Uma trilha muito bem sinalizada, 2h30 de caminhada, um visual lindo, bastante sombra, muito contato com a natureza… pra finalizar o que já parecia um ótimo passeio, a última subida e uma vista espetacular pra ninguém botar defeito… Se lá de cima a Praia do Sono já parecia ótima, imagina quando pisamos na areia fininha e demos de cara com aquele marzão azul e fresquinho?
Depois de andar mais de duas horas e chegar pingando de suor, não tinha como não adorar aquele lugar. A famosa Praia do Sono, em Paraty é tudo isso mesmo que falam! A paisagem é linda, a praia tem boa estrutura para o turista, mas ao mesmo tempo não é muito muvucada e tem várias opções de camping ou casas com o pé na areia para alugar por temporada. Já pensou acordar, abrir sua barraca e dar de cara com tudo isso? *.*
Como chegar à Praia do Sono
Nós fizemos a trilha que sai do Condomínio das Laranjeiras (já vou explicar como chega lá) e levamos mais ou menos 2h30. O percurso de 3,1 km é um pouquinho puxado e tem várias subidas, mas dependendo do seu ritmo dá pra ir tranquilo, por que é tudo bem conservado e tem até escadas com corrimão e degraus feitos de madeira.
Antes que você pense que não vai aguentar, aí vai um incentivo: uma família com duas meninas pequenas (acho que deviam ter entre 7 e 10 anos) subiu junto com a gente e praticamente na mesma pegada, e detalhe, estavam todos de chinelo, o que incomoda um pouco mais. Ok, eles eram bem preparados, mas o fato é que a trilha não é assim tão pesada.
Pra quem não tiver esse pique todo, dá pra ir de barco. Eles também saem do Condomínio das Laranjeiras e para chegar até lá é o seguinte: se estiver hospedado em Paraty, você precisa pegar a Rodovia Rio Santos (sentido Ubatuba), entrar na estrada de Trindade e seguir as placas que indicam para o condomínio ou para a Praia do Sono (fique tranquilo que é bem sinalizado e fácil de achar).
Chegando lá, você faz um cadastro para passar pela portaria do condomínio e depois deixa o carro estacionado em uma vila ao lado.
Daí pra frente é só pedir informação para os moradores ou negociar com os barqueiros que vão te abordar logo que descer do carro.
Uma opção pra quem ficar muito cansado para a volta é abandonar a trilha e pegar um barco. Nós voltamos a pé, mas foi bem cansativo (o Ulisses praticamente me carregou morro acima! haha).
Outras trilhas
No canto esquerdo da Praia do Sono tem uma trilha que leva à Praia dos Antigos, muito bonita e vazia. A trilha é bem puxadinha… são quase 2 km de bastante subida, mas a vista de lá de cima compensa qualquer esforço. Sinceramente, esse foi o lugar mais bonito de toda a nossa viagem para Paraty, olha só:
Depois de retomar as forças e curtir o banho de mar na água super transparente, você pode seguir em frente por mais uma trilha (dessa vez tranquila e curtinha – 700m), até a Praia dos Antiguinhos, que também é uma delícia!
Mais 2 km de trilha te levam até a Comunidade Praia da Ponta Negra, uma vila de pescadores totalmente preservada (dizem que é a mais isoladas do litoral Sudeste Brasileiro e não tem nem energia elétrica), com um riozinho, uma praia de águas esverdeadas e cristalinas e alguns restaurantes. Infelizmente nós não seguimos até lá, por que, como fomos fora do horário de verão, não daria tempo de voltar antes de escurecer, mas é claro que também já estávamos cansados e ali era só a metade do caminho.
Pra quem tiver mais tempo, disposição ou for acampar por ali, é possível conhecer a Cachoeira do Saco Bravo, que fica a 4,2 km da Vila. Pelo que pesquisamos, a trilha já é bem mais pesada e o acesso à cachoeira é difícil, já que ela fica entre o paredão de pedras e o mar, por isso é recomendado contratar um guia local.
Distâncias a partir do Condomínio das Laranjeiras:
Praia do Sono 3,1 km
Praia dos Antigos 5km
Praia dos Antiguinhos 5,7km
Comunidade Praia da Ponta Negra 7,8 km
Cachoeira do Saco Bravo 12km
Dicas:
Até dá pra comer na Praia do Sono, mas acaba saindo mais caro, então,se quiser economizar, leve seu lanche. Não esqueça de levar também bastante água, protetor solar e, se possível, é melhor ir de tênis que fica bem mais confortável.
Preços e percursos:
De Paraty até o Condomínio das Laranjeiras: 40 minutos de carro
Trilha até a Praia do Sono – 2h30 (só ida)
Duração do passeio – o dia todo
Preço (essa é a melhor parte): R$10 para estacionar o carro e nem um centavo a mais! ;)
Seguro viagem para Paraty
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
E você, já foi para a Praia do Sono? Tem alguma outra dica pra compartilhar com a gente? Conta aí! A gente adora ouvir histórias de viagens, conhecer pessoas novas e descobrir novas dicas interessantes! =)
Outros posts que você também vai gostar:
- Como gastar só 400 reais em 3 dias incríveis em Paraty
- O que fazer em Paraty – roteiro de 3 dias
- 6 motivos para colocar Paraty na sua lista de próximos destinos
- Roteiro de 3 dias em Ubatuba
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
20 comments