Eu sempre tive vontade de nadar no mar morto, só pra poder ficar lá de boa, boiando sem fazer nenhum esforço. Mas o que eu não sabia era que eu não precisaria voar quase 18 horas até o Oriente Médio pra isso… Tem uma lagoa desse tipo bem aqui pelas nossas redondezas, no Chile, mais precisamente no Deserto do Atacama!
A Lagoa Cejar tem uma concentração de sal tão alta que nosso corpo não afunda de jeito nenhum! Na verdade, isso acontece por causa da densidade da água que, por conter muitos sais, é maior que a do nosso corpo e não permite que ele afunde. (meu professor de química do colégio ficaria orgulhoso de mim agora! haha)
E essa sensação de tentar afundar e não conseguir é muito engraçada, gostosa e intrigante ao mesmo tempo. Você pode até forçar um pouco e conseguir abaixar, mas a própria água te devolve pra cima; dá pra virar de barriga pra baixo, colocar os pés pra cima, as mãos embaixo da cabeça e nada!
Apesar do calor do deserto, a água é bem gelada e dá até um arrepio na espinha na hora de entrar, mas nada que não passe no minuto seguinte, quando você já está literalmente de boa na lagoa.
Cuidados necessários
É muito divertido, mas nadar na Laguna Cejar requer alguns cuidados: logo que chegamos à lagoa, o guia explica que o certo é entrar de costas, jogando o corpo de leve na água e tomando cuidado pra não raspar o pé na borda da lagoa que é formada por umas crostas de sal que podem cortar feio – aliás, se você estiver com algum machucado na pele, cuidado porque vai arder! Outra instrução muito importante é evitar molhar o rosto e principalmente a região dos olhos.
Já para as meninas, a minha dica número 1 é: se você tiver o mínimo de amor e consideração pelo seu cabelo, dê um jeito de prendê-lo o mais alto que conseguir e não deixe escapar nem um fiozinho! Eu prendi um coque e não o molhei, mas o pouquinho que sobrou na nuca ficou duro e esturricado durante as duas semanas seguintes! rs
A pele também fica bem ressecada. Quando você sai da água seu corpo fica todo branco com a quantidade de sal que acumulou, mas pra resolver o problema os guias levam um reservatório com água doce e espirram no seu corpo pra evitar que resseque ainda mais.
Falando assim você pode até pensar: “Água gelada, cabelo esturricado, pele totalmente seca e machucados ardendo.. mas pra que eu vou entrar nisso então?” E a resposta é: porque é muito divertido! É uma experiência totalmente diferente e muito gostosa! Nessas horas vale a pena deixar a frescura um pouquinho de lado e pensar que essa pode ser a única vez que você visita aquele lugar – e quando voltar pra casa, é só comprar um creme que sua pele também volta ao normal!
Ojos del Salar e pôr do sol
Saindo da Laguna Cejar, a van leva até um local bem próximo onde ficam os chamados Ojos del Salar, duas lagoas pequenas e perfeitamente redondas que são menos salgadas e bem mais fundas que a Cejar. É o ponto ideal pra dar aquele mergulho (se você souber nadar, claro)!
Logo em seguida, fomos para um mini salar ver o pôr do sol, tirar mil fotos divertidas e ficar admirando aquela paisagem linda, enquanto tomávamos o pisco sour. (Observação: Não deixe de tomar esse drink sensacional! Ele é feito de pisco, suco de limão e açúcar de confeiteiro. Parece a nossa caipirinha, só que – na minha humilde opinião, não me julguem – melhor, porque é mais delicada.)
Como ir à Laguna Cejar
Há quem alugue e faça o passeio de bike, mas nós preferimos fechar com uma agência. Contratamos o tour em uma das várias agências de San Pedro – esqueci o nome da nossa e percebi que não anotei =/ mas todas oferecem o mesmo pacote e por preços bem parecidos – e pagamos 12 mil pesos por pessoa para um pacote que incluía: Laguna Cejar + Ojos del Salar + Mini Salar + drink com aperitivos + todo o transporte.
O passeio sai de San Pedro às 16h e retorna por volta das 19h, por isso se você tiver os dias contados para visitar o deserto, aproveite para conhecer os Gêiseres del Tátio neste mesmo dia. Nós fizemos o Gêiser de manhã (das 4h às 12h), voltamos para San Pedro, almoçamos, dormimos um pouco e encontramos a van que ia para a Laguna às 16h.
Preços e percursos da Laguna Cejar
- Passeio Laguna Cejar – $35 dólares/pessoa
- Duração do passeio – das 16h às 19h
- Distância de San Pedro à Laguna Cejar – cerca de 19km
Outros posts que cv também vai gostar
- Como planejar seu mochilão pela América do Sul
- O que fazer em Santiago – roteiro de 5 dias ou mais
- Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!
- O que fazer em Cusco – roteiro de viagem para 5 dias
- Roteiro de mochilão pela América do Sul
- 7 motivos para fazer um Mochilão pela América do Sul e Amar!
- Planilha de planejamento financeiro para viagens
Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)