Como planejar uma viagem independente

Nós sempre falamos sobre viajar de forma independente, montar seu próprio roteiro, ter a liberdade de escolher seus horários e poder pagar mais barato nas coisas. Mas, você sabe como fazer tudo isso? Sabe por onde começar, onde pesquisar? Sabe qual é a hora certa de comprar passagens e reservar hotéis? E quanto a montar o roteiro e definir os passeios?

Pra quem já viaja sozinho (digo, sem agência) há algum tempo, isso passa a ser tranquilo e até prazeroso. O problema é que quem está começando a se aventurar nessa, costuma ter muitas dúvidas e ficar bem inseguro quando não encontra alguma informação. Gente, não adianta pensar que tudo vai dar errado! É só ter calma e pesquisar, pesquisar muito. Perguntar para amigos que já foram para o mesmo destino, ler muitos blogs e comentar nos posts, participar de fóruns e por aí vai…

Este post é pra você que quer começar a viajar de forma independente, curtir mais e gastar menos. Dá bastante trabalho e requer tempo, leitura e muita pesquisa, mas compensa!

Ah, e se no final você ainda ficar com dúvida ou quiser acrescentar alguma coisa, não deixe de comentar ein?!

Como planejar uma viagem independente?

Pra começar, vou falar um pouquinho das vantagens desse tipo de viagem. A primeira é que, com certeza, sai bem mais barato! Só pra dar um exemplo, quando fomos para Maceió chegamos a cotar alguns pacotes, mas o valor que a agência nos ofereceu só para 5 noites + passagem aérea + hotel foi o mesmo que nós gastamos para a viagem toda (incluindo aí os passeios, o transporte na cidade, a alimentação e as comprinhas!) Deu pra perceber a diferença?

O segundo ponto é que você vai ter muito mais liberdade de escolha, já que não precisa seguir os horário do grupo e visitar apenas os lugares em que a agência te levar. Dá pra conhecer muito melhor e com mais tranquilidade, incluindo até a possibilidade de mudar os planos e ficar mais tempo em algum lugar que você gostar muito.

Agora, o passo a passo pra começar a planejar sua viagem sem precisar de agência:

1 – Fazer o roteiro

Ok, você já sabe que quer conhecer Chile e Peru. Mas quais cidades pretende visitar? Você já sabe o que tem pra fazer em cada uma delas? De quanto tempo vai precisar?

Pra começar, você precisa pesquisar o que mais te interessa em cada país e definir as cidades que pretende visitar. Depois, você precisa saber um pouco sobre os passeios de cada uma delas, assim você já vai ter uma noção de quantos dias vai precisar para cada uma e concluir se você tem tempo suficiente ou não. Esse é o primeiro passo para montar seu roteiro (ou um esboço dele).

2 – Pesquisar deslocamentos

Agora que você já tem uma noção do roteiro, é hora de ver se ele é viável. Pesquise qual é o meio de transporte que pretende usar entre as cidades e veja quanto tempo cada um demora e se é viável fazer tudo o que você planejou dentro do tempo previsto.

Um exemplo: você quer conhecer Machu Picchu, Nazca, Lima, Deserto do Atacama e Santiago, mas as distâncias são grandes e fica difícil fazer tudo de ônibus (a não ser que você tenha bastante tempo). Neste caso, ou você corta algum lugar e muda seu roteiro ou paga mais caro pelo avião.

3 – Estimar um orçamento (e guardar dinheiro)

Se você quer mesmo economizar vai ter que planejar o orçamento da sua viagem. Uma dica é anotar o preço médio de tudo que vai gastar – passagem, hotel, passeios, alimentação, transportes, presentinhos, etc – e colocar em uma planilha, assim você pode converter as moedas para o real (para viagens internacionais) e ter um valor total de quanto vai precisar para a viagem. É bem trabalhoso e pode até parecer um pouco metódico, mas digo por experiência própria que é a melhor forma de não estourar o orçamento. (neste post vc encontra para download a planilha que nós usamos nas nossas viagens… é de graça! ;) ).

4 – Comprar passagem

Agora que você já tem o roteiro certinho e já sabe quanto vai gastar, é hora de começar a pesquisar as passagens aéreas. O ideal é comprar com uns 3 meses de antecedência, mas se conseguir pesquisar os preços antes, é mais fácil pegar alguma promoção. Minhas dicas são acompanhar o site Melhores Destinos, que dá dicas de tudo quanto é promoção de companhia aérea e criar um alerta nos sites de buscadores como Submarino Viagens, Voopter, Decolar.com, Skyscanner e etc., assim eles te mandam um e-mail sempre que o valor de alguma passagem para o seu destino estiver abaixo do que você cadastrou.

5 – Reservar hotéis

Esse ponto divide opiniões. Tem quem goste de sair de casa com tudo certinho e reservado e quem prefira deixar pra resolver quando chegar lá ou alguns dias antes. Particularmente, nós preferimos a segunda opção, pra garantir que não vamos perder a reserva ou o dinheiro por causa de algum imprevisto – como aconteceu em Copacabana– mas vai de cada um.

Se você preferir já reservar tudo, a dica é pesquisar em sites como booking.com, que mostra nota e avaliações dos hospedes sobre o hotel.

6 – Conhecer melhor seu destino e se equipar

É bom saber se vai fazer frio ou calor na época da viagem ou se algum dos passeios exige um equipamento específico, como por exemplo uma blusa térmica, um tênis para trekking, uma lanterna, um saco de dormir, etc. Talvez você precise comprar alguma dessas coisas antes de arrumar a mala. Aliás, sugiro que você leia este outro post que dá dicas práticas do que levar.

Fora esses 6 passos, uma sugestão é ler um pouquinho sobre a história do lugar, conhecer um pouco da cultura, comidas típicas e curiosidades, mas isso é mais pra quem curte se aprofundar um pouco mais na viagem.

Onde pesquisar tudo isso?

Em blogs, fóruns sobre viagens como o Mochileiros.com ou o Dubbi, sites especializados no destino e guias de viagem. Uma dica que funciona é entrar no site ou ir até uma agencia de viagem e perguntar qual é o roteiro que eles fazem para determinado lugar, assim você já tem uma noção dos principais passeios e pode adaptar do jeito que achar melhor.

Outra dica é deixar um comentário aqui no Vamos Fugir. Se soubermos responder, teremos o maior prazer em te ajudar! ;)

Outro post que vc vai gostar

5 dicas infalíveis para economizar em uma viagem
O que levar no mochilão
7 situações que você não deve esperar de um mochilão
Planilha para organizar gastos de viagem: a fórmula perfeita para viajar mais, gastando menos

Related posts

Seguro viagem: qual é o melhor e como escolher?

O que levar para viagem internacional: 10 itens essenciais

Chip internacional para viagem: A Casa do Chip vale a pena?

7 comments

Mochilão e lua de mel combinam? - Vamos Fugir 18 de fevereiro de 2021 - 21:43
[…] Não que seja uma viagem barata (acabou saindo mais caro do que a gente imaginou), mas vai ser uma viagem independente, 100% planejada por […]
Viviane 16 de março de 2020 - 10:17
Faltou o seguro viagem
Ulisses Dalesandro 20 de maio de 2020 - 23:01
Oi Vivivane. É verdade! Esquecemos de mencionar o seguro viagem. Algo a sempre se considerar numa viagem! Valeu!
Aurissandra 7 de julho de 2018 - 00:56
gostaria de obter dicas de um roteiro em família para a Italia, serão 20 dias ao todo, chegando em Milão e voltando por Roma.
aurissandra 7 de julho de 2018 - 01:04
A viajem acontecera dia 17/12, saída de Fortaleza para Milão, e dia 06/01/2019 volta para o Brasil saindo de Roma. Será 20 dias em família. Ao todo sao 8 pessoas.
Lígia Antoniazzi 18 de julho de 2018 - 19:50
Oi Aurissandra, tudo bem? Já deu uma olhada no nosso post com o roteiro de 20 dias pela Itália? (https://vamosfugir.net.br/2015/07/09/roteiro-de-20-dias-pela-italia/) Lá tem todas as dicas!
Soraia Cristina Pires 12 de fevereiro de 2017 - 20:19
Bom dia! Vou dia 02.05.2016 para Itália. Comprei passagem SAO/ROMA/SAO, Conheço Roma. Firenze, Veneza, Sam Geminiamo e Capri (amo). Pensei em 3 dias em Roma, e depois Costa Amalfitana. Estou sem saber quantos dias ficar em cada lugar. Quero dicas de hoteis mais baratos, transporte, cidades mais interessantes, e outras. Podem me ajudar?
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More