Tudo sobre a trilha das 7 fontes, em Ubatuba

A trilha das 7 Fontes em Ubatuba é um passeio gostoso, que não leva muito tempo e tem praias muito bonitas pelo caminho. Fizemos a caminhada em novembro de 2015, em um dos poucos dias que conseguimos uma trégua da chuva durante as nossas férias. A ideia era explorar bem cada cantinho de Ubatuba pra divulgar aqui no blog, mas não rolou (aliás, foi nessas férias que fomos pra Maceió, o único lugar com sol no Brasil inteiro! haha). Mesmo assim, foi tudo bem tranquilo e nós curtimos bastante.

A trilha é um ótimo passeio pra quem gosta de exercício físico (mesmo que não tenha um preparo exemplar), natureza e praias tranquilas. Nada de levar isopor com cerveja, cadeira de praia ou som alto ein?! A gente demorou cerca de 2 horas ida e volta, parando pra comer, tirar fotos e entrar no mar, isso significa que dá pra levantar cedinho, fazer a trilha e depois ainda conhecer outra praia ali por perto – que tal Domingas Dias ou Sununga, onde tem a Gruta que Chora?! ;) Parece bom pra um final de semana né! Então acompanha aí:

Como chegar à trilha das 7 fontes

Saco da Ribeira

Pra chegar até lá você precisa ir até o chamado Saco da Ribeira, uma baía onde ficam vários barcos e marinas. Qualquer pessoa de Ubatuba conhece e pode te indicar o caminho, mas pra simplificar, é o seguinte: saindo do centro de Ubatuba, pegue a Rodovia Rio-Santos, sentido Santos, até a altura do Km 63 (bem na entrada fica a sede da empresa Mykonos). Depois, ande mais uns 800m pela Av. Beira mar (passando pelo Iate Clube) até chegar em uma pracinha com uns coqueiros de frente pro mar.

Deixe o carro por ali e siga a pé pela estradinha de terra. Logo você vai ver uma placa indicando a Praia da Ribeira, aí é só seguir…. Essa praia é pequena, bonita e com água tranquila. Por ali tem algumas casas de veraneio e dá pra ver todos os barcos “estacionados” no Saco da Ribeira.

Essa é a apraia da Ribeira

Depois de atravessar a Praia da Ribeira, pegue uma trilinha no canto direito que vai para a Praia do Flamengo. Essa parte já tem um pouquinho mais de subida e várias partes sem sombra, mas o visual é lindo! A praia também é bem bonita e tranquila, olha só:

Vista da trilha


Praia do Flamengo

A próxima trilha (agora é a que chega na praia das 7 fontes) fica no meio da praia e tem um placa bem grande indicando. A partir daí o negócio fica um pouco mais pesado… você precisa atravessar o morro porque a praia fica do outro lado, e aí começa a subida. Não é nada impossível, mas é puxadinho!

A Praia das 7 fontes

A praia é linda, espaçosa e com bastante sombra de árvore. Como nós pegamos um dia nublado, não deu pra ver todo o potencial de beleza, mas quem já foi com sol diz que é bem transparente e limpinha. Por lá você vai encontrar alguns restaurantes, mas é tudo bem carinho, então o mais indicado é levar um lanchinho, sentar na areia e fazer a boa e velha farofa educada. hahaha

Nós gostamos bastante da praia e principalmente da trilha, mas pra ser sincera esperava que fosse muito mais vazia, por conta da dificuldade de chegar. O acesso só é feito por trilha ou barco e muitas escunas que saem da Praia do Itaguá, Saco da Ribeira ou Praia do Lázaro. Também tem a opção de ir pela trilha e voltar de barco, aí é só negociar com um dos barqueiros que ficam ali na praia, o preço fica em torno de R$25 por pessoa (só a volta).


Seguro viagem para Ubatuba

Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.

Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)

Outros posts sobre Ubatuba que você vai gostar:

Se você gostou do nosso conteúdo ou achou útil de alguma forma para a sua viagem, uma das melhores maneiras de retribuir e contribuir para que nosso trabalho continue é usando nossos links afiliados.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)

Related posts

O que fazer em Angra dos Reis, RJ: roteiro completo para até 4 dias

Onde se hospedar em Ubatuba: guia completo por região

Onde passar férias? 5 lugares para viajar no Brasil em 2024!

7 comments

Letícia Castro 30 de agosto de 2021 - 11:49
Oii, você encontrou cobra pelo caminho?
Liv 27 de setembro de 2018 - 08:31
Dá pra fazer a trilha sem guia? A trilha é estreita ou mais larga que de para fazer com segurança?
Lígia Antoniazzi 8 de outubro de 2018 - 05:52
Oi Liv, a gente fez sem guia, mas se vc nao tiver mto costume de fazer trilhas e nao sentir confiança, eu recomendo ir com um guia sim... O caminho eh mais ou menos demarcado e passa pelo meio das praias, da mata, pedras, encosta e etc.. tem que tomar cuidado, mas tbm nao eh nenhum bixo de 7 cabeças...
Alberto 28 de setembro de 2017 - 21:01
Boa noite, esse lugar eh incrível, fiz o caminho hoje, valeu a pena!!! Lugares maravilhosos
Ulisses Dalesandro 12 de outubro de 2017 - 22:58
Valeu Alberto! Vale demais né!
Veronica 18 de janeiro de 2017 - 17:00
Lígia, boa tarde. Como faz para mandar um e-mail para vocês com uma dúvida??
Lígia Antoniazzi 22 de janeiro de 2017 - 10:01
Oi Verônica, tudo bem? Pode enviar para contato@vamosfugir.net.br =)
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More