Conheça os pontos positivos e negativos do Deserto do Atacama

É claro que esta lista tem mais pontos positivos que negativos! Também pudera né?! O Deserto do Atacama é um dos lugares mais sensacionais que já conhecemos e recebe turistas de todos os cantos do mundo durante os 365 dias do ano. Mas é claro que, apesar de todos os prós, sempre existem alguns pontos que podem pesar contra na hora de escolher um destino e é bom ficar atento antes de embarcar.

Vou começar pelos negativos, porque não acredito que eles sejam o suficiente para te fazer desistir da viagem. E a cereja do bolo vem logo abaixo, nos positivos:

Pontos Negativos do Deserto do Atacama

Pele e cabelo muito ressecados

Considerado o deserto mais seco do mundo, o clima do Atacama é logo percebido pela secura do ar que entra no nariz e também pela nossa pele e cabelo. Mesmo bebendo muita água, passando hidratante todos os dias, tentando cuidar bem do cabelo e hidratando os lábios até pra dormir, não há produto milagroso que dê jeito!
Não sei se isso só aconteceu com a gente ou se é comum, mas nossa pele ficou cheia de bolinhas vermelhas que coçavam e ardiam, principalmente nos locais onde ficam as costuras das meias, da calça e a gola da blusa. Em compensação, três dias depois que fomos embora, tudo sumiu.

Olha como tava a minha boca nessa foto!

A água é regulada

Se você for mochileiro como nós, é bom ficar atento. Como já disse no post sobre a economia errada que fizemos em San Pedro do Atacama, nosso albergue era super bonitinho, mas logo na primeira noite percebemos que as cobertas não eram das mais limpas. Não que fossem fedidas, mas tava na cara que aquele edredom não via água há um bom tempo (vai ver por isso as coceiras.. eca!). O banho também deve ser rápido e se tiver a intenção de lavar alguma peça de roupa, melhor deixar para o próximo destino.  

Preço dos hostels

O Deserto do Atacama é destino certo de quem mochila pela América do Sul, então lógico que tem muito mochileiro pé rapado por lá, mas isso não significa que todos os albergues são baratos e convidativos. Como a procura é sempre grande, os preços dos hostels são mais altos – pelo menos comparado ao resto dos países que nós visitamos – e fica difícil escolher algum que não vai estourar o orçamento. A dica é: planeje-se para gastar mais por lá e já deixe a grana separada.

Pontos positivos do Deserto do Atacama

Paisagens lindas

Sem sombra de dúvidas, o Atacama tem as paisagens mais lindas que vimos em todo o nosso mochilão. É tudo muito grande, colorido e impressionante, bem diferente do que eu imaginava ser um deserto, só com dunas enormes de areia avermelhada. Lá tem lagos coloridos, vulcões, montanhas, gêiseres e simplesmente o céu mais estrelado do mundo!

Perfeito para os aventureiros

Apesar de ter atrações para todas as idades e estilos, não dá pra negar que os aventureiros estão em casa por lá. Sempre rola uma pitadinha de emoção no trajeto de jeep, uma trilha inesperada montanha acima, um mergulho numa “piscina” no meio do nada, um rolê de bike, sandboard numa duna gigante… opções não faltam!


Neste outro post, nós falamos tudo que tem pra fazer por lá, dá uma olhada!

Facilidades na cidade

San Pedro de Atacama é uma cidade que vive do turismo e para o turismo, por isso é muito fácil encontrar hotéis, restaurantes, bares, lojas, farmácias, caixas eletrônicos e agências de viagem. O melhor é que dá pra fazer tudo isso a pé e a cidade é super charmosa.

Hotéis para todos os gostos

Como já disse nos pontos negativos, os albergues são um pouco carinhos para os padrões de um mochileiro sem grana, mas San Pedro não é uma cidade só para mochileiros. Lá existem vários hotéis luxuosos e SPAs que mantêm a decoração rústica, mas oferecem todo o conforto de um 5 estrelas.

Pisco Sour

Quando for pra lá, não deixe de experimentar este drink delicioso! (não vou me arriscar a dizer que é tipicamente chileno, pois existe uma disputa entre o Chile e o Peru sobre quem é o dono da bebida, mas o fato é que no Chile tem e é uma delícia! haha)
O Pisco Sour é feito com suco de limão, pisco – um tipo de cachaça à base de uva-, açúcar de confeiteiro e gelo, tudo bem batidinho na coqueteleira. Pra mim parece uma caipirinha, mas é até melhor e mais suave. 

Clima

O clima no deserto oscila entre os extremos, mas acho que dá pra considerar que é um ponto positivo. Como de dia faz calor (depois que o sol já está alto), dá pra aproveitar bastante e até nadar em algumas lagoas, como a Laguna Cejar. Logo que o sol se esconde, a temperatura já começa a cair e de noite fica bem frio, bem frio mesmo! Aí é hora de colocar casaco, cachecol, gorro e sair para tomar um Pisco Sour e comer alguma coisa bem quentinha. Na hora de dormir é mais aconchegante ainda! =)

+ Saiba como é a incrível travessia de jeep entre o Atacama e o Salar do Uyuni!

Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)

—- > Leia também o nosso O Guia completo para montar seu roteiro de viagem pelo Deserto do Atacama!

Related posts

O que fazer no Deserto do Atacama? – O Guia completo para montar seu roteiro de viagem

Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!

Passeio de bike pelo Cerro San Cristobal, em Santiago

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More