Parque da Cantareira tem trilhas e mata preservada na cidade de São Paulo

Trilhas em meio à mata atlântica preservada, araucárias, pássaros, macacos e lagos…Pra quem está acostumado com a correria da cidade grande, pode até parecer estranho, mas esse cenário fica dentro da cidade de São Paulo. E melhor… a apenas 10 km da Praça da Sé!

Localizado na Zona Norte, o Parque da Cantareira tem 7.916,52 hectares de área verde totalmente preservada e é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo. Com inúmeras nascentes, espécies preservadas e trilhas para visitação, o parque é divido em 4 núcleos: Águas Claras, Engordador, Cabuçu e Pedra Grande, onde nós visitamos. De lá, saem várias trilhas autoguiadas de tamanhos e dificuldades diferentes, como a Trilha das Figueiras (1h), Trilha da Bica (1h) e Trilha do Bugio (10 minutos).

Trilha da Pedra Grande no Parque da Cantareira

Nós fizemos a da Pedra Grande, que leva menos de 3 horas para ser percorrida e chega a um mirante de onde é possível ver grande parte de São Paulo. Considerado o segundo ponto mais alto da cidade – perdendo apenas para o Pico do Jaraguá -, o nível da trilha é considerado difícil, principalmente pela quantidade de subidas ingrimes. Mesmo assim, ela é toda pavimentada e muito bem estruturada, com banheiros, lixeiras e placas explicativas por todo o trajeto.

No caminho para a Pedra Grande, é possível pegar outra trilha que leva ao Lago das Carpas, um lugar lindo, tranquilo, com estrutura para piquenique, banheiros e parquinho para crianças.
O passeio é perfeito para quem gosta de aproveitar os finais de semana para se exercitar, curtir a natureza e desacelerar da rotina de trabalho, sem precisar viajar horas, pegar trânsito ou gastar dinheiro com hospedagem.

Como chegar: cada núcleo tem uma entrada exclusiva. Para chegar ao da Pedra Grande, pegue a Marginal Tietê até a Av. Engenheiro Caetano Alvares. Siga pela Av. Sta. Ignês, Av Luís Carlos Gentille de Laet e no cruzamento entre à esquerda, seguindo para a Rua do Horto até número 1.799, onde fica a portaria do parque.

Horário de visitação: sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.

Preço: R$ 12,00 (crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam). Estudantes pagam meia.

Dica: leve água, frutas, lanchinhos para a trilha ou capriche na cesta e na toalha quadriculada pra garantir um piquenique perfeito!

Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)

Related posts

O que fazer em Angra dos Reis, RJ: roteiro completo para até 4 dias

Onde se hospedar em Ubatuba: guia completo por região

Onde passar férias? 5 lugares para viajar no Brasil em 2024!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More