A 30 km do trevo de Paraty, Trindade é uma vila de pescadores super rústica e tranquila e até um pouco roots, mas com boa infra estrutura para o turista. Por ali existem restaurantes, bares, lojas, pousadas e campings suficientes pra atender bem todo tipo de gente, ao melhor estilo “paz e amor” de ser. Quem se hospeda por lá não precisa se preocupar em pegar carro para sair à noite, nem pra curtir as praias e cachoeiras, a não ser que você queira visitar o centrinho histórico de Paraty – que é uma graça – ou fazer passeios mais distantes, como a famosa Praia do Sono e o Saco do Mamanguá (se quiser saber mais, confira nosso post com um roteiro de 3 dias em Paraty). Eu super recomendo esses rolês, mas se sua intenção for ficar de boa por ali mesmo, fique tranquilo que não vai faltar o que fazer.
O que fazer em Trindade – principais atrações
As cachoeiras
Pedra que Engole – www.oguiadacidade.com.br
A mais procurada é a Pedra que Engole, que na verdade é uma queda d’água que passa pelo meio de duas pedras onde o pessoal escorrega lá por dentro e termina caindo em um poço ainda sob a pedra, depois é só mergulhar pra sair.
Para chegar até lá é só pegar uma trilha que começa na Praia do Meio, leva mais ou menos 10 minutos, e é bem sinalizada. Por este caminho você vai passar por outras quedas d’água, como o Escorregador, uma rocha que funciona como um tobogã e o Poço Fundo, que apesar de ter uma queda pequena, dá pra relaxar bastante.
No canto esquerda, fica a cachoeira da Praia Brava, (abaixo eu vou explicar como chegar até lá) com duas quedas grandes e água cristalina, ótima para banho.
As praias de Trindade
Trindade tem 6 praias lindas e muito preservadas e uma piscina natural sensacional que agradam de crianças à idosos, passando pelos hippies e sem esquecer dos aventureiros. Começando pela ordem, quem chega à Trindade pela estrada dá de cara com a Praia do Cepillo, que tem um barzinho e é mais indicada para os surfistas. À esquerda da praia é possível pegar uma trilha de 30 minutos que leva até a Praia Brava, um local deserto e desabitado que tem ondas fortes e uma trilhinha de 5 minutos que leva à Cachoeira de mesmo nome.
Seguindo pelas pedras ou mesmo pela estrada está a Praia de Fora. Bem extensa e tranquila, apesar do mar de tombo, é onde fica grande parte das pousadas de Trindade. Logo adiante fica a Praia dos Ranchos, perfeita para relaxar e apreciar a comida caiçara ou uma cervejinha a beira mar. A próxima é a Praia do Meio, que recebe este nome por ter uma formação rochosa dentro do mar que a divide no meio, e é considerada uma das mais bonitas, apesar de bem movimentada.
Seguindo para o canto direito da Praia do Meio, há uma trilha curta que chega à Praia do Caixa d’aço; muito bonita e preservadas, mas com correnteza forte no mar. É no final desta praia que começa a outra trilha que leva à Piscina Natural do Caixa d’aço, o lugar mais bonitos que conhecemos por lá.
Antes de chegarmos, confesso que não botava muita fé na beleza do lugar, mas a partir do momento que vimos aquela água clarinha e super tranquila, cercada de várias pedras de diferentes tamanhos e cores, já ficamos encantados. Por ser raso, o lugar é perfeito para crianças e adultos que querem relaxar e curtir a natureza. Pra ter noção, dá pra ver os peixinhos nadando pertinho de você.
Mas além de ficar ali curtindo a água, uma dica é seguir até as pedras que levam à uma ponte abandonada, de frente para o mar aberto. O visual é incrível e o lugar é perfeito pra tirar várias fotos e ficar mais afastado da muvuca que fica na piscina. Nós fomos no fim da tarde e olha só como nossas fotos ficaram bonitas:
Para voltar é só seguir novamente pela trilha ou, se bater cansaço, negociar com um dos barqueiros que encostam ali e oferecem o transporte até a praia do meio.
A Vila de Trindade
O centrinho de Trindade é o lugar ideal para almoçar e fazer umas comprinhas. Lá existem muitas opções de restaurantes e a maioria serve pratos prontos – arroz, feijão, salada e mistura que pode ser carne, peixe ou frango – por R$ 18 e a comida é uma delícia!
À noite, as ruas ganham outro clima com os bares que tocam música ao vivo e os turistas que se reúnem para aproveitar as últimas horas do dia, antes de descansar para encarar mais um dia de praia na manhã seguinte.
Como chegar a Trindade
Pra quem está hospedado em Paraty ou vem do lado do Rio de Janeiro, é só seguir pela Rio-Santos (sentido Santos) por 18 km depois do trevo de Paraty. A estrada é bem sinalizada e logo vocês verá a entrada da estrada de Trindade, onde fica a a sede da Associação Cairuçu. Logo após a primeira curva você vai ver uma bifurcação, siga à direita. (Pra quem vem de São Paulo é só seguir no sentido oposto e prestar atenção à sinalização, antes de chegar a Paraty.)
No final da estrada, já na praia de Cepillo, a parte mais emocionante: pra cruzar a pista você vai ter que passar por cima das pedras e de uma camadinha de água, então nada de frescura!
Você também pode pegar uma excursão de sai de Paraty e passa o dia todo lá em Trindade. Neste link do nosso parcerio Get Your Guide tem mais informações sobre esse tour.
Seguro saúde para Trindade
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Espero que tenham gostado das dicas sobre o que faezr em Trindade e que aproivetem a viagem por lá! Se tiverem alguma dúvida é só deixar nos comentários aqui embaixo =)
Outros posts que você também vai gostar:
- O que fazer em Paraty
- Como gastar só 400 reais em 3 dias incríveis em Paraty
- 6 motivos para colocar Paraty na sua lista de próximos destinos
- Paraty lança aplicativo para turistas
- Praia do Sono é passeio imperdível em Paraty
- Como planejar seu mochilão pela América do Sul
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
22 comments