7 situações que você não deve esperar de um mochilão

O famoso “fazer mochilão” que a gente escuta falar por aí é muito mais que trocar a mala de rodinhas por uma mochila gigante. Também vai muito além de sair vagando pelo mundo sem dinheiro, sem rumo, ou de carona.
Cada mochileiro tem seu estilo e suas preferências – uns mais roots, outros nem tanto – mas o fato é que “ser mochileiro” envolve uma série de renúncias que muitas pessoas não estão acostumadas a fazer quando viajam. Se você está planejando o seu primeiro mochilão, é bom saber o que não esperar:

1 – Luxo

Hotéis chiques, bares e restaurantes caros, banhos de banheira regados à champagne não são comuns em um mochilão. Não que sejam impossíveis, – é claro que dá pra fazer em um dia ou outro, assim como nós tivemos um jantar romântico de aniversário de namoro – mas não é esse o estilo da viagem, sei lá, não combina, entendeu?! Se quiser luxo, faça uma viagem de luxo, não um mochilão!

2 – Comodidade o tempo todo

Você vai ter que ir atrás daquilo que quer ver, fazer ou comer. Se você não procurar uma agência para comprar o passeio, ou descobrir o endereço do restaurante que você quer conhecer para indicar ao taxista, você não vai. Simples assim!
Não tem essa de horário marcado pro ônibus te buscar no hotel… é cada um por si.

3 – Pura tranquilidade e relaxamento

Não da forma como a maioria das pessoas vê: ficar “de boa na lagoa“, sentado na praia olhando o mar bater e tomando um drink durante os 10 dias da viagem, e pronto acabou. É claro que depende do ritmo que você quer adotar, e é super possível escolher um dia pra relaxar na praia tomando uma água de coco, mas isso não acontece durante todos os dias da viagem. Por mais que seu mochilão não seja corrido e você tenha bastante tempo para aproveitar cada lugar, sempre vai chegar o momento de arrumar a mochila e partir para o próximo destino e, de avião, ônibus ou trem, o deslocamento é sempre cansativo.

 4 – Distância das pessoas

Tem gente que prefere cada um no seu quadrado. Mas, principalmente quando se hospeda em um albergue, é difícil não conversar com ninguém. Claro que vai da escolha de cada um, mas o ambiente facilita essa aproximação, porque tem as áreas comuns, sempre rolam festas e, se dividir quarto então, é complicado não trocar uma ideia com seu vizinho de cama né?

5 – Sentir-se seguro o tempo todo

Nem sempre você vai se sentir 100% seguro. Acontece de se perder, entrar numa roubada, um taxista te passar a perna e até cair em um golpe na compra de algum passeio. (mas algumas dessas coisas podem acontecer até na sua própria cidade né?!)

6 – Se acabar nas compras

Por mais que você tenha dinheiro suficiente – já que nem todo mochileiro é pé rapado – e goste de voltar pra casa carregando mil sacolas com roupas e objetos novos, nem sempre dá pra se empolgar muito quando todo o espaço que você tem disponível para guardar as compras for uma mochila que já está lotada.

7 – Alienação total

Parece coisa de filósofo doidão, mas é verdade: tem muita gente que viaja e não sabe nada da cultura do país que visitou; não para pra ler uma linha à respeito. O mundo pode estar caindo lá fora, mas a tranquilidade e abundância que reinam do lado de dentro dos muros do hotel continuam intactos (neste post a gente fala mais sobre isso). Quando se faz um mochilão é praticamente impossível voltar sem conhecer pelo menos um pouquinho da realidade daquele lugar. Querendo ou não, você vai andar pelas ruas da cidade, ver as casas dos locais, as lojas e restaurantes populares, a música que eles escutam e o artesanato que é vendido na rua…
E é por isso que eu acho tão bacana esse estilo de viajar.. é mais verdadeiro, mais vida real!

+ Saiba o que eu aprendi com o mochilão

+ Confira 5 dicas práticas para mulheres mochileiras não virarem ogras na estrada

Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)

Related posts

Seguro viagem: qual é o melhor e como escolher?

O que levar para viagem internacional: 10 itens essenciais

Chip internacional para viagem: A Casa do Chip vale a pena?

2 comments

umbalaiode 30 de setembro de 2015 - 08:00
Excelente esse texto, serve de alerta a muita gente. Frequentemente conversos com pessoas que, quando falo que gosto de mochilar, ja logo ouço, "que vida boa heim, viajar por ai, tranquilo, etc, etc, etc"....a visão é sempre de que é algo facil de se fazer. É fato que, quem mochila tem muito mais paz interior, isso por si só, ja da a impressão de que as coisas são faceis, porque nós nunca vemos dificuldades, tudo para nós que mochilamos é oportunidade, é experiencia de vida, é aprendizado. Quem ve de fora acha que a vida é facil assim, não se dão conta do tanto de coisas que abrimos mão para ter esta "vida boa". Parabéns! Caro Ulisses marquei você em uma TAG, segue o link, abraços. https://umbalaiode.wordpress.com/2015/09/30/irmandade-dos-blogueiros-do-mundo/
Ulisses Dalesandro 30 de setembro de 2015 - 22:25
Fala Claudio... Blz? Q bom q gostou do texto... Mas deixo os devidos créditos à Lígia, minha noiva, que é a verdadeira autora deste post! Concordo com vc.. Mochilar só é fácil porque os mochileiros são, por natureza, pessoas abertas a novidade e experiências e sabem valorizar o que realmente importa na vida.. Assim que der eu respondo as perguntas.. Abraço
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More