7 motivos para fazer (e amar) um mochilão pela América do Sul

Quem acompanha o blog sabe que Bolívia, Chile e Peru foram os destinos escolhidos para nosso primeiro mochilão, e sabem também o quanto nós amamos ter feito esta viagem – tanto que criamos o Vamos Fugir! ;) Agora, nós queremos te convencer de que essa experiência é sensacional e pode ser perfeita para a primeira vez de quem está começando a se interessar por esse tipo de turismo mais independente, livre e aventureiro. Neste post, nós listamos 7 motivos pra vc começar a planejar agora sua trip. Confere aí!

Por que fazer um Mochilão pela América do Sul?

1 – É barato!

As moedas são mais desvalorizadas ou equivalentes ao real, então o preço da viagem fica bem acessível. Pra vc ter uma ideia, na época que nós fomos, 1 real era igual a 3,33 bolivianos! (hoje a coisa já está mais difícil, mas ainda assim acessível: 1 real = 1,7 bolivianos) 

Se a Coca-Cola custava 1 boliviano, ela valia 30 centavos!!

2 – Não precisa de passaporte

Graças ao Mercosul – um acordo que aumenta a interação econômica e social entre os países da América do Sul, criado em 1991 – desde 2008, os brasileiros podem circular pelos países vizinhos só com o RG. A única exigência é que este documento não tenha sido emitido há mais de 10 anos, esteja em bom estado e que vc possa ser reconhecido na foto. 

3 – É fácil se comunicar

Mesmo que você não fale espanhol, não tem problema. A maioria das pessoas em hotéis e agências de viagem falam inglês e se esforçam muito pra entender nosso portunhol e até mesmo o português.

4 – As paisagens são incríveis!!

É cada lugar tão sensacional e grandioso que você nem acredita que aquilo existe mesmo. Os lugares que mais nos surpreenderam foram a Laguna Colorada, este lago cor de rosa que fica entre o Deserto do Atacama e o Uyuni; o Salar do Uyuni, que é o gigantesco deserto de sal da Bolívia e Machu Picchu, uma cidade inteira construída de pedra pelo povo Inca, em uma época em que não havia tecnologia nem maquinário para transportar todo aquele peso. 

5 – É tudo muito diferente do que você está acostumado a ver

Não é todo dia que você anda horas de jeep e não vê mais nada além de sal, né?! Durante nossa viagem, passamos por vulcões, desertos, geiserês, lagoas de sal e ruínas que nem imaginávamos existir. 

6 – Tem aventura de sobra

Além dos passeios mais tradicionais, existem alguns perfeitos pra quem curte adrenalina e esportes radicais. Na Bolívia, por exemplo, o passeio de bike pela Descida da Morte, considerada uma das estradas mais perigosas do mundo, é garantia de diversão e muita aventura. Além disso, também existem opções como trekking e paraglider.

7 – O contato com a natureza é garantido

As melhores atrações são aquelas que não foram construídas pelo homem ou que, de alguma forma, estão localizadas em meio a florestas, montanhas ou lagos com paisagens incríveis!

E aí, já se animou para fazer um mochilão pela América do Sul? Então dá uma olhada neste post em que nós te mostramos o passo a passo de como planejar um mochilão exatamente igual ao nosso.

Se você gostou do nosso conteúdo ou achou útil de alguma forma para a sua viagem, uma das melhores maneiras de retribuir e contribuir para que nosso trabalho continue é usando nossos links afiliados.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)

Related posts

O que fazer no Deserto do Atacama? – O Guia completo para montar seu roteiro de viagem

Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!

Passeio de bike pelo Cerro San Cristobal, em Santiago

4 comments

ira 8 de julho de 2016 - 21:23
Boa noite, Pretendo fazer um mochilão pela América do Sul, incluindo Peru/Bolívia/Colômbia. Pois, Argentina e Chile já conheço. Poderia me dar dicas sobre stopover para esse mochilão? Obrigada.
Lígia Antoniazzi 11 de julho de 2016 - 14:23
Oi Iranete, tudo bem? Então, depende muito do seu roteiro e de como vai comprar sua passagem... É dificil dizer assim, pq primeiro você precisa definir qual seria o destino final e depois pesquisar quais escalas as companhias aéreas fazem nessas rotas, pra depois pensar em encaixar um stop over... Desculpe, mas não consigo te ajudar mais que isso.
Sabrina Ferreira Rodrigues 22 de outubro de 2015 - 10:48
Estamos viajando pelo Peru e ficamos intrigadas com a possibilidade de utilizar somente o RG, pois eles pedem o passaporte pra tudo, nas agências, nas compras de ingressos e transportes. Vocês utilizaram apenas o RG ou conhecem alguém que o tenha e sabem se tudo deu certo?
Lígia Antoniazzi 22 de outubro de 2015 - 11:33
Oi, Sabrina! Tudo bem? Então, no nosso mochilão nós usamos só o passaporte (pq o RG do Ulisses estava vencido e o passaporte estava certinho), mas qndo eu fui pra Argentina (em 2009), usei só o RG e não tive problemas - na verdade eu ainda nem tinha passaporte nessa época! Na prática, pode ser que eles peçam o passaporte pela praticidade e por não saberem a nacionalidade de vcs em um primeiro momento (minha opinião, ta?! não sei se é isso, mas tbm aconteceu com a gente), mas por lei, o uso do RG é permitido desde 2008, graças ao MERCOSUL. No site do Ministério do Turismo tem a lista dos países que fazem parte do acordo e quais documentos eles permitem, olha só: http://www.brasil.gov.br/turismo/2012/04/mercosul-com-rg Bjoo
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More