Intercâmbio em San Diego – dicas de quem já foi

A Pri é uma amiga do meu ex trabalho que tem uma história super bacana de intercâmbio pra contar. Em 2011, ela aproveitou as férias do trabalho para passar um mês estudando inglês e curtindo as praias de San Diego, na Califórnia. A ideia surgiu e começou a ser planejada 1 ano antes do embarque, quando ela estava juntando grana pra comprar uma moto e, depois de conversar com alguns amigos, resolveu investir o dinheiro na viagem…. E ela não se arrependeu nem um pouquinho!
Olha só as dicas dela para quem também tem o sonho de fazer um Intercâmbio em San Diego:

Por que escolheu San Diego? Vc sempre teve vontade de ir pra lá ou chegou a pesquisar outros lugares?

Escolhi San Diego pelo preço, por ter praia, mesmo indo no fim do inverno e não entrar no mar, o clima praiano me agrada muito e a facilidade de conhecer os lugares lá perto (México, Los Angeles e Las Vegas).

Quais foram suas primeiras impressões da cidade?

Foram ótimas! A cidade é linda, limpa, as pessoas são muito solícitas e o sistema de ônibus funciona perfeitamente. É  um lugar que, com certeza, eu voltaria para passear e para morar também.

O que mais te chamou a atenção em relações aos costumes e práticas das pessoas que moram lá? 

A segurança é uma coisa inacreditável! A porta da casa onde eu estava hospedada ficava destrancada o tempo inteiro. Inclusive em um final de semana que eu fui viajar e minha hostmother também foi e ela deixou a porta destrancada sem problema nenhum. Surreal!

Como era sua família? Vc gostou da experiência do homestay?

Eu adorei! Na minha casa moravam minha hostmother, uma amiga dela e a filha da amiga. Além dos dois cachorros e dos gatos. Elas me deixaram super a vontade, podia ligar a TV da sala a hora que eu quisesse, mesmo tendo um quarto só pra mim com TV e tudo, podia comer o que quisesse, usar a lavanderia, abrir a geladeira… tudo. Pode parecer normal, mas conheci outros intercambistas que estavam em casas de família e não tinham nada disso, tudo era regulado, inclusive a comida. Eu tive uma sorte imensa.

E a escola? Vc acha que um mês foi o suficiente para aprimorar seu inglês?

A escola (Kaplan) é ótima, as instalações e as atividades depois das aulas eram bem variadas. Por exemplo, eu fazia aula de inglês de manhã, saia para almoçar e depois fazia mais duas horas de aula conversação sobre Friends (a série mesmo) e sobre a cultura norte-americana. Mas tinha cinema, saídas para conhecer os lugares próximos, jogos de futebol, etc. Acho que um mês foi muito pouco, mas a experiência do intercâmbio foi perfeita.

A sala de aula

Você conseguiu conhecer outras cidades durante o tempo que passou nos EUA? Quais? Como eram essas viagens?

Fui em uma excursão pela escola para Los Angeles, ficamos um final de semana lá. Conheci a Disney, um pouco de Hollywood e o Universal Studios (esse foi o final de semana que a porta da minha casa ficou destrancada rs), depois, a turma que eu me juntei, que saia da escola e ia pra shopping, parque e todo lugar que podíamos conhecer na cidade, resolveu ir para Las Vegas, alugamos dois carros, para comportar a galera e fomos (foi um fds incrível também) e fora isso, passamos uma tarde em Tijuana, no México. A fronteira é bem perto e com o visto americano podíamos ficar algumas horas por lá, sem problema.

Los Angeles

Além das aulas e da prática do inglês, o que mais vc aprendeu com o intercâmbio?

Viver um pouquinho da cultura norte-americana, misturada com a cultura mexicana, por que lá é tudo bem misturado rs, conhecer pessoas de outros lugares (China, Japão, França, Arábia, Turquia entre outros) e saber que em todos os lugares também tem pessoas dispostas a conhecer pessoas de outros lugares foram experiências que eu não tenho como medir, mas, o principal é saber que esse mundo está aí e que eu posso conhecê-lo inteiro, que esse sonho é possível!

É possível dizer que vc mudou de alguma forma, voltou diferente?

Mudei muito! A partir do momento que eu escolhi fazer uma viagem pros EUA, não sabendo falar inglês muito bem, nunca tinha entrado em um avião antes e já ia viajar para o exterior sozinha, me abriu a porta do “você é capaz de fazer o que você quiser”. Voltei mais independente, sonhando muito mais alto e com a vontade de viajar e conhecer mais lugares urgentemente. E deu certo, de lá pra cá já fui passar férias na Colômbia, na Argentina e no Uruguai… e é só o começo! =)

Vc recomendaria essa experiência para outras pessoas? 

Recomendo para todo mundo! Porque independente de quantas vezes e dos lugares que você vai, as experiências são únicas. É uma forma de gastar dinheiro enriquecendo a alma de cultura, de novidades e de histórias para contar. Viajar é tudo de bom! E se for para a Califórnia então… pode ter certeza que lá tem o pôr do sol mais lindo do mundo!

Fotos: Priscila Miranda

Related posts

4 países para estudar inglês e trabalhar

Valeu a pena sair do Brasil e vir morar na Austrália?

Como morar fora do Brasil – passo a passo em 7 etapas

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More