Se vc está procurando o que fazer em Paraty, já anota aí uma dica (na verdade duas!). Dizem que quem visita a cidade não pode deixar de fazer duas coisas: conhecer Trindade e tomar a famosa cachaça Gabriela. E é claro que nós não quebramos essa tradição… e ainda fizemos muito mais! Passamos 3 dias incríveis em Paraty e, apesar de achar pouco, deu pra aproveitar bastante.
O que fazer em Paraty – roteiro de 3 dias
Infelizmente muitas atrações vão ter que ficar de fora deste post porque não tivemos tempo suficiente de conhecer, mas vou listar os melhores passeios de Paraty pra te ajudar a montar um roteiro de viagem com as atrações principais da cidade. Esse vídeo já vai te dar um gostinho de tudo que nós fizemos por lá:
Praias de Paraty
Trindade
No primeiro dia da nossa viagem para Paraty nós fomos para Trindade, uma vila de pescadores que fica a 30 km do centro de Paraty e reúne 6 praias e uma cachoeira conhecida como pedra que engole por causa do formato: tem uma caverninha que passa por baixo dela e você sai do outro lado, mas nós não tivemos tempo.=(
Como chegamos na hora do almoço, aproveitamos para comer em um dos vários restaurantes da vila e logo em seguida pegamos a trilha para o Caixa d’aço. No caminho a paisagem já é linda, mas chegando lá não tem pra ninguém… o visual é show e a piscina melhor ainda!
Praia do Sono
Imperdível! É difícil escolher, mas acho que essa foi a praia mais bonita de toda a viagem por Paraty. Chegamos até lá por uma trilha de 2 horas (também dá pra ir de barco) e, depois de curtir bastante o mar e tirar várias fotos da paisagem linda, seguimos para outra trilha que sai na praia dos Antigos e logo em seguida dos Antiguinhos e todas elas eram muito bonitas, mas o que compensava mesmo era a vista de lá do topo do morro… sensacional! (aqui tem o vídeo e aqui tem o post!)
Saco do Mamanguá
Conhecido como Fiorde Tropical – e pelo que disseram os guias, o único fiorde do Brasil – o Saco do Mamanguá é na verdade um canal formado pelo mar entre montanhas do continente. Com 8 Km de extensão e 2 km de largura, ele reúne 33 praias de areia branquinha, mata preservada e algumas comunidades caiçaras. Pra chegar lá nós alugamos um barco na praia de Paraty-Mirim (R$250 para 4 pessoas) e passamos o dia visitando várias praias, até terminar no mangue que fica lá no final, na divisa entre o mar e o continente.
O que fazer no Centro Histórico de Paraty
Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, Paraty era considerado o porto mais importante para escoamento do ouro e pedras preciosas que saiam de Minas Gerais e eram levados para Portugal. E parte dessa história continua viva até hoje nas ruas de pedra, igrejas e casarões antigos que formam o Centro Histórico da cidade. Não tem como caminhar por ali sem imaginar como era a vida no século 18 e se encantar com o charme da arquitetura colonial, misturada com bares, restaurantes e lojas modernas.
O que fazer em Paraty à noite
Passear pelo centrinho histórico à noite, depois de ter passado o dia curtindo as praias, cachoeiras ou trilhas de Paraty é um dos programas que com certeza vai fazer parte do seu roteiro (e se não fizer, considere incluir! hehe). Entre restaurantes, sorveterias, barzinhos charmosos, lojas de roupas, doces e mil tipos de artesanatos, vc também vai encontrar algumas lojas que vendem pimentas, conservas e as tradicionais cachaças da região, fabricadas nos famosos alambiques de Paraty.
Pra quem gosta, dá pra experimentar vários tipos, inclusive a Gabriela, que é feita com melaço da cana, cravo e canela. Uma delícia! Nos barzinhos e restaurantes eles servem também o Jorge Amado, um drink feito com a Gabriela bem geladinha, maracujá, suco de limão e gelo… humm, dá até água na boca! haha
Apesar de ser parada obrigatória para quem passa por lá, o Centro Histórico, e também as praias que eu já falei, não são – nem de longe – os únicos pontos turísticos de Paraty. A cidade tem cachoeiras, trilhas ecológicas, alambiques, restaurantes tradicionais, programas culturais, museus e festas típicas que são realizadas ao longo do ano (a Flip, o Bourbon Festival – de Jazz – e o Festival da Cachaça são as mais famosas), por isso, uma viagem de 5 dias com certeza não é exagero!
Seguro viagem Paraty
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts que você também vai gostar:
- 6 motivos para colocar Paraty na sua lista de próximos destinos
- Paraty lança aplicativo para turistas
- Praia do Sono é passeio imperdível em Paraty
- Trindade tem cachoeiras e praias imperdíveis!
- O que fazer em Ubatuba – roteiro para 3 dias de viagem
- Melhores praias de Ubatuba – guia completão!
- O que fazer em Ubatuba com chuva?
- 7 motivos para fazer (e amar) um mochilão pela América do Sul
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
20 comments