Quem gosta de um friozinho no inverno, hotéis sofisticados no meio da montanha, boa gastronomia e artesanato, com certeza já ouvir falar bem ou até já visitou Cunha. Mas a cidade não é um destino interessante apenas pra quem curte ficar de boa, relaxando no meio do mato. Cunha também é considerada um dos melhores locais para ecoturismo na região.
Como vocês já viram aqui no blog, é lá que fica a famosa e incrível Pedra da Macela, um ponto de 1840 m de altitude, no topo da Serra do Mar, de onde é possível ver toda a Baía de Paraty, Angra dos Reis e (se der sorte e pegar um dia bem limpinho) até Ilha Grande! Só por esse rolê, já acho que a visita à cidade vale muito a pena, mas as atrações próximas à natureza não param por aí!
Trilhas e cachoeiras em Cunha
Localizada no topo da Serra do Mar, já na divisa com Paraty, Cunha abriga um núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar (sim, o mesmo de Ubatuba) que tem 14 mil hectares de mata atlântica preservada e protege mananciais fundamentais para o abastecimento de água do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
Por lá é possível fazer 3 trilhas diferentes: a Trilha do Rio Paraibuna, Trilha das Cachoeiras e Trilha do Rio Bonito.
Trilha do Rio Paraibuna
É uma das únicas que não precisam de agendamento. É só chegar, pegar umas informações com os funcionários do parque e sair conhecendo. A trilha é muitoo tranquila, autoguiada e tem só 1,7 km no total. Mas não se engane: é bem bonita!
Ela começa logo ao lado de uma cachoeira, bem no ponto em que as pedras formam uma piscininha natural e o pessoal fica nadando… é bem gostoso, mas precisa de coragem pra entrar naquela água gelada! Depois você vai seguindo as outras quedas até que chega num ponto em que começa a acompanhar o rio. A trilha termina numa parte onde a mata é mais fechadinha, mas em momento nenhum fica difícil de andar. O caminho todo é plano.
Extensão: 1,7 km
Tempo: 1h
Dificuldade: fácil
Trilha das Cachoeiras
Essa trilha já é um pouco maior… no total ela tem 14,4km, mas metade deste caminho pode ser feito de carro e só 7km a pé, o que já ajuda bem pra quem não tiver tanta disposição assim né?! A trilha passa por algumas cachoeiras dos rios Paraibuna e Ipiranguinha, por um trecho do rio Bonito e dá pra parar para tomar banho em alguns dos pontos. Além disso, é fácil ver algumas aves, macacos e até rastros de gatos do mato e onças-pardas (suçuarana).
Extensão: 14,4 km
Tempo: +- 6h
Dificuldade: média
Trilha do Rio Bonito
Logo no começo da caminhada já tem uma subida pesadinha, por isso a trilha é considerada um pouco mais difícil que as outras. Nós não fizemos, mas há quem diga que é tranquilo… aí só depende do seu preparo físico. A trilha passa por áreas de mata e margeia o rio, onde é possível nadar e apreciar o visual das árvores refletindo na água.
*Este passeio também precisa agendar – veja as dicas aqui embaixo.
Extensão: 7,6 km
Tempo: 4h30
Dificuldade: média alta
Como agendar as trilhas
Você precisa ligar em um dos telefones da sede administrativa do Parque: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818 e marcar. Os passeios saem no sábado às 9h.
O horário de funcionamento da sede administrativa é segunda-feira a sexta-feira das 7:30h às 17h, mas uma boa dica que o rapaz do próprio parque nos deu é ligar logo na segunda-feira, assim eles já começam a montar os grupos a partir do passeio que você escolheu (porque ultimamente só tem saído um por final de semana).
Como chegar no Parque Estadual da Serra do Mar
Pra quem vem de São Paulo – Pegar a Rodovia Ayrton Senna ou Carvalho Pinto e seguir até a saída 129, acesso a Taubaté. Depois, prosseguir pela Dutra até o trevo de Guaratinguetá para pegar a Rodovia Paulo Virgínio, que dá acesso à ao centro de Cunha. Para chegar até o parque é preciso seguir até o km 56 e pegar a Estrada do Paraibuna (de terra) por mais 20km – o caminho de terra não é dos mais lisinhos, mas dá pra ir tranquilo.
Endereço do Parque: Estrada Municipal do Paraibuna, km 20
Horário: o parque fica aberto todos os dias, das 7h30 às 17h
Preço: R$19 por adulto
Site oficial:
Site oficial: https://cunha.ingressosparquespaulistas.com.br/
#Dica1: Use roupas adequadas de ginástica e tênis confortável.
#Dica2: se quiser nadar, vá de biquíni/sunga por baixo e leve outra roupa. Lá tem banheiro pra se trocar e até chuveiro!
#Dica3: para as trilhas mais longas é bom levar um lanchinho, por que lá é afastado e no Parque não tem nada pra comprar.
#Dica4: Na volta, pare em algum dos restaurantes na estrada pra almoçar… Nós comemos em um que fica bem perto do parque, em uma casa no topo de um morro (esqueci o nome) que era uma delícia!
Seguro viagem para Cunha
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts que você também vai gostar:
- O que fazer em Cunha – roteiro para 2 ou 3 dias de viagem
- Pedra da Macela, o melhor passeio de Cunha
- Por que você deve passar o próximo feriado no Vale do Paraíba
- Santo Antônio do Pinhal tem ótimas opções para curtir o inverno
- O que fazer em Campos do Jordão – Roteiro completo
- Trilhas do Horto Florestal de Campos do Jordão são imperdíveis pra quem adora natureza!
- O que fazer em Bonito (MS) – guia completo para 4, 5 ou 6 dias de viagem
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
1 comment