Praia do Sono é passeio imperdível em Paraty

Uma trilha muito bem sinalizada, 2h30 de caminhada, um visual lindo, bastante sombra, muito contato com a natureza… pra finalizar o que já parecia um ótimo passeio, a última subida e uma vista espetacular pra ninguém botar defeito… Se lá de cima a Praia do Sono já parecia ótima, imagina quando pisamos na areia fininha e demos de cara com aquele marzão azul e fresquinho?

Depois de andar mais de duas horas e chegar pingando de suor, não tinha como não adorar aquele lugar. A famosa Praia do Sono, em Paraty é tudo isso mesmo que falam! A paisagem é linda, a praia tem boa estrutura para o turista, mas ao mesmo tempo não é muito muvucada e tem várias opções de camping ou casas com o pé na areia para alugar por temporada. Já pensou acordar, abrir sua barraca e dar de cara com tudo isso? *.*

Como chegar à Praia do Sono

Nós fizemos a trilha que sai do Condomínio das Laranjeiras (já vou explicar como chega lá) e levamos mais ou menos 2h30. O percurso de 3,1 km é um pouquinho puxado e tem várias subidas, mas dependendo do seu ritmo dá pra ir tranquilo, por que é tudo bem conservado e tem até escadas com corrimão e degraus feitos de madeira.

Antes que você pense que não vai aguentar, aí vai um incentivo: uma família com duas meninas pequenas (acho que deviam ter entre 7 e 10 anos) subiu junto com a gente e praticamente na mesma pegada, e detalhe, estavam todos de chinelo, o que incomoda um pouco mais. Ok, eles eram bem preparados, mas o fato é que a trilha não é assim tão pesada.

Pra quem não tiver esse pique todo, dá pra ir de barco. Eles também saem do Condomínio das Laranjeiras e para chegar até lá é o seguinte: se estiver hospedado em Paraty, você precisa pegar a Rodovia Rio Santos (sentido Ubatuba), entrar na estrada de Trindade e seguir as placas que indicam para o condomínio ou para a Praia do Sono (fique tranquilo que é bem sinalizado e fácil de achar).

Chegando lá, você faz um cadastro para passar pela portaria do condomínio e depois deixa o carro estacionado em uma vila ao lado.

Daí pra frente é só pedir informação para os moradores ou negociar com os barqueiros que vão te abordar logo que descer do carro.
Uma opção pra quem ficar muito cansado para a volta é abandonar a trilha e pegar um barco. Nós voltamos a pé, mas foi bem cansativo (o Ulisses praticamente me carregou morro acima! haha).

Outras trilhas

No canto esquerdo da Praia do Sono tem uma trilha que leva à Praia dos Antigos, muito bonita e vazia. A trilha é bem puxadinha… são quase 2 km de bastante subida, mas a vista de lá de cima compensa qualquer esforço. Sinceramente, esse foi o lugar mais bonito de toda a nossa viagem para Paraty, olha só:

Olha esse visu!!
E essa é a trilha!

Depois de retomar as forças e curtir o banho de mar na água super transparente, você pode seguir em frente por mais uma trilha (dessa vez tranquila e curtinha – 700m), até a Praia dos Antiguinhos, que também é uma delícia!

Praia dos Antigos
Praia dos Antiguinhos

Mais 2 km de trilha te levam até a Comunidade Praia da Ponta Negra, uma vila de pescadores totalmente preservada (dizem que é a mais isoladas do litoral Sudeste Brasileiro e não tem nem energia elétrica), com um riozinho, uma praia de águas esverdeadas e cristalinas e alguns restaurantes. Infelizmente nós não seguimos até lá, por que, como fomos fora do horário de verão, não daria tempo de voltar antes de escurecer, mas é claro que também já estávamos cansados e ali era só a metade do caminho.

Pra quem tiver mais tempo, disposição ou for acampar por ali, é possível conhecer a Cachoeira do Saco Bravo, que fica a 4,2 km da Vila. Pelo que pesquisamos, a trilha já é bem mais pesada e o acesso à cachoeira é difícil, já que ela fica entre o paredão de pedras e o mar, por isso é recomendado contratar um guia local.

Cachoeira do Saco Bravo – Foto: www.trekkingbrasil.com

Distâncias a partir do Condomínio das Laranjeiras:

Praia do Sono 3,1 km

Praia dos Antigos 5km

Praia dos Antiguinhos 5,7km

Comunidade Praia da Ponta Negra 7,8 km

Cachoeira do Saco Bravo 12km

Dicas:

Até dá pra comer na Praia do Sono, mas acaba saindo mais caro, então,se quiser economizar, leve seu lanche. Não esqueça de levar também bastante água, protetor solar e, se possível, é melhor ir de tênis que fica bem mais confortável.

BARco (entendeu, entendeu??) hahaha

Preços e percursos:

De Paraty até o Condomínio das Laranjeiras: 40 minutos de carro

Trilha até a Praia do Sono – 2h30 (só ida)

Duração do passeio – o dia todo

Preço (essa é a melhor parte): R$10 para estacionar o carro e nem um centavo a mais! ;)

Seguro viagem para Paraty

Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.

Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)

E você, já foi para a Praia do Sono? Tem alguma outra dica pra compartilhar com a gente? Conta aí! A gente adora ouvir histórias de viagens, conhecer pessoas novas e descobrir novas dicas interessantes! =)

Outros posts que você também vai gostar:

Se você gostou do nosso conteúdo ou achou útil de alguma forma para a sua viagem, uma das melhores maneiras de retribuir e contribuir para que nosso trabalho continue é usando nossos links afiliados.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)

Related posts

O que fazer em Angra dos Reis, RJ: roteiro completo para até 4 dias

Onde se hospedar em Ubatuba: guia completo por região

Onde passar férias? 5 lugares para viajar no Brasil em 2024!

20 comments

Anielli 19 de outubro de 2017 - 23:51
Otimas dicas, obrigada por compartilhar conosco! =) Gostaria de saber se você tem alguma noção de valores do barco que levam até a praia do sono?
Lígia Antoniazzi 16 de novembro de 2017 - 22:12
Oi Anielli! Que bom que gostou das dicas 😁 Não sei se continua o mesmo valor, mas na época que fomos era 20 reais...
Fabrício Ramos 1 de outubro de 2017 - 13:59
Sabe o valor do camping na praia do sono?Estou pensando em ir nas minhas férias!
Ulisses Dalesandro 12 de outubro de 2017 - 23:02
Oi Fabrício... Infelizmente não temos nem ideia do valor. A gente só fez bate e volta. Mas vc deve encontrar algum contato no Google. Vc vai adorar a praia do sono. Acampar lá deve ser muito massa! :)
Graziella 12 de janeiro de 2017 - 12:28
Praia do Sono realmente é incrível! Fui com duas crianças e levamos cerca de 1h30 min de trilha, na volta pegamos uma baita chuva..rsrs, mas valeu muito a pena. lindo demais o lugar, Logo voltarei com barraca pra passar a noite, deve ser incrível o amanhecer nesse lugar! Ótima reportagem, parabéns!!
Lígia Antoniazzi 22 de janeiro de 2017 - 06:20
Obrigada Graziella! Que bom saber que vc foi, gostou e aproveitou as dicas!! =) Obrigada por voltar aqui pra contar pra gente! =D
Valtir Grigorio dos Santos 5 de janeiro de 2017 - 15:01
Ola Lígia. Gostei muito das informações que vc publicou . Estou pensando em ir pra praia do sono, antigo e antiguinhos no carnaval. Gosto de fazer trilha mas tenho problemas com altura. Queria saber se tem ribanceiras ou lugares altos visíveis que terei que atravessar ? Obrigado .
Lígia Antoniazzi 8 de janeiro de 2017 - 01:42
Oi Valtir! Olha, não tem mtas partes com ribanceiras não... Pra falar a verdade eu tbm não me dou mto bem com altura, mas não tive problemas. Na trilha que vai para a praia dos Antigos, o caminho sobe e desce uma montanha, mas vc não fica mto próximo do precipício em nenhum momento, ela é como uma escada na terra da montanha.. hehe deu pra entender? Eu acho que vc não vai ter problemas não... Boa viagem!! Bjo
warley Pacheco 26 de janeiro de 2017 - 15:14
TAMBEM ESTOU INDO CONHECER NO CARNAVAL COM MINHA, NAMORADA MAIS ESTOU COM MEDO DE UM UNICO FATOR QUE E SOSSEGO , SE E SOSSEGO OU DESERTO ? OBGD
Lígia Antoniazzi 2 de fevereiro de 2017 - 03:09
Olha Warley, não sei te dizer pq nunca passeio o carnaval lá, mas acredito que seja bem movimentada como toda praia nessa época, só que não com aquele agito de carnaval..
Valtir 27 de janeiro de 2017 - 14:13
olá Ligia . Obrigado pelas informações . Fico mais tranquilo porque vamos em seis pessoas e não quero atrapalhar o passeio do pessoal . Afinal , qualquer contato com esses lugares com ribanceiras ou altos já me trava e fico desesperado . Rsrs até . bjs.
Lígia Antoniazzi 2 de fevereiro de 2017 - 03:21
Valtir, vai tranquilo e com calma que não é nada tão assustador assim e o visual é tão lindo que compensa! =)
Rosangela Marcelino da Cruz 31 de dezembro de 2016 - 14:33
Alguém indica alguma pousada Alguém indica alguma pousada perto da praia do sono?
ANTÕNIO LUIS COCA SOARES 12 de dezembro de 2016 - 14:34
Boa tarde. Nunca havia de interessado por esse pedaço maravilhoso de PARATI, embora já conheça a cidade. Em razão de minha filha e meu genro(apaixonados por natureza, não é a toa que é Bióloga) irem acampar agora em Janeiro(17), fiquei curioso e comecei a pesquisar o local. Realmente é muito lindo, por tudo que a natureza nos proporciona e também os moradores, com seus tradicionais comportamentos que nos ensinam cada vês mais a preservar e viver na mais perfeita harmonia. Gostei muito de seu depoimento(é o que a gente gosta de ler), porque você nos prestigia com ensinamentos a respeito do local, que ficamos curiosos por saber. Embora tenha nascido em uma Fazenda(que até hoje tenho saudades), a curiosidade desses locais mais voltado à natureza e com poucos recursos no sentido geral, nos dá uma insegurança danada, o que você acabou por amenizar tudo isso. Parabéns, continue a nos presentear com seus relatos objetivos e que caem como uma luva para quem está pensando em fazer esse passeio. Obrigado . Antônio Luís Coca Soares. 12/12/2016. Em tempo. Feliz NATAL e excelente ANO NOVO.
Lígia Antoniazzi 22 de dezembro de 2016 - 03:43
Olá Antônio! Tudo bem? Que gostoso receber seu comentário! Fico muito feliz que tenha ajudado a tirar suas dúvidas e que vc tenha gostado do texto. :) Volte mais vezes aqui no blog e não deixe de aproveitar para conhecer esses cantinhos lindos que existem no nosso litoral. Feliz Natal e ótimo Ano Novo pra toda a sua família tbm! :) Beijos Lígia e Ulisses
Icintia 4 de dezembro de 2016 - 01:14
Amei as dicas, vou pra la daqui 2 semanas! Voce deixou o carro no condominio laranjeiras ne? Foi tranquilo? Deixa na rua mesmo? É confiavel? É possivel pegar um barco do condominio laranjeiras para a praia do sono? Tem alguma indicação la pra isso?
cintia 3 de novembro de 2016 - 16:06
olá! só dá pra ir de carro ou tem como ir de onibus partindo de Paraty?
Lígia Antoniazzi 7 de novembro de 2016 - 08:34
Cintia, dá pra ir de ônibus sim! Se for com ônibus de linha, vc vai ter que pegar um que vai até a divisa de Ubatuba X Paraty e lá trocar por outro que vai até a cidade de Paraty. A agência que faz este trajeto é a Verde bus e vc encontra os horários neste link: http://verdebus.com.br/?page_id=44. Ou vc também pode pegar um ônibus de viagem da viação São José (neste link, lá embaixo, tem os horários: http://www.paratybrasil.com.br/transporte/horario.htm). Boa viagem! bjo
Isabela 20 de setembro de 2016 - 19:49
Fui a praia do Sono esse fim de semana, e o lugar é realmente lindo, a trilha é bem cansativa, mas vale a pena !!
Lígia Antoniazzi 21 de setembro de 2016 - 02:35
Oi Isabela! É sensacional né?? Cansa mesmo (eu quase morri pra voltar naquelas escadas kkk) mas é lindo demais! Que bom que aproveitou nossas dicas e curtiu =)
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More