Gastronomia Italiana por região

Huuum, comida italiana é tudo de bom né?! Pizza napolitana, macarronada à bolonhesa, presunto de parma, risoto, salada caprese, sorvete, tiramissu… Se você está planejando uma viagem para a Itália e ainda não sabe ao certo qual é o prato típico de cada região, não deixe de ler este post! Com ajuda dos meus pais, que fizeram um mochilão de 20 dias pelo país, nós listamos abaixo quais são os pratos que você não pode deixar de experimentar quando estiver por lá. É claro que nenhum de nós é chefe de cozinha ou especialista em crítica gastronômica, longe disso! Nossa ideia é apenas dar algumas dicas sobre os lugares que eles visitaram e as delícias que comeram. E como bons descendentes que somos, sabemos reconhecer uma pizza bem feita ou um verdadeiro gelato italiano e não dispensamos uma reunião de família regada à comida boa!

Fast food italiano

Doceria

Começando pelas massas, é claro elas são ótimas em qualquer canto do país. As opções mais diferentes e muito saborosas são: massa com molho de flor de abobrinha, ao funghi, com molho de limão siciliano e com frutos do mar. Aliás, eles também são servidos na Itália inteira. A dica dos melhores pratos para degustar peixes, lulas, polvos, mariscos e camarões são, além das massas, as entradas, risoto e salada.

Florença – pasta ao limão siciliano

Os sorvetes também podem ser encontrados em todas as regiões do país, mas eles nem sempre têm a mesma qualidade. O melhor de todos e que até se autointitula “O melhor sorvete do mundo”, fica em San Gimignano, mas os de Bellagio, às margens do lago Como, e Trastevere, em Roma, também são ótimos!

Destaque para a placa: “O Melhor Sorvete do Mundo”

Agora vamos às regiões:

Milão

É a terra do risoto. A dica é experimentar o de frutos do mar, que é sensacional!

Milão – risoto de frutos do mar

Região de Vêneto (Verona e Veneza)

Os pratos típicos da região levam frutos do mar: a Sarde in Saor, uma sardinha com molho azedinho, é muito boa! Além disso, o carpaccio que conhecemos no Brasil foi inventado lá. E a bebida da região é o prosecco.
Já o que não agrada todos os paladares e tem um aspecto estranho é a massa com tinta de lula, um molho preto feito da própria tinta do animal, que tem um gosto muito forte.

Veneza – espaguete na tinta de lula

Peixe grelhado

Bolonha

Por incrível que pareça, na Bolonha não existe massa à bolonhesa como a que nós conhecemos no Brasil. O prato típico de lá é a massa ao ragu, feita com carne desfiada e menos molho vermelho, ou seja, um pouquinho mais seco, mas muito gostoso.

Essa é a região da comida mais calórica, por isso é fácil encontrar massas recheadas, como o raviolli, por exemplo. E a bebida típica é o vinho frisante.

Bolonha – tortellini ao ragu

Florença

Na região da Toscana, um prato típico e muito saboroso é a Bisteca Fiorentina.

Siena- bisteca fiorentina

Já para a sobremesa, não esqueça de pedir o Vin Santo con cantuccini, um biscoito de amêndoas um pouquinho duro, que deve ser molhado no vinho doce que o acompanha. huuum… delicioso!

Lucca – vin santo e cantucci

Nápoles

Pizza! A pizza napolitana é, sem dúvida, a melhor pizza que você vai comer em toda a sua vida! Com tamanho médio, ela serve uma pessoa, e deve ser degustada com as mãos. A massa é fina, com pouco molho vermelho, mussarela de búfala, tomatinho cereja e manjericão. Maravilhosa!!

Nápoles – pizza maravilhosa!

Além da pizza, um fato curioso é que alguns hotéis servem bruschetta no café da manhã.

Florença – bruschetta

Sorrento

Não deixe de experimentar os doces sfogliatelle e cannoli, feitos de massa folhada e recheados de creme.

Entre as bebidas, a mais típica é o limoncello, um licor feito de limão sciliano que, se bem geladinho, é muito refrescante!

Capri

A salada Caprese, uma perfeita combinação de mussarela de búfala, tomate, manjericão e azeite, é um dos pratos típicos, assim como os frutos do mar. Tudo delicioso!

Capri – salada de frutos do mar

Roma

Apesar de não agradar a todos os paladares, um dos pratos típicos de Roma é a rabada. Pra quem prefere algo mais leve, uma boa escolha é massa à carbonara. Mas a principal dica é pedir macarrão Alfredo no restaurante da família do seu criador Alfredo alla Scrofa. O prato leva um creme de queijo ralado que é preparado na hora, na sua frente.

Roma – macarrão alfredo

Uma última dica curiosa, interessante e muito útil para quem visita a Itália, principalmente no verão, é sobre a água. Compre uma garafinha e ande sempre com ela à mão, pois em todas as cidades existem fontes com água potável para reabastecer, de graça!

Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)

Related posts

O que fazer no Algarve, Portugal: roteiro para 3 ou 4 dias de viagem

O que fazer em Lisboa: roteiro para 4 dias e preços atualizados

O que fazer em Bruxelas, na Bélgica? Roteiro completo e preços atualizados

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More