Dois passeios rápidos e imperdíveis em La Paz

La Paz é uma cidade um pouco bagunçada, com trânsito caótico, muitas casas inacabadas e um centro que dificilmente estamparia um cartão postal. Nem por isso deixa de ser atraente, charmosa – a seu modo – e menos interessante que qualquer outro destino por onde passamos no nosso mochilão pela América do Sul. Nos arredores da capital boliviana é possível fazer passeios muito interessantes e diria até que alguns dos melhores que fizemos durante a viagem.

Além da adrenalina do passeio de bike pela descida da morte, a estrada mais perigosa do mundo, outras atrações também não podem ser deixadas de lado por quem visita La Paz:

Passeios interessantes em La Paz

Monte Chacaltaya

Com neve o ano todo, o Monte Chacaltaya é um pico da Cordilheira dos Andes que fica a 30Km da capital boliviana e é uma das principais atrações turísticas da região. Antigamente funcionava como uma estação de esqui, porém, com o aquecimento global e a redução da quantidade de neve, essa atividade já não pode mais ser realizada por ali. Mesmo assim, a vista da montanha e a sensação de estar a mais de 5 mil metros de altitude são suficientes pra justificar o passeio! Para chegar até lá, o ideal é comprar um pacote em uma das agências de viagem espalhadas por La Paz, que costumam  te levar também ao Vale da Lua, já que a visita a cada um dos pontos não leva mais de quatro horas.

A vista da estrada que leva ao Monte Chacaltaya já é um espetáculo à parte.

O caminho até o monte impressiona pela beleza, mas o que mais chama atenção é a estradinha que sobe até a estação, localizada na metade do monte. Além de íngreme, o caminho é muito estreito e parece mil vezes mais perigoso que a descida da morte; em alguns pontos, se olharmos pela janela, mal dá para enxergar o chão!

Já na estação, descemos da van e começamos a subir até o pico da montanha, em uma caminhada de apenas 200 metros, mas que dura até 1 hora e chega a 5395m de altitude. No caminho é possível ver grande parte da cidade de La Paz, fazendas e lagos cor de esmeralda. A vista compensa todo o esforço, mas é quase impossível não sentir os sintomas do mal de altitude. Falta de ar, moleza e até tonturas são muito comuns, mas o importante é não passar dos seus limites e, claro, não esquecer das folhinhas de coca. Por isso, é recomendado só visitar o local depois de passar alguns dias em La Paz, assim o corpo consegue se acostumar melhor com a altitude.
A gente fez este outro post com todas as dicas que você precisa saber sobre o Soroche, o mal de altitude. Vale dar uma olhada!

A caminhada até o topo tem apenas 200 metros, mas por causa da altitude, o percurso costuma levar cerca de uma hora.

Antiga estação de esqui do Monte Chacaltaya

Vale da Lua

De volta à van, depois de mais um pouco de aventura para descer por aquela estradinha, seguimos até o Vale de La Luna, uma região desértica de solo semelhante ao da Lua, que fica na parte nobre da cidade, a 10km ao sul de La Paz. Lá, podemos visitar o parque arqueológico e andar pelo meio das formações rochosas, diferentes de qualquer coisa que já tínhamos visto: são crateras e estalagmites lapidadas pela chuva e pelo vento, ao longo de milhares de anos. A paisagem, misturada aos prédios e algumas mansões, é muito bonita.

Com formações rochosas que lembram o solo da lua, o parque arqueológico é diferente de tudo que já tínhamos conhecido.

O Vale da Lua é uma região árida, bem próxima aos bairros mais nobres de La Paz.

O Vale da Lua tem formações rochosas diferentes de tudo que já tínhamos visto.

Dica

Como a  região é muito mais baixa que o resto de La Paz, a sensação de falta de ar desaparece e o calor toma conta. Por isso, a principal dica para fazer esses dois passeios no mesmo dia é levar muitos casacos, cachecóis  e luvas bem quentes para enfrentar o frio do Chacaltaya, mas usar uma roupa leve por baixo, porque, ao chegar no Vale da Lua você, com certeza, vai querer tirá-los. Leve também água, suco e um lanche. O passeio não inclui parada para o almoço, mas é possível comer antes de entrar no Vale da Lua.

Preços e percursos:

Passeio Chacaltaya + Vale de La luna – 80 Bolivianos (R$28,24 na cotação atual – 26/10/2014)

Tempo de duração – 09h às 16h

+ Saiba porque a capital La Paz é considerada o paraíso para os mãos de vaca!

Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)

Related posts

Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!

Documentos necessários para brasileiros viajarem pelo mundo

Sobre a exploração de animais e a parcela de culpa dos turistas

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More