Quem diria que, em pleno deserto, seria possível nadar em uma lagoa onde ninguém afunda? E que existiria uma outra lagoa com água cor de rosa, onde centenas de flamingos andam (e voam) de um lado pro outro? Parece imaginação de criança ou paisagem de quadro surrealista, mas na verdade, o Atacama, o deserto mais alto e mais seco do mundo, reserva muitas surpresas.
Com 2.400 metros de altitude e 105 mil km² de extensão, o deserto do Atacama tem opções de sobra para, pelo menos, cinco dias de diversão (nós ficamos apenas 3, mas fizemos mais de um passeio por dia e ainda foi pouco!). Neste post nós reunimos dicas sobre os 5 melhores passeios do Deserto do Atacama para te ajudar a planejar sua viagem:
Os melhores passeios do Deserto do atacama
1 – Gêiseres del Tatio
A 4.200 metros de altitude, os Gêiseres del Tatio são considerados o maior conjunto de Gêiseres do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo. O passeio é feito antes do sol nascer, por isso a paisagem fica ainda mais incrível, mas o frio castiga. A dica é ir muito bem agasalhado! A experiência foi muito diferente do que estávamos acostumados e, na nossa opinião, este foi um dos passeios mais marcantes que fizemos por lá. Tanto que fizemos outro post só pra falar sobre eles… Dá uma olhadinha lá, está neste link!
2 – Laguna Cejar
Onde é possível nadar sem afundar! A lagoa fica em uma planície formada por sal e tem uma concentração tão grande que seu corpo bóia sem que você faça esforço nenhum. É muito divertido e vale a visita! Perto dali ficam os Ojos del Salar, duas piscinas naturais em formato de círculo, com água doce e muito gelada, onde é possível mergulhar.
Já no fim da tarde, o mesmo tour para em um mini salar para apreciar o pôs do sol, observando as montanhas e tomando um bom Pisco Sour – bebida típica do Chile – com bolachinhas. Est é com certeza um dos melhores passeios do Deserto do Atacama!
Este passeio sai de San Pedro às 16h, quando o calor é maior, por isso dá pra aproveitar o mesmo dia dos Gêiseres del Tatio. Neste outro post tem mais detalhes e dicas, vale dar uma olhada!
3 – Valle de la Muerte e de la Luna
O Valle de la Muerte é um lugar inóspito, com dunas onde fizemos sandboard. A experiência foi muito divertida! Os gringos que já estão acostumados com snowboard tiravam de letra, mas nós tomamos vários capotes e ficamos com areia até dentro da orelha. haha
Já o Valle de la Luna é um lugar com várias montanhas e solo parecido com o da lua (mas diferente do que visitamos em La Paz), onde fizemos um mini trekking para ver o pôr do sol, tomando (mais uma vez) pisco sour no topo de uma das montanhas. O visual é lindo!
4 – Lagunas altiplânicas
São lagoas que mais parecem espelhos gigantes refletindo os vulcões ao redor, semelhantes às da travessia até o Salar do Uyuni. Infelizmente nós não conseguimos fazer esse passeio porque, como o tempo era muito curto, escolhemos os que eram mais diferentes do que encontraríamos durante o percurso de jipe até o salar. =/ (também vou contar em outro post)
5 – Tour astronômico
Por ser isolado e ter poucas luzes da cidade, o deserto do Atacama é considerado perfeito para observar estrelas. Por isso, existe um tour diário que leva grupos de turistas para observar o céu. Primeiro, você olha à olho nu e depois pode aprender um pouco de astronomia com as explicações dos astrônomos que acompanham e explicam tudo, enquanto você observa pelo telescópio.
Até hoje sou frustrada porque, bem no dia que escolhemos para fazer o passeio, o céu estava nublado e não dava pra ver nada! =( Mas o astrônomo foi muito bacana e nos deu uma aula (de graça) no museu astronômico montado no deserto.
Além desses passeios, você também pode alugar uma bike e dar uma volta pela cidade e seus arredores admirando o vulcão Licancabur ao fundo; jantar em algum barzinho com música ao vivo ou fogueira e apreciar o tradicional pisco sour; passear pelas lojinhas de suvenir de San Pedro e ainda conhecer a Igreja de San Pedro de Atacama, que fica bem no centrinho da cidade.
—- > Leia também o nosso Guia completo para montar seu roteiro de viagem pelo Deserto do Atacama!
Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais! Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
Seguro viagem para o Deserto do Atacama
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts que vc também vai gostar
- O que fazer no Deserto do Atacama? – O Guia completo para montar seu roteiro de viagem
- Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!
- Roteiro de mochilão pela América do Sul
- 7 motivos para fazer um Mochilão pela América do Sul e Amar!
- Planilha de planejamento financeiro para viagens