Viajar pode ser mais importante do que você imagina

Sair da nossa zona de conforto, conhecer um lugar novo e uma cultura diferente já são o suficiente pra nos fazer pensar, ou pelo menos pra entender que o mundo é muito maior que a nossa cidade, estado ou país. Só isso já contribui muito para a forma como vemos a vida. Mas será que é só isso?

Afinal, por que viajar é importante?

Assistindo à esse vídeo do palestino Aziz Abu Sarah, percebi o quanto o turismo pode realmente transformar as pessoas, não pelo simples fato de conhecer um lugar novo, comer comidas diferentes ou aprender palavras em novos idiomas, mas por tudo isso e mais um pouco: pela tolerância e pelo respeito que um banho de cultura pode despertar em uma pessoa.

Sempre que viajamos temos o costume de conversar sobre o local, observar a forma de vida daquelas pessoas, os costumes tão diferentes dos nossos e experimentar as comidas, mas nunca tinha me dado conta do quanto o turismo já transformou nossa forma de ver o mundo e o tamanho do potencial que ainda tem pra transformar outras pessoas e até mesmo de melhorar conflitos já estabelecidos há décadas, que são passados de geração em geração sem que as pessoas ao menos entendam o porquê (vc vai entender melhor assistindo ao vídeo).

É claro que pra isso os turistas precisam estar dispostos a conhecer de fato o lugar que visitam, participar da cultura, interagir com os moradores locais e acabar com essa mania de só tirar fotos, fazer compras e comer no MC Donalds por medo de experimentar comidas diferentes.

Esse post em tom de protesto é mais um convite à reflexão e uma forma de mostrar o quanto nossas viagens podem ser muito mais úteis do que normalmente são. Vamos continuar vivendo, refletindo e principalmente respeitando tudo que vimos e aprendemos depois que voltarmos pra casa!

Related posts

Seguro viagem: qual é o melhor e como escolher?

O que levar para viagem internacional: 10 itens essenciais

Chip internacional para viagem: A Casa do Chip vale a pena?

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More