordar com sua qualidade. Não publicamos nada que nós mesmos não usaríamos. Além disso, não enviamos os textos para revisão da empresa parceira antes de publicá-los no blog, por isso nossa opinião a respeito do serviço será 100% expressa, seja ela positiva ou negativa.

O mesmo acontece quando somos nós que buscamos parcerias com hotéis, agências ou outras empresas durante nossas viagens, em troca de espaço no blog. Neste caso, só entramos em contato com os estabelecimentos onde realmente gostaríamos de nos hospedar/ viajar/comer/etc. E a troca de serviços fica bem explicita para o leitor.  

Viagens patrocinadas

Algumas empresas de viagem ou mesmo governos convidam blogueiros para participar das chamadas PressTrips, viagens em que todas ou parte das despesas são pagas por este patrocinador. Nós entendemos que esta prática é uma forma interessante de gerar mais conteúdo para o blog, mas deixamos claro que em hipótese alguma, escreveremos um texto que não retrate a verdade do que presenciamos durante a viagem. Se não gostarmos do serviço, do destino ou seja lá do que for, isso ficará claro para o leitor e, caso o patrocinador proponha que nossa postura seja diferente, nós recusaremos o convite.
Neste casos, também nos comprometemos a especificar em todos os posts desse tipo que fomos convidados a participar da viagem.

Direitos autorais

100% dos textos publicados aqui são escritos por nós e nunca copiamos conteúdo de outro site ou blog. Mesmo quando o post for construído em formato de entrevista, as perguntas são enviadas por nós e respondidas pelo entrevistado, que terá seu texto revisado e aprovado antes de ser colocado no ar. Já chegamos a publicar textos que foram escritos para uma revista como um dos meus (Lígia) trabalhos de freelancer, mas neste caso o veículo estava ciente e concordou com a publicação do texto aqui no blog.

A grande maioria das fotos usadas nas publicações são feitas por nós, mas quando é preciso recorrer a algum banco de imagens, usamos os seguintes sites: Flicker.com (apenas quando a foto tem uso comercial e modificações permitidos), Wikimedia e Pixabay.

Política de links

Nós seguimos as diretrizes para webmastares do Google e não trocamos links ou fechamos parcerias com vendas de links dofollow, visando evitar possíveis penalidades de PageRank.

Política de comentários

Nós adoramos receber comentários aqui no blog e temos o objetivo de responder a todos eles dentro de um prazo máximo de 3 dias (exceto em algumas ocasiões, como viagens longas ou restrição à internet, mas quando algo desse tipo estiver previsto, os leitores serão informados pelas redes sociais).

Concordamos que nem todo mundo tem a mesma opinião e estamos abertos a críticas e discussões, desde que sejam saudáveis, educadas e respeitosas. O que não vamos tolerar são comentários mal educados, agressivos ou preconceituosos e, caso aconteça, serão apagados.

Outro tipo de comentário que será retirado da página é o spam: se você quer divulgar um produto, site ou blog, entre em contato com a gente por e-mail ou facebook que teremos o maior prazer em responder e, talvez, fechar alguma parceria ou ajudar na divulgação. Porém, não deixe comentários para promover links, a não ser que sejam extremamente pertinentes ao assunto, eles serão apagados.