Do alto de seus 1840 m de altitude, a vista que se tem do topo da Pedra da Macela, em Cunha, é algo quase inacreditável. A cidade, que tem um clima fresquinho e várias atrações pra quem gosta de descansar e curtir o “meio do mato”, fica no topo da Serra do mar e bem na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
E é do ponto mais alto do paredão de pedras que separa o Vale do Paraíba das cidades do litoral, que se tem a vista mais bonita da região: na Pedra da Macela é possível ver, em dias 100% limpos, toda a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, além de várias montanhas e de uma infinidade de árvores da mata atlântica, preservadas pelo Parque Estadual da Serra do Mar, “logo ali” embaixo.
Nós já subimos a Pedra da Macela 3 vezes e eu resolvi atualizar este post. Na primeira o céu estava claro, mas com algumas poucas nuvens que ficaram concentradas bem naquela região. Lá no topo não dava pra ver NADA, mas depois de um tempinho a neblina baixou e a gente parecia estar flutuando nas nuvens. Foi bonito, mas nada comparado àquela vista sensacional de um dia limpo…
Na segunda vez o tempo já estava melhor e deu pra ver a vista todinha lá embaixo… muito maravilhoso! E na terceria, foi a mesma coisa, mas como era mais cedo, o visual estava ainda mais lindo!
Nós fizemos até um vídeo para o nosso canal do Youtube mostrando toda essa subida e a vista de lá (voamos até o drone!) Quem quiser dar uma olhada, é esse aqui:
Acampar na Pedra da Macela
Algumas pessoas sobem no final da tarde com todos os equipamentos necessários para acampar lá em cima e apreciar, logo cedo, o nascer do sol no mar. Nós encontramos alguns deles no caminho de volta e ficamos super empolgados com a ideia!
Antigamente não tinha banheiro nem estrutura nenhuma (e a galera acampava mesmo assim!). Mas agora estão revitalizando toda a área, construíram um banheiro seco e demarcaram os locais onde é permitido acampar, pra aumentar a segurança.
Quando ir à Pedra da Macela
Como disse, em dias de céu com nuvens, a vista não é assim tão deslumbrante (mas o esforço pra subir continua o mesmo haha). Por isso, se conseguir, é melhor melhor planejar sua visita para uma época de tempo bem seco e céu azul.
Como chegar a Cunha e à Pedra da Macela
A 230 Km de São Paulo, a pequena cidade de Cunha é conhecido pelo tradicional artesanato com cerâmica e muito procurada pelo clima aconchegante da montanha. Além da Pedra da Macela, a cidade tem várias opções de turismo próximo à natureza, como o Parque Estadual da Serra do Mar, que tem cachoeiras e 3 trilhas de diferentes níveis, com guias para acompanhar (logo logo vamos fazer um post sobre isso).
Para chegar lá, o ideal é pegar a Via Dutra sentido Rio de Janeiro, seguir até Guaratinguetá (saída 65) e pegar a estrada Cunha-Paraty até o Km 66. Por ali a sinalização vai indicar a entrada para a estrada de terra que fica do lado esquerdo e, depois de 4Km, leva até a entrada da trilha para a Pedra da Macela.
Como é a trilha
Você estaciona o carro logo depois da guarita e segue a pé por mais 2km. Pode parecer pouca coisa, principalmente por que a estradinha é asfaltada, mas não se engane: a trilha é muito ingrime e cansativa! Nós subimos em 35 minutos, parando para descansar algumas vezes, mas nada impede que você suba mais devagar e pare para respirar quantas vezes quiser, até conseguir completar a subida.
Na segunda vez que estivemos lá meus pais foram junto e o ritmo da subida foi bem mais tranquilo… Aliás, vimos muitas crianças, idosos e pessoas com roupas totalmente inadequadas (tipo chinelos) fazendo a caminhada. Não é nada impossível, mas é bem cansativo!
Dicas importantes
#Dica1: Leve comida e bebida, principalmente água, pois você vai precisar e lá não tem NADA!
#Dica2: Não esqueça o protetor solar, já que o sol lá em cima é bem forte.
#Dica3: Use roupa confortável, tênis e, se pretender ver o sol nascer ou se pôr, leve agasalho por que lá em cima faz frio (principalmente quando tem neblina).
A melhor parte deste passeio é que é tudo de graça! Não é preciso pagar nem um centavo pra entrar ou estacionar (ainda!) Talvez um dia eles comecem a cobrar, então é bom vc confirmar antes de ir.
E aí, topa o desafio? Se vc já foi e tem alguma dica ou ficou com alguma dúvida é só perguntar aí nos comentários! Nós adoramos quando vocês entram em contato! =)
Seguro Saúde para Cunha
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
————
Outros posts que você também vai gostar:
- O que fazer em Cunha – roteiro para 2 ou 3 dias de viagem
- Por que você deve passar o próximo feriado no Vale do Paraíba
- Santo Antônio do Pinhal tem ótimas opções para curtir o inverno
- O que fazer em Campos do Jordão – Dicas para uma viagem de 2 a 3 dias
- O que fazer em São Bento do Sapucaí – roteiro para 3 a 4 dias de viagem
- O que fazer em Cunha – roteiro para 2 ou 3 dias de viagem
- Trilhas do Horto Florestal de Campos do Jordão são imperdíveis pra quem adora natureza!
- O que fazer em São Francisco Xavier
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
35 comments