Gente, nós temos uma correspondente internacional!! \o/ Muito chique né?! haha Pois é, a Paulinha é nossa amiga e se mudou agora no comecinho do ano para a Holanda, onde conseguiu uma bolsa para fazer seu doutorado. A partir de hoje ela vai escrever pra gente contando tudo sobre esse processo de mudança de país e como é a vida lá fora. E pra começar, o primeiro post é sobre como tirar visto para a Holanda. É um processo burocrático e um pouco chatinho, mas depois de ler o texto dela com o passo a passo, as coisas com certeza ficarão mais fáceis pra você. Olha só:
Como tirar visto para a Holanda
Por Paula de Almeida
Olá! Eu sou a Paula, química, natural de Americana – SP e prestes a mudar completamente minha vida: estudar fora do país. Em janeiro começo o doutorado na Radboud University, Nijmegen, Holanda. E aqui no Vamos Fugir vou compartilhar dicas das viagens e passeios que me esperam na Europa e do dia-a-dia para quem quiser sentir como é morar fora.
Essa é a Paulinha, a mais nova correspondente do Vamos Fugir na Holanda/ Europa! ;)
A primeira etapa de tudo é o visto, e digo logo que é burocrático e demora no mínimo 2 meses. Aqui tento reunir informações detalhadas para auxiliar quem está nessa mesma situação a controlar a ansiedade e saber o que está à frente.
Procedimento a ser seguido é o TEV – Procedimento de Entrada e Residência – para então se aplicar para o visto ou permissão de residência, o MVV. E como funciona? O patrocinador, no meu caso a Radboud University, é quem iniciou o TEV/MVV. Como meu namorido, o Rodrigo, vai se mudar comigo à Holanda, foi a própria universidade que cuidou do TEV/MVV dele também em um processo atrelado ao meu.
Após iniciado, recebi por e-mail o acesso ao site application.visacare para preencher um formulário com meus dados pessoais e fazer o upload de diversos documentos. O prazo para carregar os documentos foi de 14 dias, e estes devem estar legalizados, traduzidos e emitidos há não mais que 6 meses. Logo, arranjar todos os documentos de forma adequada requer tempo e planejamento. Por exemplo, para a certidão de nascimento (CN):
1) pegar a segunda via da certidão de nascimento: este serviço custou R$ 25,40 e foi feito na hora no cartório de registro civil em que fui registrada. Se possível, vale a pena retirar no cartório, pois para a CN expedida via internet é necessário ir ao cartório reconhecer firma do escrevente;
2) ir ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) para legalizar: este serviço é gratuito e eu fiz em São Paulo. Fica pronto rapidinho, menos de 15 minutos, mas atenção que o MRE só abre (pontualmente) às 10h e há uma grande fila para ser atendido (veja aqui o site oficial);
3) ir ao Consulado dos Países Baixos para legalizar: o consulado não abre às sextas e funciona até às 12h, então é bom se planejar e chegar cedo no MRE se quiser fazer as duas legalizações no mesmo dia. O documento só é legalizado no Consulado se apresentar o carimbo de legalização do MRE. O valor da legalização é tabelado em euros, logo o valor em real varia conforme a cotação. No meu caso, paguei R$ 110,00 e levou 2 dias úteis para ficar pronto (site oficial);
4) encaminhar o documento para tradução: a tradução deve ser feita por um tradutor juramentado e reconhecido pelo Reino dos Países Baixos. No site do consulado tem uma lista com alguns nomes (veja aqui). Entrei em contato com todos, e o melhor orçamento foi o tradutor de Curitiba, o Sr. Fred J. Mica (melhor orçamento mesmo!! Metade do valor que a tradutora de Holambra me passou). Para ir adiantando a tradução, eu tirei fotos dos documentos legalizados antes de postar no Correio e encaminhei ao tradutor. Levou apenas 1 dia para ir de São Paulo à Curitiba, e 2 dias para a tradução. Cordialmente, o Sr. Mica me encaminhou o scan dos documentos originais e traduzidos e assim eu já pude carregá-los no site para o TEV/MVV, e claro, depois me enviou os documentos via Sedex. O custo da tradução da CN foi de R$ 130,00.
Eu entrei em contato com o Consulado Holandês para saber se havia tradutores juramentados e reconhecidos na Holanda que fizessem a tradução de português a inglês (afinal, em inglês poderia ser mais útil no futuro), só que não tem. Responderam que não há uma lista oficial, e que se eu fizesse a tradução para o inglês o documento só seria aceito na Holanda depois de legalizado pelo MRE e pelo consulado holandês, assim como o documento original. Ou seja, pensando em economizar no futuro, sairia caro no presente. Logo, não vale a pena.
Pelas ruas de Nijmegen
Outros documentos que passaram por esse processo (R$ 110,00 para cada legalização consular): CN do Rodrigo (custo da tradução: R$ 130,00), nossa declaração de união estável (custo da tradução: R$ 220,00) e meu diploma do mestrado (apenas traduzido, não foi preciso legalizar. Custo da tradução: R$ 130,00). A declaração de união estável deve estar no modelo holandês, em que duas outras pessoas, amigas de longa data (não pode ser parente), e que não tenham o mesmo sobrenome que nós, declaram que estamos em união estável, que somos solteiros e nunca contraímos matrimônio. Esse modelo era o aceito em novembro de 2015, e como as regras do Consulado Holandês estão sempre mudando, é bom se informar antes de fazer uma declaração de união estável (custa em torno de R$ 350,00, e tive que fazer duas, pois a primeira o consulado não aceitou). O melhor lugar para se informar é pessoalmente no Consulado.
Além desses documentos, é preciso carregar o scan de todas as páginas usadas do passaporte, alguns formulários para serem preenchidos a mão e assinados e ter para o dia da entrevista 2 fotos de passaporte no tamanho de 35 x 45 mm. Tirei as fotos no Shopping Dom Pedro de Campinas, e 4 fotos ficaram R$ 20.
Depois de todos os documentos carregados, os mesmos são encaminhados ao IND (Serviço de Imigração e Naturalização). Após 2 a 3 semanas, o IND encaminha uma carta ao patrocinador e ao consulado cadastrado (no meu caso o de São Paulo) dizendo que posso ter o visto holandês. E aí vem a lista de quais documentos levar ao consulado: um outro formulário, cópia do passaporte e as fotos. Para entregar os documentos deve ser feito o agendamento on-line no site do consulado. Agendei pra mim e para o Rodrigo no mesmo dia e fomos atendidos juntos. É bem simples. Não tem entrevista e nem nada. Eles recebem os documentos, tiram a impressão digital e pronto! Depois de 10 dias úteis recebemos nossos passaportes com um selinho válido por apenas 3 meses de que podemos ser residentes da Holanda! Chegando lá mais burocracia nos espera, pois teremos que procurar a prefeitura e fazer um teste de tuberculose (?!?!). Mas aí fica para um próximo post!!
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