Moramos juntos há 2 anos e desde então estamos decorando nosso apê aos poucos. Ainda falta bastante coisa, mas nós preferimos completar as paredes brancas de acordo com a quantidade de viagens que fazemos. Sim, toda a nossa decoração é baseada em viagens, nossas ou de amigos e familiares que nos trazem lembranças!
Sempre que viajamos, gostamos de comprar objetos novos, cheios de significado e que trarão sempre uma lembrança boa de determinado lugar. Mas nem só de coisas compradas nós decoramos nossa casinha. Na verdade, nós mesmo fizemos a maior parte da decoração com pequenas coisas que guardamos de nossas viagens. Por exemplo, você já pensou em guardar as moedas de um país que visitou? E as tampinhas das cervejas?
Neste post nós vamos compartilhar algumas ideias que tivemos – e outras que copiamos, rs – e mostrar como fizemos cada uma delas. Quem sabe você também não se inspira e começa a usar pequenos pedaços das suas viagens para decorar sua casa?
Dicas para fazer a sua própria decoração de viagem
1 – Quadro de tampinhas
Não sei nem de onde surgiu essa ideia, mas um belo dia, enquanto passeava pela rua de Auckland, na Nova Zelândia, vi uma tampinha no chão do All Blacks – o time top de Rugby deles – e pensei: não posso deixar passar! A partir daí eu comecei a guardar todas as tampinhas das cervejas que tomava por lá, mas ainda sem saber exatamente o que faria com elas, só sabia que serviriam de decoração… Comecei a pedir para meus amigos e família também guardarem quando viajassem, até que, junto com o Ulisses, tivemos a brilhante ideia: comprar um quadro de cortiça e pregar as tampinhas nele!!
2 – Mesa de moedas
Essa ideia também foi construída aos poucos e com a ajuda de outras pessoas. Na verdade, uma vez um vi uma mesa mais ou menos da forma que pretendo fazer e fiquei com aquilo na cabeça. Infelizmente ainda não colocamos em prática, porque não temos moedas suficientes e prefiro variar do que colocar mil de um mesmo lugar. Mas a ideia é boa, funciona e pode te inspirar, então resolvi escrever aqui.
É assim: você precisa de uma mesa (o ideal é que seja uma pequenininha de centro, mas aí é questão de gosto) e de um tampo de vidro. Entre a madeira e o vidro, você coloca as moedas – e até notas, se quiser – de uma forma bem desordenada. O efeito fica bacana e a cada vez que você olhar pra elas, vê os diferentes desenhos nas moedinhas e lembra dos tempos que estava viajando para aqueles lugares ou das pessoas que te deram de presente.
3 – Painel de fotos
Essa pode até parecer uma ideia mais comum, mas não é! Já explico por que…
Nós escolhemos algumas das melhores fotos das nossas viagens e fizemos um painel na parede de cabeceira da cama. Conforme viajamos mais, colocamos mais fotos e o painel vai crescendo. Até aí nada que uma adolescente de 15 anos também não faça, mas o diferencial é que essas fotos são impressas em um papel especial, mais grossinho e que tem uma textura meio aveludada.
4 – Móbiles de fotos
Essa foi uma ideia do nosso amigo Gabriel, que é tão apaixonado por viagens quanto nós, e passou uma tarde trocando e-mails comigo sobre ideias muito legais para usar as fotos das viagens para decorar a casa. A ideia é bem parecida com a do varal, mas um pouquinho mais descolada e incrementada… Na verdade nós ainda não temos ele pronto aqui em casa, mas eu já consegui improvisar vários materiais e acho que vai sair um móbile bem bonitinho: lembrei que trouxe umas conchas grandes da Nova Zelândia, mas não sabia o que fazer com elas; achei um fio dourado que compramos para um presente e acabamos não usando (vou colar com cola quente na concha); e uni tudo isso aos mini pregadores que minha vó me deu uma vez, junto com uma caixinha de costura… Sucesso!!
Eu não gastei nada, mas se você fosse comprar sairia bem baratinho. Olha só como vai ficar:
5 – Gravuras típicas
Essa ideia é um pouquinho mais comum, mas nem todo mundo faz. Quando estiver em uma cidade ou país novo, dê uma olhada ao seu redor, abra a mente e veja o que pode servir de decoração. Às vezes aquele panfleto bonito do museu, entradas de uma atração que tenham um design legal, um desenho pintado por um artista de rua ou até gravuras com paisagens da cidade, oferecidas em bancas de jornal ou sebos antigos por preços super baixos… guarde tudo isso! Traga na mala e, quando voltar para casa, mande colocar uma moldura bacana, um vidro para proteger e voilà!
Olha só essas gravuras que meus pais compraram na França: cada uma custou 4 euros em uma barraquinha que vendida livros antigos.
6 – Mapa Mundi
Essa é perfeita pra quem é doido por mapas feito nós! Compre um Mapa Mundi nessas lojas que vendem material didático (sim, é igual ao mapa das salas de aula da minha escola, no ginásio) – eu paguei R$40, mas já faz mil anos – e coloque na parede do escritório, sala ou quarto mesmo. Depois é só se divertir colocando as tachinhas nos lugares que você já visitou!
7 – Caneca personalizada
E mais um tópico sobre mapas! haha (Só pra constar, nós também temos almofadas de mapa. Sim, somos loucos por eles!). Mas vamos à caneca…
Esta é mais uma ideia do Gabriel, quer dizer, este foi um presente! =) Ele comprou das meninas do NéCanecas, um site que faz canecas com desenhos personalizados, kits para presentear, acessórios e tem mil opções bacanas pra escolher e receber em casa. A nossa tem um mapa mundi vazado e vem com uma caneta própria pra você ir pintando os lugares em que já esteve! Não é sensacional? Temos nossas viagens até na cozinha! haha
Se vc quiser comprar uma e ganhar um desconto, é só indicar que conheceu o trabalho delas através do Vamos Fugir…nós fechamos uma parceria especial para nossos leitores!
E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma ideia boa? Compartilha com a gente aí nos comentários!
7 comments