O que fazer em Paraty – roteiro de 3 dias

Se vc está procurando o que fazer em Paraty, já anota aí uma dica (na verdade duas!). Dizem que quem visita a cidade não pode deixar de fazer duas coisas: conhecer Trindade e tomar a famosa cachaça Gabriela. E é claro que nós não quebramos essa tradição… e ainda fizemos muito mais! Passamos 3 dias incríveis em Paraty e, apesar de achar pouco, deu pra aproveitar bastante.

O que fazer em Paraty – roteiro de 3 dias

Infelizmente muitas atrações vão ter que ficar de fora deste post porque não tivemos tempo suficiente de conhecer, mas vou listar os melhores passeios de Paraty pra te ajudar a montar um roteiro de viagem com as atrações principais da cidade. Esse vídeo já vai te dar um gostinho de tudo que nós fizemos por lá:

Praias de Paraty

Trindade

No primeiro dia da nossa viagem para Paraty nós fomos para Trindade, uma vila de pescadores que fica a 30 km do centro de Paraty e reúne 6 praias e uma cachoeira conhecida como pedra que engole por causa do formato: tem uma caverninha que passa por baixo dela e você sai do outro lado, mas nós não tivemos tempo.=(

Como chegamos na hora do almoço, aproveitamos para comer em um dos vários restaurantes da vila e logo em seguida pegamos a trilha para o Caixa d’aço. No caminho a paisagem já é linda, mas chegando lá não tem pra ninguém… o visual é show e a piscina melhor ainda!

Vila de Trindade

Praia do Sono

Imperdível! É difícil escolher, mas acho que essa foi a praia mais bonita de toda a viagem por Paraty. Chegamos até lá por uma trilha de 2 horas (também dá pra ir de barco) e, depois de curtir bastante o mar e tirar várias fotos da paisagem linda, seguimos para outra trilha que sai na praia dos Antigos e logo em seguida dos Antiguinhos e todas elas eram muito bonitas, mas o que compensava mesmo era a vista de lá do topo do morro… sensacional! (aqui tem o vídeo e aqui tem o post!)

Essa é a vista da trilha que leva à Praia do Sono
Pescadores no fim da tarde
Praia dos Antiguinhos

Saco do Mamanguá

Conhecido como Fiorde Tropical – e pelo que disseram os guias, o único fiorde do Brasil – o Saco do Mamanguá é na verdade um canal formado pelo mar entre montanhas do continente. Com 8 Km de extensão e 2 km de largura, ele reúne 33 praias de areia branquinha, mata preservada e algumas comunidades caiçaras. Pra chegar lá nós alugamos um barco na praia de Paraty-Mirim (R$250 para 4 pessoas) e passamos o dia visitando várias praias, até terminar no mangue que fica lá no final, na divisa entre o mar e o continente.

O que fazer no Centro Histórico de Paraty

Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, Paraty era considerado o porto mais importante para escoamento do ouro e pedras preciosas que saiam de Minas Gerais e eram levados para Portugal. E parte dessa história continua viva até hoje nas ruas de pedra, igrejas e casarões antigos que formam o Centro Histórico da cidade. Não tem como caminhar por ali sem imaginar como era a vida no século 18 e se encantar com o charme da arquitetura colonial, misturada com bares, restaurantes e lojas modernas.

O que fazer em Paraty à noite

Passear pelo centrinho histórico à noite, depois de ter passado o dia curtindo as praias, cachoeiras ou trilhas de Paraty é um dos programas que com certeza vai fazer parte do seu roteiro (e se não fizer, considere incluir! hehe). Entre restaurantes, sorveterias, barzinhos charmosos, lojas de roupas, doces e mil tipos de artesanatos, vc também vai encontrar algumas lojas que vendem pimentas, conservas e as tradicionais cachaças da região, fabricadas nos famosos alambiques de Paraty.

Pra quem gosta, dá pra experimentar vários tipos, inclusive a Gabriela, que é feita com melaço da cana, cravo e canela. Uma delícia! Nos barzinhos e restaurantes eles servem também o Jorge Amado, um drink feito com a Gabriela bem geladinha, maracujá, suco de limão e gelo… humm, dá até água na boca! haha

Apesar de ser parada obrigatória para quem passa por lá, o Centro Histórico, e também as praias que eu já falei, não são – nem de longe – os únicos pontos turísticos de Paraty. A cidade tem cachoeiras, trilhas ecológicas, alambiques, restaurantes tradicionais, programas culturais, museus e festas típicas que são realizadas ao longo do ano (a Flip, o Bourbon Festival – de Jazz – e o Festival da Cachaça são as mais famosas), por isso, uma viagem de 5 dias com certeza não é exagero! 

Seguro viagem Paraty

Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.

Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)

Outros posts que você também vai gostar:

Se você gostou do nosso conteúdo ou achou útil de alguma forma para a sua viagem, uma das melhores maneiras de retribuir e contribuir para que nosso trabalho continue é usando nossos links afiliados.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)

Related posts

O que fazer em Angra dos Reis, RJ: roteiro completo para até 4 dias

O que fazer em Visconde de Mauá: roteiro para fim de semana e valores atualizados!

Onde se hospedar em Paraty – dicas de hotéis, pousadas e hosteis

20 comments

Larissa 1 de abril de 2018 - 01:52
Olá! O passeio para Trindade, praia do sono e Saco do Mamanguá vocês fizeram em dias diferentes ou tudo no mesmo dia?
Ulisses Dalesandro 14 de maio de 2018 - 17:20
Oi Larissa, fizemos em dias diferentes. A trilha na praia do sono é meio grandinha, fica puxado fazer td no mesmo dia.
Priscilla Cristina Cabral Ribeiro 30 de janeiro de 2018 - 09:53
Como vcs fizeram para ir a Trindade? E às praias? Obrigada Priscilla
Lígia Antoniazzi 21 de fevereiro de 2018 - 05:06
Oi Priscilla Nós fomos de carro saindo de Paraty. Lá é mto fácil se locomover de carro e estacionar próximo às praias... algumas das praias só têm acesso à trilha, aí vc estaciona e segue o caminho para as praias seguintes (na dúvida, vale perguntar para algum local, que eles sempre ajudam!)
Adriana Lopes 15 de janeiro de 2018 - 20:26
Olá... é tranquilo ir pra trindade de carro? Vou com minha familia para paraty, mas queremos conhecer Trindade, só que tenho duas pequenas de 5 e 7 anos. Trilha de duas horas com elas não dá...kkk
Lígia Antoniazzi 21 de fevereiro de 2018 - 05:07
OI Adriana! É tranquilo sim! Vc pode ir de carro e estacionar próximo às praias. O detalhe é que algumas delas só têm acesso por trilha, como o caixadaço, por exemplo... neste post tem mais dicas: https://vamosfugir.net.br/2015/09/24/o-que-fazer-em-trindade/
Adriana Lopes 15 de janeiro de 2018 - 20:25
Olá... é tranquilo ir pra paraty de carro? Vou com minha familia para paraty, mas queremos conhecer Trindade, só que tenho duas pequenas de 5 e 7 anos. Trilha de duas horas com elas não dá...kkk
Ulisses Dalesandro 30 de janeiro de 2018 - 09:38
Olá Adriana, de carro é tranquilo sim... a serra é um pouco estreia e tem muitas curvas, mas é toda asfaltada e sinalizada. Com duas pequenas é sempre bom redobrar a atenção, mas pode ir tranquila :)
Arthur Ferreira 8 de dezembro de 2017 - 20:47
Boa noite! Òtimo post, galera! Vocês mesmos que puderam conduzir esse barco? Quando foram no Saco do Mamanguá.
Lígia Antoniazzi 13 de dezembro de 2017 - 03:20
Oi Arthur! Não, pra conduzir tem que ter carta de barco... nós fomos com um guia que contratamos lá na hora. é lindo de mais, vale a pena! bjo
Rafael Martins 27 de julho de 2017 - 10:04
Oi gostei muito do qu vcs escreram sobre Paraty , esta será a minha proxima viagem, sobre o restaurante que vcs foram em Trindade, qual o nome dele?
Lígia Antoniazzi 4 de agosto de 2017 - 03:12
Oi Rafael, que bom que gostou! Paraty é uma delícia, vc vai adorar!! =) Infelizmente não lembro o nome do restaurante, mas lá tem muuuitas opções pra escolher e com preços bons.. Boa viagem!
Ricardo 6 de maio de 2017 - 15:05
Paraty é uma cidade encantadora, sempre que posso vou passar uns dia nessa terra de muita beleza natural. Já frequento a Pousada Tropical a algum tempo, um ambiente familiar e um pessoal super atencioso, dão todas as dicas de passeios e da cidade, costumo fazer passeio de escuna com o Sr. Jorge da Escuna Jéssica, um caiçara muito bacana e tranquilo, foi indicação da Pousada na minha primeira hospedagem e continuo com eles até hoje, virou uma amizade muito gostosa.. Se ajuda de uma olhada no site da Pousada http://www.pousadatropicalparaty.com.br.
Michelle 13 de março de 2017 - 07:17
Estou querendo conhecer Paraty na semana santa esse ano, indo dia 13 (quinta) e voltando dia 15 (sábado). Vocês acham que compensa ir essa época? Ou a cidade fica muito cheia e não dá pra aproveitar?
Roger 14 de julho de 2016 - 21:42
Parabéns Lígia! Estou pensando em ir a Paraty semana que vem, passar 4 dias. E seu guia de 3 dias completinho, informando preço do barco e tudo mais já ajudou bastante no meu provável roteiro! Aproveitando, você tem o contato desse barco?
Lígia Antoniazzi 17 de julho de 2016 - 02:33
Oi Roger! Tudo bem? Que bom que gostou!! Fico feliz que tenha te ajudado! :) Puts, não tenho... :/ a gnt chegou lá na hora e fechou com o cara, é bem fácil de conseguir. A dica é só negociar pra conseguir um preço bom! Boa sorte Bjo
Adriano Santana Brandão 9 de maio de 2016 - 18:32
E os preços são absurdos como o de Maresias - Sp ? gostei muito das explicações e se estava com duvida não estou mais, haha valeu. Parabéns.
Lígia Antoniazzi 9 de maio de 2016 - 19:01
Oi Adriano! Que bom que conseguimos sanar suas dúvidas! =) Olha, ainda não conheço Maresias, mas posso te dizer que as coisas em Paraty são carinhas sim, principalmente hotéis... Uma dica: dá uma olhadinha neste post aqui pra ter uma noção de como economizar por lá - https://vamosfugir.net.br/2015/07/30/como-gastar-pouco-em-paraty/ Espero que ajude tbm! bjos
Layse Oliver 13 de março de 2016 - 12:23
Goostei de ver minha cidade tão bem falada assim, fico orgulhosa e meio chateada, por morar aqui desde meu nascimento, e não ter ido a esses pontos (ainda)!
Lígia Antoniazzi 21 de março de 2016 - 11:51
Oi Layse, que bom que gostou! Sua cidade é linda e muito bacana de visitar! =) Reserve algum fds pra conhecer esses lugares, garanto que vai passar a gostar ainda mais de morar aí! =)
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More