Em uma de suas primeiras semanas morando da Holanda, a Paulinha – que não é boba nem nada – já foi passear por lá, curtir toda a lindeza da neve e aproveitar o inverno em Groningen, a 205 km de Nijmegen, onde ela está morando. Olha só como foi esse passeio, dicas do que tem pra fazer por lá e o primeiro contato dela com a neve:
Por Paula de Almeida
Inverno em Groningen. O que tem?
Janeiro é sinônimo de inverno sério na terra do tamanco de madeira. Mas isso não significa ficar dentro de casa com medo do frio. No inverno há opções de divertimento até mesmo ao ar livre, e pra provar, fui passear em Groningen (se pronuncia RRoninRRãm, aquele R gutural de tirar o pigarro da garganta)! Groningen é a maior cidade do norte holandês, situada na província que leva o mesmo nome, Groningen. Por ser mais ao norte, e mais pertinho do mar do norte, Groningen é muito mais gelada que Nijmegen. A cidade é universitária e muito verde. De quase 200 mil habitantes, cerca de 53 mil são universitários (dados da melhor amiga dos estudatens, wikipedia).
Passei um final de semana em Groningen na companhia de meu amigo do Brasil, Giovanni, que está morando lá. Pegamos um final de semana muito bonito! Neve no sábado (a primeira neve a gente nunca esquece, hehehe, mas já já falo disso) e um dia ensolarado no domingo, com a paisagem branquinha da neve do dia anterior. Aqui vai uma lista do que fazer em Groningen:
Passeio na cidade
Vale o passeio pela Grote Markt, uma das principais praças do centro e uma visita a Martinitoren, torre gótica de quase 100 metros de altura. Se você estiver no pique, dá pra subir e ter uma vista privilegiada da cidade. São 260 degraus! Próximo você encontra o Goudkatoor (em português, o escritório de ouro), edifício de 1635.
Martinitower
Goudkatoor
Passeio no Parque
O parque Stadspark é lindo!! Com toda a neve ficou mais lindo ainda! Detalhe para os lagos congelados!!! É uma boa opção pra curtir a natureza e tirar boas fotos. No inverno tem seu charme com a neve, a paisagem fica muito diferente.
Stadspark
Stadspark e primos da Lhama do Vamos Fugir. Fofos, não?!
Compras
No centro há muitas lojas para todos os gostos e de preços variados. As lojas na região da Grote Markt é um destino certo para compras. Se não quiser gastar, dá pra passear a toa e ver a muvuquinha de pessoas. Se você estiver viajando em janeiro, aproveite as liquidações!!! Todas as lojas fazem promoção e as roupas ficam ridículas de baratas. Sério!
Grote Markt
Cafés
Comer é sempre muito bom! Depois de um passeio no ar gelado, uma pausa para um chocolate quente. E a noite, cerveja da boa (e barata!!!).
Pausa para café
Cerveja no bar
Mas Paula, me conta, como foi ver a neve pela primeira vez? É muito bonito!! Os floquinhos de neve caindo do céu, o chão ficando coberto de neve e tudo branquinho. É uma paisagem linda de verdade! Começou a nevar, peguei meu casaco e fui andar na rua. Me senti dentro daquelas bolinhas de vidro de chacoalhar e parecer neve, sabe do que estou falando?! Hahahha.
Brincando na neve
Brincando na neve 2
A fase “lua de mel” da neve é linda, e depois vem os probleminhas… o chão começa a formar gelo e ficar escorregadio. A neve cai na roupa, no gorro, depois derrete e fica tudo molhado (e é claro, muito gelado). A neve que estava na terra derrete e fica uma melequeira danada de mistura de água, neve e barro. E quem tem carro tem que tirar toda a neve e gelo do parabrisas e retrovisor. Se for sair de bicicleta (mais factível por aqui), tem que tirar a neve do assento e do guidão. Ou seja, é lindo, mas dá trabalho pro dia-a-dia.
Carros e bikes cobertos de neve
Gostou? Tem dúvidas? Deixe um comentário (blogueiros adoram comentários) e volte mais vezes!!! :)
2 comments