Famosa pela prática de esportes aéreos radicais, como o paraglider e a asa delta, Santo Antônio do Pinhal tem muitas atrações para quem gosta de aproveitar o inverno e curtir o friozinho da montanha em meio à natureza, e o melhor: os preços são bem mais acessíveis que sua vizinha Campos do Jordão.
O que fazer em Santo Antônio do Pinhal
Pico Agudo
O ponto turístico mais visitado da cidade é imperdível para quem curte adrenalina. Com 1.700 metros de altitude, o Pico Agudo já recebeu vários campeonatos estaduais e brasileiros de voo livre, além de ser ideal para quem tem vontade de voar – no site oficial tem várias dicas bacanas e dá até pra agendar seu salto com um instrutor.
O passeio também vale a pena também para quem não curte muita adrenalina, pois lá de cima a vista de 360° é incrível e, em dias bem limpos, dá pra ver 13 cidades do Vale do Paraíba e parte do Sul de Minas.
Pra chegar até lá é simples: a 9Km do centro de Santo Antônio do Pinhal, a sinalização é boa e todos na cidade sabem indicar o caminho, mas a estrada não é das mais fáceis… metade é pavimentada e outra metade é de terra, mas o mais complicadinho é a subida íngreme que desafia o motor dos carros.
Esportes de Aventura
Além da bela vista e dos voos de asa-delta ou paraglider, a cidade também conta com muitas opções de esporte de aventura, sempre próximas à natureza, como trilhas de diferentes níveis de dificuldade, cachoeiras, arborismo, rapel, mountain bike (a trilha do zigue-zague, que sai de Campos do Jordão é uma da mais famosas, mas requer preparo e técnica para a descida), motocross, passeios off-road e costuma até receber circuitos de corridas de aventura.
Cachoeiras de Santo Antônio do Pinhal
Cachoeira do Lageado – Fica a 7 Km do centro de Santo Antônio, ao lado da Estrada do Lageado. A queda de água deságua em um poço ótimo para nadar e também é possível praticar rapel. O local tem boa infra estrutura, com uma lanchonete aos finais de semana, banheiros e local para piquenique, mas é cobrada uma taxa de visitação.
Cachoeira da Cassununga – localizada ao lado da Rodovia SP 050, a cachoeira não é indicada para banho, mas vale algumas fotos.
Cachoeira do Sítio Matão – Próxima ao pesqueiro de Trutas Sítio Matão, pra chegar à cachoeira é preciso pegar uma trilha de 15 minutos. Lá, você vai encontrar duas quedas, sendo que em uma delas há um poço ótimo para banho.
Estação Eugênio Lefréve
Um ponto que você não pode deixar de conhecer é a antiga estação de trem Eugênio Lefréve, logo na entrada da cidade. Muito charmosa e carregada de história, a estação de trens foi utilizada desde 1914 como transporte de doentes respiratórios entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão – que graças ao clima frio abrigava sanatórios para o tratamento de tuberculosos.
A partir da década de 80, o bondinho passou a transportar turistas que saíam de Pinda e seguiam até o Morro do Elefante, em Campos – passando por Santo Antônio – para apreciar a bela paisagem do vale. O passeio que durava cerca de duas horas e meia, parou de ser feito depois de um acidente, em em novembro de 2012. Mas a boa notícia é que, de acordo com a Estrada de Ferro de Campos do Jordão, desde 2015 ele voltou a funcionar! O valor da passagem é R$59 para o trajeto completo (de Pindamonhangaba até Campos do Jordão) e R$45 até Santo Antônio.
Gastronomia
Santo Antônio do Pinhal tem vários restaurantes sofisticados e simples, caros e baratos e com todo tipo de comida. Pra quem prefere economizar, uma dica é aproveitar os restaurantes por quilo do centrinho, que oferecem variedade, comida boa e preço justo. Mas pra quem pretende gastar um pouco mais, os pesqueiros são ótimas opções para passar o dia em contato com a natureza. No final da tarde, uma dica é tomar um capuccino ou comprar chocolate no Vilarejo Shopping, uma galeria na avenida principal que dá acesso ao centro da cidade.
Nos sites Portal do Turismo e Guia de Santo Antônio do Pinhal , você encontra várias dicas de passeios, hotéis, restaurantes e eventos culturais.
Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)
4 comments