A trilha da Pedra da Onça (ou Mirante), que fica a 1960m de altitude, é considerada a vista mais bonita de São Francisco Xavier. Lá de cima, no topo da Serra da Mantiqueira, dá pra avistar várias montanhas ao redor e algumas cidades do Vale do Paraíba. É um daqueles lugares em que você consegue sentir a força da natureza, que te faz parar pra observar, sentir e pensar no quanto o ser humano é pequeno diante de tudo aquilo….
Como é a trilha da Pedra da Onça
Como já disse neste post sobre o que fazer em São Francisco Xavier, nossa intenção era fazer a travessia até Monte Verde (que ficava 10km mais a frente da Pedra da Onça), mas achamos melhor desistir da ideia por que estávamos sem guia e descobrimos que parte do caminho – o chamado Bosque dos Duendes – era um pouco confuso e existia risco da gente se perder…A saída foi seguir “só” até a metade (Pedra da Onça), que por si só já compensa bastante.
À direita, entrada para o Bosque dos Duendes. À esquerda, Pedra da Onça
A trilha da Pedra da Onça é autoguiada e até que bem demarcada, mas tem a vegetação um pouquinho fechada em algumas partes e um terreno com muitas pedras e lama. Como nós fomos no verão, a dificuldade pra caminhar foi bem maior porque tinha muita água descendo a montanha; era praticamente subir contra um riozinho, o que deixava o chão muito escorregadio e até perigoso – mas acredito que na época de seca seja mais tranquilo.
Nós fizemos o percurso em 4h30 – parando pra tirar foto e tomar fôlego – mas dá pra dizer que não é uma trilha fácil, por isso, se você não tiver preparo físico nem estiver acostumado a fazer trilhas é melhor pensar bem, até por que 95% do caminho é subida! Mesmo com um preparo relativamente bom, eu fiquei bem cansada e acabei achando ótimo ter desistido de fazer a travessia para Monte Verde! ahhaha Já pensou mais 10 km? O.o (Tudo bem que dali pra frente é reta e descida, mas tem a volta né?! hehehe )
Depois de subir muitas pedras, pular troncos caídos, desviar de muitas plantas na cara, atolar o pé no barro várias vezes e dar uns escorregões básicos, nós finalmente chegamos ao topo! Sentamos na pedra, fizemos um lanche e ficamos só olhando… lá em cima é MUITO alto e dá pra ver várias montanhas da serra, além da cidade de São Francisco e até São José dos Campos. No dia que nós fomos, o céu estava com muitas nuvens, então a vista não foi 100%, mas mesmo assim estava linda, olha só:
Vista de Monte Verde, do outro lado
Livro de cume:
Lá em cima, logo no finalzinho da trilha principal, tem outra trilinha menor à esquerda. Se você seguir por ali vai chegar no livro de cume, onde o pessoal assina e deixa umas mensagens… Se passar por lá, procure pela nossa! ;)
Como chegar
A partir do Centrinho de São Francisco, siga sentido Joanópolis e observe as placas indicando a fazenda Monte Verde. Pode ficar tranquilo que é bem sinalizado. Você vai subir por uns 10 ou 15 minutos por uma estrada de terra até chegar em um platô em frente à Fazenda, que funciona como estacionamento, mas não precisa pagar nada. :)
Dali, é só seguir a pé no sentido de uma porteira, continuar pela trilha demarcada, pegar a esquerda na bifurcação e subir até o topo da montanha!
**Atualização: a Ana, nossa leitora, enviou um comentário no dia 11 de fevereiro, atualizando algumas informações. Vou compartilhar aqui:
“a casinha da porteira, da entrada da trilha, não é mais branca! Agora ela é amarela. E depois de estacionar o carro em frente a fazenda monte verde, sobe-se a pé pela estrada de terra mesmo. E após essa subida que avista-se a casa amarela com a porteira. ” #ficadica ;)
Olha a porteira aí
Dicas importantes:
#Dica1: Leve lanche – nós fizemos um sanduíche natural, levamos banana, pêssego, bolacha, barrinha de cereal, gatorade e água.
#Dica2: Vá de calça – além de proteger no caso de alguma queda, a calça evita que o mato alto fique roçando na perna.
#Dica3: Vá de tênis próprio para caminhada ou trekking, o que é melhor ainda!
#Dica4: No caminho você vai encontrar alguns pontos de água potável… encha sua garrafinha, pq lá no topo não tem!
#Dica5: não faça como alguns babacas que deixam lixo jogado pelo caminho (sim, nós vimos)… a natureza te dá a oportunidade de fazer esse trekking incrível, de graça, e o mínimo que você pode fazer é retribuir à altura né?! :)
Informações gerais:
Percurso: 11km
Duração: 4h30 a 5h ida e volta
Altitude: 1.960m
Dificuldade: média/difícil
Se você já fez a trilha da Pedra da Onça e sabe de alguma dica que esquecemos de falar aqui, não deixe de comentar aí embaixo! ;) Estamos abertos à críticas, sugestões, dúvidas e etc… adoramos quando vcs comentam! =)
Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão pra se manter vivo, mas você continua pagando a mesma coisa!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)
20 comments