Muita gente já está há um tempão juntando as economias, fazendo contas e planejando a tão sonhada viagem de intercâmbio. O problema é que no meio do caminho surgiu uma crise doida na economia brasileira, tudo ficou mais caro, o salário diminuiu e nosso Real encolheu se comparado às moedas estrangeiras.
Com o dólar chegando a 4 reais, não é de se estranhar que muita gente prefira deixar o dinheirinho guardado, pense em mudar a data da viagem, decida ficar menos tempo, se mate de trabalhar até tarde pra juntar mais dinheiro, procure outro destino e, quando parecer que não tem mais solução, até desista de tudo com a maior dor no coração. =(
Sei que muitas vezes não tem saída, mas existe uma luz no fim do túnel… haha
Como fazer um intercâmbio mais barato?
Uma opção é procurar países com moedas mais baratas que o dólar americano ou o Euro (que já passou dos R$4 faz tempo). E a primeira sugestão que me vem à cabeça é a Nova Zelândia (lógico, né?!). Ok, eu sou suspeita pra falar, por que fiz meu intercâmbio lá e acho aquele país a coisa mais sensacional que já existiu no mundo (!), mas é sério, o valor da moeda e a bagagem cultural que você vai conseguir compensam e muito! – dá uma olhada nos posts sobre a minha experiência por lá, vc não vai se arrepender!
Ta bom, parei de puxar sardinha pra NZ… O dólar australiano também costuma ser bem mais em conta que o americano e não preciso nem dizer o quanto aquele país deve ser incrível né?! Ah, tem também a África do Sul e, se você mudar de ideia sobre o inglês e preferir estudar espanhol, pode escolher algum dos nossos vizinhos latinos… é uma boa opção!
Como fazer um intercâmbio barato nos EUA?
Mas, se seu sonho sempre foi ir para os EUA e você não abre mão disso, não tem problema! Há alguns dias, nós descobrimos que na Califórnia existem escolas gratuitas de inglês. O programa é uma iniciativa do governo americano que usa as escolas públicas para melhorar a comunicação dos estrangeiros que moram no país. Na verdade, nós só ficamos sabendo dessa possibilidade por que a Fernanda Rabaglio, do Blog Vou Pra Califórnia, nos procurou pra fazer uma parceria: ela queria nos mostrar o e-book dela sobre intercâmbio na Califórnia e ver se rolava a gente começar a vendê-lo aqui no Vamos Fugir, em troca de uma comissão.
Como vocês já sabem, nosso lema é: “Viajar mais e gastar menos”. E depois de ler o livro da Fernanda de cabo à rabo, vimos que ela dá muitas dicas bacanas e super úteis pra quem quer morar em outro país (neste caso, nos EUA) e aprender inglês, mas não tem a grana suficiente pra bancar um pacote em uma agência.
No e-book ela também dá o passo a passo pra comprar passagem aérea, diz qual é o tipo de visto mais indicado para cada situação e indica como consegui-lo. Além disso, tem um roteiro super completo sobre como se comportar na entrevista para o visto, quais perguntas eles fazem, o que responder, como se vestir e etc. Tem também uma relação de lugares bons e baratos pra morar por lá e, claro, todas as dicas sobre como conseguir estudar em uma dessas escolas de inglês gratuitas.
Mas antes de você se empolgar e resolver comprar o e-book, é bom saber de duas coisas. A primeira: como vocês já sabem, nós tentamos ser o mais transparente possível com nossos leitores, então, não é por que nós vamos ganhar uma comissão com a venda do livro, que vamos te incentivar a sair comprando sem pensar. Sinceramente, o e-book é um pouco caro, mas se você está realmente a fim de viajar para a Califórnia e quer economizar a qualquer custo, eu acho que é um investimento que vai compensar. A segunda: essas escolas não dão o diploma do curso, então se você pretende colocar isso no currículo e um dia precisar apresentar para alguma empresa ou mesmo instituição de ensino, não vai rolar. É só pra aprender e praticar mesmo.
Como eu disse, acho que essa pode ser uma solução para não desistir ou adiar sua viagem de intercâmbio, é só pesquisar direitinho e ter o suficiente pra manter moradia, alimentação e transporte por lá. As dicas do e-book da Fernanda são ótimas pra quem sonha em conhecer a terra dos artistas de cinema, mas o lance do curso de inglês gratuito é uma ideia super interessante que também pode existir em outros países, basta se informar direitinho antes de ir.
Comprar e-book: Passo a Passo intercâmbio na Califórnia 2.0
Você conhece algum esquema de intercâmbio barato nos EUA ou até em outro país? Então conta pra gente aí nos comentários!
4 comments