Para quem visita Maceió, é quase que uma obrigação fazer um passeio para Maragogi. É quase como visitar Paris e não ver a Torre Eiffel! hahaha To brincando, mas Maragogi é tudo de bom, gente… lindo demais! É claro que tem seus pontos negativos como todo ponto extremamente turístico, – vou falar disso mais pra frente – mas no geral, Maragogi é sim uma atração que compensa colocar no roteiro.
Pra começar que as chamadas Galés de Maragogi, as piscinas naturais, são arrecifes de corais que ficam a 6 km da costa, ou seja, quase no meio do mar! Como os passeios são feitos com a maré bem baixinha, o local onde ficam os corais é bem raso e a água é quentinha e muito, muito transparente. Por ficar em uma Área de Proteção Ambiental, é muito fácil ver peixinhos coloridos nadando entre os corais e, de tão acostumados, entre as pessoas também.
Como é o passeio para Maragogi
Para quem não sabe, Maragogi é uma cidade localizada a 125 km de Maceió. Por lá existe infraestrutura turística e até muitos resorts chiquérrimos, mas para quem estiver hospedado na capital de Alagoas, o jeito é enfrentar a estrada mesmo. A maioria dos passeios realizados por agências (incluindo as vans que ficam na orla de Pajuçara e Ponta Verde – neste post eu explico melhor) buscam os turistas às 5h da manhã nos hotéis. Isso mesmo, você leu CINCO HORAS DA MANHÃ! Isso significa que você vai precisar acordar, pelo menos às 4h30!
Eu sei, é um pouco sofrido: você tira férias, pensa que vai descansar e acorda às 4h30 da manhã. Mas isso só acontece por que a viagem até Maragogi leva 2h e o passeio precisa ser feito com a maré ainda baixa, o que só rola pela manhã. O horário pode até variar um pouco, mas costuma ser assim bem cedinho mesmo… Mas gente, acordar às 4h30 pra trabalhar é uma coisa e acordar para passear em um lugar paradisíaco é outra, totalmente diferente até pra mim que sofro de manhã cedo! hahaha
Bem, passado o momento por-que-eu-aceitei-madrugar e depois das 2h dormindo na van, você chega em Maragogi. Lá, é preciso pegar um barco para chegar até as piscinas naturais – cerca de meia hora -, o que normalmente não está incluído no preço que o vendedor te passa. Então, aí vai uma dica muito importante: na hora de fechar seu passeio para Maragogi, pergunte se o preço já inclui o barco e tente negociar um pacote, por que sai mais barato. Caso você esqueça, o guia vai te avisar logo na chegada à praia, mas aí é bem mais caro e como você está ali só para isso, vai acabar pagando.
Obs: pra quem estiver me Porto de Galinhas (PE), o esquema de horários é o mesmo e a viagem também demora duas horas.
—> Reserve seu transfer do aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares para MaceióPontos negativos do passeio para Maragogi
Além dessa história do barco, outra coisa que nos incomodou muito foi a pressão que o guia e os garçons fazem, às 8h da manhã, para você fazer o pedido do almoço. Segundo eles, na volta não dá tempo de preparar. Como aquilo nos deixou muito atordoados, nós resolvemos não pedir nada, na verdade, a gente queria procurar outro lugar para comer, por que além de tudo, tinha que ser no restaurante que eles tinham parceria.
Só pra adiantar o final da história, na volta nós chegamos a procurar outros restaurantes, mas ou estavam fechados ou tinham o mesmo preço (caro!) que o outro. A solução que nós encontramos foi pedir o prato lá mesmo, por que ficamos com medo de atrasar em outro restaurante e a excursão nos deixar haha. No final deu tempo certinho e nós conseguimos dividir um prato que eles diziam ser individual, mas era muuuito bem servido. Se quiser evitar esse incômodo a melhor saída é levar seu lanche.
Outro ponto negativo é a exploração que acontece no barco: antes de chegar às piscinas naturais, os guias te oferecem snorkel para alugar, mergulho com cilindro, foto subaquática, ensaio romântico, mergulho de batismo… mil opções pra te forçar a gastar mais e mais. O pior é que se não alugar pelo menos um snorkel, você acaba deixando de aproveitar todo o potencial do lugar, que é a vida marinha. A dica é: controle-se e não compre tudo que enxergar! hahaha
Mas agora chega de falar mal! Prefiro deixar vocês tirarem as próprias conclusões olhando as fotos de lá:
Olha a cor dessa água!
Saldo positivo: lugar incrível, maravilhoso e capaz de curar qualquer mau humor de quem levantou às 4h30 da manhã.
Saldo negativo: a exploração exagerada do turista.
Balanço: não deixe de fazer o passeio para Maragogi por que a natureza compensa cada esforço ou incômodo. É impressionante e lindo demais!
Dica: pra quem não quiser deixar pra comprar o passeio só quando chegar lá, é possível reservar pela internet e já chegar lá com tudo organizado e sem dor de cabeça. Para isso, nós indicamos o Get Your Guide, um site que oferece tickets de passeios pelo mundo todo e é parceiro do Vamos Fugir!
43 comments