Dividida em Ilha Sul e Ilha Norte, a Nova Zelândia é um país pequeno, com cerca de 4 milhões de habitantes. Exatamente por ser um país pequeno, tudo por lá é muito bem organizado e isso acaba atraindo turistas, estudantes e imigrante do mundo todo e tornando Auckland – a principal cidade do país – em uma mistura multicultural. A NZ foi colônia britânica até 1907, mas ainda mantém muitos costumes do povo maori, como a exemplar preocupação em preservar a natureza.
Neste post eu vou falar um pouco mais sobre os motivos que me levaram a fazer intercâmbio para a Nova Zelândia, contar um pouco da experiência que tive por lá em 2012, a rotina que tinha como intercambista e mostrar muitas fotos maravilhosas de alguns lugares que visitei na ilha Norte. Acompanha aí! ;)
Por que fazer um intercâmbio para a Nova Zelândia?
Nos meus dois meses de intercâmbio, fiquei em Auckland, o centro econômico da NZ e por lá é fácil perceber o quanto o país é bem desenvolvido, as pessoas são bem educadas, as ruas são bem sinalizadas e existe pouca desigualdade social. Os ônibus são pontuais e a cidade é toda equipada com aqueles letreiros que mostram o horário previsto para a chegada dos ônibus em cada ponto.
Choque cultural
Como a NZ é um dos países com a melhor qualidade de vida do mundo, é comum encontrar imigrantes dos mais diversos países morando por lá. Em um passeio curto pelo centro de Auckland é fácil trombar com indianos, árabes, chineses, japoneses, coreanos e muitas outras etnias com as quais nós brasileiros não estamos muito familiarizados, e fica claro que o respeito está sempre presente entre as pessoas (pelo menos até onde eu vi). Lembro de caminhar pela rua vestindo um short jeans e cruzar com duas muçulmanas que usavam burcas, daquelas que só têm uma telinha para os olhos.
Apesar de chocante, na minha opinião, essa realidade é muito enriquecedora para o intercambista, que tem a oportunidade de passar por esse choque de culturas e conviver com pessoas, crenças e etnias totalmente novas.
Atrações turísticas
Ainda em Auckland, as opções de programas culturais, turismo e lazer são imensas, pois a cidade concentra um grande número de museus, parques, cinemas, bares e baladas. Isso sem falar na famosa Sky Tower, símbolo da cidade, nas praias e nas ilhas próximas.
Natureza incrível
Na Nova Zelândia você consegue conhecer montanhas nevadas, gêiseres, vulcões, lagos maravilhosos, praias, cavernas, cachoeiras, fazer trilhas, rafiting, bungy jump, passeios de barco, visitar cassinos, shoppings, cafés e baladas viajando apenas algumas horas de carro. Por isso, além de conhecer uma nova cultura e praticar inglês, quem escolhe o país para fazer intercâmbio ainda consegue aproveitar todo o seu potencial turístico. Olha só essas paisagens:
Taupo
Rotorua
Blue Lake
Bay of Island
Cathedral Cove – Coromandel
Tem muitos brasileiros (o que é bom e ruim ao mesmo tempo)
Mas, um ponto muito importante a ser considerado é a quantidade de brasileiros que moram, estudam e trabalham lá. Mesmo do outro lado do mundo, a Nova Zelândia é muito procurada pelos nossos conterrâneos e isso pode prejudicar sua dedicação com o inglês. É claro que se você pretende realmente estudar e praticar a língua, você vai ter muitas oportunidades de fazer isso, mas a convivência com os brazucas acaba sendo quase que inevitável quando é difícil se fazer entender para a maioria das pessoas. Confesso que falei mais português do que gostaria e deveria, mas não acho que isso pode ser considerado um ponto negativo, por que fiz muitos amigos e vivi momentos inesquecíveis!
Essa foi resumidamente a história do meu intercâmbio e alguns dos motivos que, na minha opinião, tornam esse país tão interessante. Essa viagem foi feita em 2012 e com certeza de lá pra cá muitas coisas mudaram, mas se alguém tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para decidir sobre seu intercâmbio, deixe um comentário aqui embaixo! Se eu souber a resposta, terei o maior prazer em ajudar! =)
Pra quem estiver em dúvida entre fazer um intercâmbio para a Nova Zelândia ou para a Austrália, não deixe de dar uma olhadinha na nossa página especial sobre a terra dos Cangurus. Desde 2016 eu e o Ulisses estamos morando em Sydney e por isso sempre compartilhamos muitas dicas sobre viver estudar, viver, trabalhar e viajar pela Austrália.
Ficou com vontade de conhecer a Nova Zelândia? Neste post a gente diz quanto custa viajar pra lá! ;)
Outros posts que você também vai gostar:
6 motivos para parar de sonhar e fazer logo seu intercâmbio
5 motivos para conhecer e se apaixonar pela Nova Zelândia
A rotina de um intercambista na Nova Zelândia
A realidade sobre morar no exterior que ninguém vê no facebook
Por que nós escolhemos a Austrália e por que mudamos de ideia sobre este país?
2 comments