10 coisas que vão acontecer no seu intercâmbio

Um intercâmbio é uma experiência incrível, apaixonante e transformadora, independentemente do país que você escolhe ou do objetivo da sua viagem. O post de hoje é um texto escrito pela Lys, do Blog Flor na Estrada, que retrata muito bem a mistura de sentimentos que domina 99% dos intercambistas.

A paixão sevilhana

1- Você vai se apaixonar
Não necessariamente por uma pessoa (ou várias), mas pelo lugar que você está indo, pelas experiências que vai ter, as viagens que fizer, as comidas e bebidas que experimentar. É, sem dúvida, uma fase da vida muito apaixonante.

A primeira panela a gente nunca esquece

2- Vai queimar o arroz
E sofrer todos os tipos de imprevistos culinários principalmente se, assim como eu, for sua primeira vez morando por conta própria. Então, fica a dica, sempre tenha o número do disque pizza por perto.

Ah, Salamanca!

3- Vai para festas incríveis
Mesmo que você não seja muito chegado em #partyhard, as festas num intercâmbio podem ser memoráveis. De rave até as festinhas calmas na república mais alternativa da faculdade, todo o tipo de festividade vai te colocar em contato com tanta gente diferente, de tantas partes do mundo, com tanto para contar e compartilhar, incluindo passos ousados de dança, que você vai querer se jogar no dance floor.

Minha tentativa de moqueca para sentir o “gostinho de casa”

4- Vai sentir saudade de casa
E ela vai bater nas horas mais inesperadas e por motivos muito bobos. Seja porque você lembrou que hoje a novela vai estar bombando e você poderia estar assistindo com a sua mãe, seja porque o arroz queimou (eu avisei) e a comida da vó vai fazer a maior falta. A saudade de casa é algo presente, mas, nunca deixe ela te dominar completamente, afinal, você tem muito o que aproveitar antes de ficar triste por causa que não tem o arrumadinho da sua mãe para o almoço de domingo (eita que não vejo a hora de comer isso de novo!!!).

5- Vai conhecer muita gente interessante (gringa e nacional)
O ambiente internacional de um intercâmbio é muito legal. Confesso que minha turma mesmo era só de brasileiros e espanhóis, mas, eu morei com, mais ou menos, 25 meninas portuguesas e 4 angolanas, conheci gente da França, Itália, Alemanha, Turquia, Polônia, Republica Checa e até Austrália. Pessoas divertidas, que estavam abertas para compartilhar suas experiências de vida, sua cultura e eu, como brasileira, também aberta para mostrar para eles o que a minha cultura tem de melhor.

Por falar em brasileiro, sempre tem aquilo de “fuja de brasileiro quando fizer um intercâmbio”, mas, não adianta, estamos em todo lugar kkkkk. Então, se deixe levar, faça amizade com essas pessoas que moram no mesmo país que você mas que, se não fossem as circunstâncias do intercâmbio, você nunca as encontraria.

Perder o ônibus para Dresden, essa eu nunca vou esquecer

6- Vai descobrir que a mimica e o contexto podem ser seus melhores amigos
Não se deixe enganar, não é preciso falar um inglês perfeito para poder viajar ou mesmo interagir com as pessoas. Cheguei em Coimbra com meu espanhol capenga e, depois de uma dificuldade inicial, a mimica e o contexto foram de maior ajuda na hora de me comunicar com os espanhóis da turma e, assim como eu estava aprendendo, eles também estavam aprendendo português, então, é uma via de mão dupla. Na Alemanha a mesma história, mesmo sendo um país mega desenvolvido, não é todo mundo que fala inglês e apontar, mostrar onde queria chegar ou o que queria comprar foi levando as pessoas a me ajudarem. Deixe a vergonha em casa e se esforce! Não tem desculpa para não se comunicar.

7- Sua playlist no Spotify vai mudar
Entrando em contato com tanta cultura diferente é bem provável que o top 5 de musicas mais ouvidas por você mude. Meu Spotify hoje tem kizomba (ritmo africano que toca muito em Portugal) e várias músicas do D.A.M.A, banda portuguesa. Além disso, tenho amigos que abraçaram bandas e cantores espanhóis em seu repertório (afinal, la primavera trompetera já chegou kkkkkkk piada interna) coisa que talvez nunca fosse acontecer se continuassemos “agarrados” aos nossos gostos músicais tradicionais. Então, abra essa mente para o campo musical também e se deixe levar por novos ritmos.

Virou minha amiga porque perguntei, no meu primeiro dia em Coimbra, no ponto de ônibus, onde tinha bebida barata

8- Vai passar por situações inusitadas
De fazer amizade no ponto de ônibus pedindo informação sobre onde beber na quinta a noite até ter uma serenata na sua janela (dedicada pra vizinha de cima :/). Vai acontecer de tudo no seu intercâmbio, os dias nunca serão iguais ou previsivéis. Se você se esforçar o suficiente, cada dia pode ser um completa surpresa e trazer reviravoltas para sua vida.

9- Você vai mudar
Essa experiência aqui em Portugal foi transformadora para mim. Posso afirmar, com toda a certeza que, outra Lys está voltando pro Brasil. Mais madura, segura de si, mais aberta, mais feliz (?), tudo aqui mudou minha forma de encarar a vida. E, esteja aberto para mudança, é revigorante, amadurece, te prepara para a vida. Eu estou tão feliz de ter mudado, evoluído e sei que a história seria completamente diferente se eu tivesse continuado no Brasil.

O que o futuro reserva?

10- E não vai querer voltar
Depois de tanta coisa, tanta experiência legal, chega o dia de arrumar as malas e dar adeus ao seu alojamento, apê, república, ou seja lá o que se tornou seu lar por esse período. Prepare-se, pois, se seu intercâmbio for tão marcante e incrível quanto o meu, você vai chorar horrores fazendo essa mala. Mas, calma, respira, força, volte para casa com, pelo menos, a certeza que tudo foi mágico

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More