Quatro dicas úteis pra quem vai a Machu Picchu

Quando se visita um lugar pela primeira vez é sempre bom pesquisar ou pegar umas dicas com alguém que já foi. Pra facilitar e tornar sua passagem por Machu Picchu ainda melhor, separamos algumas informações importantes que você precisa saber antes de visitar a cidade perdida dos Incas:

>>>>> Leia informações mais atualizada no post Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!

4 dicas para Machu Picchu

1 – Garanta sua comida!

Nossa principal dica é: leve um lanche! Apesar de não poder entrar com comida no parque, uma boa estratégia é levar uma mochila separada, só com alguns lanchinhos, coisas fáceis e que não estragam. Na entrada do parque você pode alugar um armário e deixar sua “lancheira” lá. Quando quiser, é só sair, comer e voltar. A passagem é liberada, pois na parte de fora do parque existe um hotel e algumas lanchonetes, porém os preços são muito mais altos que em qualquer aeroporto em época do Copa do Mundo: nós pagamos 18 D-Ó-L-A-R-E-S em uma pizza BROTINHO! Isso porque levamos algumas bolachas e frutas, mas como passamos o dia todo, não foi suficiente. Garrafinhas de água e suco também são boas opções, pois à tarde o sol é bem forte – apesar do frio e da chuva que sempre rolam durante a manhã, como eu já disse neste outro post.

2 – Não desista, o tempo vai abrir!

Outro ponto importante é a chuva. Poucas vezes na minha vida acordei animada às 5h da manhã, mas toda a empolgação passou logo que saímos do quarto do hostel: estava nublado e chovendo. Pegamos o ônibus e fomos torcendo para que o tempo melhorasse, afinal, sabe lá se algum dia conseguiríamos voltar para Machu Picchu. Quando chegamos ao parque, a neblina dominava a paisagem e, apesar de achar tudo aquilo fantástico, não dava pra ter noção do que estava nos esperando.  Nosso guia disse que aquele tempo era normal e que às 10h tudo seria diferente, mas é claro que a gente já estava achando que a culpa era do nosso pé frio!

Não li sobre isso antes de ir, mas descobri que a tranquilidade do guia era verdadeira. Quanto mais a hora passava, mais a temperatura aumentava e a neblina desaparecia.

3 – Independentemente da previsão do tempo, vá bem agasalhado, mas tenha uma roupa de calor por baixo.

Às 9h, o sol começou a aparecer e às 11h ninguém mais usava blusa de frio. Parecia mágica! Por isso, aí vai outra dica: vá bem agasalhado, porque de manhã você vai morrer de frio. Se tiver um casaco impermeável, melhor ainda! Mas, nem que seja na camada mais profunda das suas roupas quentes, tenha por baixo uma opção de calor, porque mais tarde o sol fica bem forte.

Não esqueça também de ir de tênis ou sapato bem confortável.

4 – Poupe energia para as escadas

A última dica é: guarde suas energias para caminhar e subir e descer escadas. Caso decida não fazer a Trilha Inca e esteja hospedado em Águas Calientes, não suba a pé! O homem que nos vendeu o passeio disse que a maioria das pessoas subiam a estrada caminhando, que o percurso era tranquilo, durava cerca de uma hora e meia e que todos os jovens faziam isso. #sqn! Graças à chuva resolvemos pegar o ônibus – que custa 20 dólares por pessoa (ida e volta) – e, depois de chegar lá no topo, descobrimos que foi a melhor coisa que fizemos.

Nosso amigo Gabriel fez a mesma viagem no ano seguinte e contou que caiu nessa história de subir a pé e se arrependeu muito quando chegou lá em cima. Ele, assim como a gente, comprou o tíquete que dava direito a subir a montanha Machu Picchu e disse que quase perdeu o passeio, já que gastou toda a sua energia pra chegar até lá.

+Neste post aqui a gente fala sobre como chegar a Machu Picchu. Vale a pena conferir!

Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)

Related posts

Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!

Documentos necessários para brasileiros viajarem pelo mundo

Sobre a exploração de animais e a parcela de culpa dos turistas

12 comments

Bruno Ecco 12 de abril de 2016 - 10:48
Oi Lígia, o caminho a pé que o seu amigo fez é o Caminho Inca? Tenho uns amigos peruanos que falaram pra fazer esse trajeto, mas talvez a visão deles da coisa seja diferente né hehe, melhor subir de bus mesmo?
Lígia Antoniazzi 12 de abril de 2016 - 15:40
Oi Bruno! Não, este caminho que meu amigo fez foi só de Águas Calientes até Machu Picchu, é o mesmo caminho que o ônibus faz... Nós não fizemos, mas de conversar com os outros eu sei que a trilha Inca é incrível e Vale muuuito a pena, apesar de ser um pouco cansativa (são 3 dias andando), mas se vc tiver pique e tempo suficiente, acho que pode ser mto bom! Boa viagem Bjo
cris 5 de abril de 2016 - 18:43
Olá,que época vc foi,estamos pensando em ir setembro ou outubro...
Lígia Antoniazzi 6 de abril de 2016 - 10:17
Oi Cris! tudo bem? Nós fomos em abril de 2013... pelo que andei pesquisando, em setembro e outubro o clima é mais ou menos o mesmo: calorzinho de dia e frio à noite, mas com pouca chuva. Acho que pode ser uma boa época! =) Boa viagem!
Soraya 30 de maio de 2015 - 22:22
Oi Ligia Tudo bem? Vou para Cusco dia 09/06 e Machu pichu no dia 12/06. Estou com dúvidas se compro o ingresso para subir a montanha Machu pichu ou não. Só pode subir das 7 às 11 da manhã? Tem algum tour guiado por machu pichu a tarde? Porque eu só achei guias para a parte da manhã e estou com medo de não dar tempo de subir a montanha. Como você fez? Obrigada soraya
Lígia Antoniazzi 1 de junho de 2015 - 00:01
Oi, Soraya! Tudo ótimo e vc? Pra ser sincera, não sei te dizer se tem guia à tarde. Quando nós fomos, foi assim: como dormimos em Águas Calientes, conseguimos chegar bem cedinho a Machu Picchu e pegamos o guia às 7h. O tour durou mais ou menos 2 horas e nós só começamos a subir a montanha às 10h30. Vc pode começar a subir até às 11h, mas não tem limite de tempo para descer (claro que tem que ser antes das 17h, quando o parque fecha), então dá tranquilo pra aproveitar bastante e ainda voltar pra passear um pouco mais pela ruínas. Na minha opinião, vale muito a pena subir a montanha sim, até pq a vista de lá é inesquecível! Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas é só perguntar! =) bjo
soraya 1 de junho de 2015 - 14:07
Nossa ajudou muito sim. Eu imaginei que só podíamos visitar a montanha de 7 as 11 e depois disso não podia ficar lá em cima. Mas já que pode, vou comprar o ingresso com direito a subir na montanha e passear com o guia às 7 da manhã! obrigada ajudou muito!
Lígia Antoniazzi 1 de junho de 2015 - 14:19
Que bom, fico feliz! =) Com certeza vc não vai se arrepender!! E quando voltar da viagem, compartilha suas dicas com a gente!! =) Bjo e boa viagem!
Renan Santos 6 de abril de 2015 - 14:50
A subida pelas escadas de Águas Calientes até Machu Picchu é super tranquila. É cansativo, mas não é tanto assim. Vale a pena economizar o dinheiro que você gastaria para chegar de ônibus, ainda conhecer tudo possível no caminho e interagir com pessoas do mundo todo durante a subida. Eu peguei a trilha que ia da Hidroelétrica até Águas Calientes e depois de caminhas 4h30 para chegar lá, no dia seguinte, subir 1h até Machu Picchu foi brincadeira de criança. A melhor dica nesse caso seria levar folhas de coca para aguentar a falta de oxigênio na subida, principalmente se você tiver uma vida mais sedentária como a minha haha Abraços!
Lígia Antoniazzi 6 de abril de 2015 - 17:22
Oi, Renan! É legal conhecer um outro ponto de vista... Sem dúvida a experiência deve ser muito bacana e enriquecedora, principalmente pra quem tem disposição e um pouco mais de tempo! =) bjo!
Lígia Antoniazzi 24 de março de 2015 - 23:28
Oi, Gisella! Tudo bem? Fechamos este pacote em uma agência na Calle Plateros, bem próxima à Plaza das armas, mas não lembro o nome.. infelizmente não anotamos! =( Por lá tem muitas agências, e a maioria tem os pacotes bem parecidos.
Gisella 24 de março de 2015 - 01:50
Olá, vi sua dicas no sie dos mochileiros e fiquei com uma dúvida: qual foi a agência que vocês fecharam o pacote? Obrigada! Gisella
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More