Independentemente da sua crença religiosa, o post que trazemos hoje é um relato de superação, foco, e determinação. Os peregrinos que vão à Aparecida do Norte, cada um com sua crença e motivo pessoal, cumprem seus objetivos, superando barreiras físicas e emocionais, assim como um alpinista que quer chegar ao topo da montanha ou um turista em Machu Picchu, que busca o fim da trilha Inca pra encontrar a cidade perdida.
A basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, é o maior templo católico do País e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Vaticano. Por ano, a basílica recebe cerca de 12 milhões de peregrinos, vindos de vários cantos do País.
Elon, meu tio, percorre os 36 km que separam Taubaté de Aparecida, há 3 anos. E este ano não será diferente. Em clima de semana Santa, ele e o grupo de amigos (que já fazem isso há mais 30 anos) estão se programando para a caminhada noturna que dura cerca de 8 horas.
Como funciona a caminhada?
Nos reunimos na frente do Banco Itaú na esquina da rodoviária nova de Taubaté; este local é nosso ponto de encontro da saída. São aprox. 36Km. Os mais preparados fisicamente chegam por volta das 7h, os medianos 8h e alguns às 9h, movidos pela Fé. Todos chegam. Em media caminhamos 4,5 a 5,5 Km por hora.
Quantas pessoas costumam ir? O grupo é formado lá na hora ou vcs já se conhecem?
No primeiro ano que fui, em 2012, estávamos em 8 pessoas conhecidas, porém ano a ano este número está aumentando. Em 2014 foram 20 pessoas conhecidas do Paulo Sérgio, nosso amigo que puxa essa turma todo ano e faz até camisetas pra organizar. Tem pessoas que você conhece na hora e outras que já estão se tornando velhos amigos de peregrinação. No total acredito que somamos mais de 100 pessoas, pois esperamos para sair junto com um outro grupo que sai da igreja da Vila São José, próximo dali.
Qualquer pessoa pode participar?
Sim; qualquer um; não tem limite de idade nem sexo; basta ter força de vontade; muita coragem e Fé.
Existe algum tipo de preparação (física ou psicológica)?
Não. A preparação física você perceberá no caminho (se esta ou não preparado) e a preparação psicológica inicia depois das primeiras dores…kkkk.
Você costuma praticar algum esporte? Acha que uma pessoa sedentária também
pode fazer a peregrinação?
Eu gosto de fazer caminhada e corridinha leve; em 2012 eu estava mais preparado. No segundo ano, após nascimento do Enzo, tinha parado com as caminhadas, foi mais difícil; senti mais as dores e calos na sola dos pés. No grupo existem pessoas praticantes de esportes, existe de tudo, porém é comum ver famílias com seus filhos pequenos sem nenhuma preparação. Tem pessoas, senhores e senhoras mais idosos que vão de chinelo de dedo e filho no colo…… incrível. No primeiro ano, passamos por um Sr. de 69 anos que saiu do Alto da Ponte em S.J.Campos, sozinho, e que há 30 anos repete a mesma peregrinação.
Vocês costumam parar no caminho? Existe algum ponto de apoio?
Este grupo costuma fazer 2 paradas de 15 a 20 minutos; dividindo o percurso em 3 partes iguais; aprox. 11Km cada trecho.
É preciso levar alguma coisa?
Sim. É importante levar água, gatorade, fruta, gelol, band-aid, cajado, esparadrapo, capa de chuva, e principalmente a lanterna, para alertar e sinalizar.
Ainda não peguei chuva, mas em geral as 4:30 ~ 5hs da manhã a temperatura cai e o vento dos caminhões judia. Caminhamos na contra mão, apesar do perigo que existe caminhar no acostamento da rodovia, dá uma sensação de segurança por poder ver o que está acontecendo em sua frente…. não sei se adianta… mas a sensação é melhor.
Na verdade quanto menos peso você levar é melhor; pois após alguns quilômetros qualquer quilo a mais se transforma em toneladas.
Uma lembrança de 2012: juntou ao grupo um cara levando um isopor de cerveja. O cara aparentava uns 25 ~ 30 anos, com um isopor de cerveja e já bem ligadão…. Na primeira parada tirou uma garrafa de café com leite ofereceu o café pra todo mundo, guardou e tomou a cerveja…kkkk; o isopor por ali ficou ……movido a álcool…kkk. Na segunda parada o cara sumiu…, pensamos que ele tinha desistido. Ao chegar lá na Basílica, tava lá o cara, firme e recuperado da cachaça kkkk.
Você é religioso?
Sim, do meu jeito de ser e praticar.
Qual é a sensação de chegar à Basílica de Aparecida depois de passar a madrugada toda caminhando?
É uma sensação inexplicável. Você está cansado, sentindo dores, com sono atrasado, 24h sem dormir por ter acordado para trabalhar às 6h do dia anterior, e ao mesmo tempo sentindo um vencedor e agradecido por ali ter chegado; muitas vezes sem saber como conseguiu. Acho que isso é a fé….
Pessoas que fazem peregrinações ou trilhas para lugares religiosos ou históricos
dizem que a principal lição é o autoconhecimento. Você concorda?
Sem duvida. É interessante o caminho, as passagens, os acontecimentos, a trajetória e a hora natural do silêncio interior. No início todo mundo junto, contando estórias ou historias, piadas, outros rezando, etc… após algum tempo existe uma dispersão natural, até que você percebe que esta sozinho ou com um ou dois outros amigos. O assunto acaba, o silêncio e a reflexão naturalmente aparecem, levando você a uma conversa interior, retrospectiva, reflexão.
[mailmunch-form id=”125050″]
Qual é o seu principal objetivo ao fazer a caminhada?
Acredito que seja pelo “Valor”, desperta o conceito de valores. Tudo acontece ao mesmo tempo, você agradece e recebe um agradecimento e é desta forma para varias coisas no seu interior. Não sei se poderia chamar isso de autoconhecimento, mas sim de uma “Analise Dos e De Valores”.
É interessante …. a resposta é simples…. Você não precisa de nada para ir muito longe, você precisa acreditar em você, e acreditar em você é acreditar em algo, é ter fé, ter determinação, ter vontade, ter simplicidade, atitudes, etc…
Você indicaria essa peregrinação apenas a pessoas religiosas, ou acredita
que a experiência também vale para curiosos e turistas?
Eu acho que vale para todo mundo e todo mundo deveria experimentar ao menos uma vez que seja na vida, independente da religião; acontece que é mais comum a religião levar as pessoas a fazer peregrinação. Tendo crença, ao chegar lá você se sente renovado, abençoado e grato por ter vivido essa reflexão e prova de sua fé.
Tem algum dica para alguém que vai a Aparecida, a pé, pela primeira vez?
Eu recebi uma dica e que repito todo ano. Passar Hipoglós nas virilhas e dedos dos pés, além de um tênis “já surrado, bem batido e confortável”.
Pretende voltar este ano?
Sim. Pretendo voltar por muitos outros anos. Pelo motivo mencionado anteriormente. Você sente abençoado e faz recordar “ Você não precisa de nada para ir muito longe, só de você, só da sua fé!”
Detalhe: mais difícil que tomar a decisão de ir no primeiro ano é ir no segundo ano!!! No primeiro ano é tudo novidade; no segundo você já sabe o quanto é duro….kkkk
Cada ano foi diferente. O caminho é o mesmo, as paradas são as mesmas, mas a distância parece que muda. Pra uns diminui e pra outros aumenta; dependendo do pecado a cruz fica mais pesada kkkkk…..legal é que os momentos não se repetem durante a caminhada; mas sempre repete na chegada.
Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)
30 comments