Cruzeiro em Halong Bay, a incrível baía do dragão no Vietnã

Composta por quase 3 mil ilhotas, Halong Bay impressiona pela beleza e por um certo climinha místico no ar. Não sei se é porque nós fomos em uma época que fazia frio por lá, mas a paisagem sempre tinha um pouquinho de neblina e parecia quase uma foto em preto e branco… difícil não ficar encantado, mesmo com os 10°C que faziam do lado de fora do barco.

Declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1993 e considerada uma das 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo, a Baía de Halong (Halong Bay) é enorme e toda desenhada por ilhas de calcário com diferentes tamanhos e formações rochosas. Em algumas delas existem prainhas particulares e até cavernas dentro das montanhas, mas nenhuma das ilhas é habitada.

A lenda do dragão

No idioma vietnamita antigo, Halong Bay significa “Baía onde o dragão entra no oceano“. Segundo a lenda, com o país ameaçado por invasores, o Imperador Jade (o principal Deus da religião chinesa, também praticada no Vietnã) enviou à Terra um dragão e seus filhotes para ajudar a população naquela guerra. Durante a luta, eles lançaram fogo e enormes esmeraldas que fizeram uma barreira ao redor do campo de batalha e afundaram os navios dos inimigos.

Passados muito anos, as pedras preciosas se transformaram em ilhas de diferentes tamanhos e formatos. E os dragões, ao invés de voltarem para o paraíso, ficaram na Terra para ajudar a população a se reconstruir e expandir o país. Como forma de homenagem, a população batizou a região de Halong Bay: a baía onde o dragão desceu.

Fonte de pesquisa: http://www.halongbay.info/

Como ir para Halong Bay

Halong Bay fica em Halong City, uma cidade a 160km de Hanói, a capital do Vietnã. Por estar bem ao norte do país, quase na divisa com a China, a região tem temperaturas bem diferentes do resto do país e de seus vizinhos, como a Tailândia e o Camboja, por isso é bom ficar atento quando planejar sua viagem.

Pra chegar até lá, a rota mais comum (e a que nós fizemos) é chegar de avião pelo aeroporto de Hanói e contratar um tour para fazer o passeio. Existem passeios de barco de 1 dia e cruzeiros de 2 dias e 1 noite ou 3 dias e 2 noites. Mas atenção, apesar de Halong City ficar a apenas 160Km de Hanói, o transporte de ônibus até lá leva mais de duas horas, então é bom ver se vai compensar fazer um bate e volta.

Nós fizemos o cruzeiro 2 dias e 1 noite e achamos super suficiente. Se preferir, também dá pra ficar hospedado em Halong City, que tem muitas opções de hotéis, mas sinceramente não sei se tem muito o que fazer além do passeio de barco.

Como é o cruzeiro por Halong Bay

O ônibus te busca no hotel na hora marcada e te leva até o porto de Halong City, de onde saem todos os barcos. Um guia que fala inglês nos acompanha durante todo o caminho e também dentro do barco e vai falando algumas curiosidades, explicando sobre os lugares e organizando tudo.
Nosso navio era muito bonito, organizado e confortável. Por sorte (ou não) só estávamos em 8 pessoas: nós, um casal de franceses e uma família de canadenses. E cada casal tinha sua cabine, com um quarto e um banheiro bem espaçosos e arrumadinhos… me senti no Titanic! (nada mau pra uma lua de mel né?! haha)

No primeiro dia, entramos no barco por volta do meio dia e logo já serviram o almoço. Todas as refeições estavam incluídas no preço e eram muuuuuito bem servidas, na verdade eram até demais e a gente ficava com dó de tanto que sobrava. No mesmo dia, fizemos um passeio pela Surprise Cave, uma caverna bem legal dentro de uma das “ilhas-montanhas”. Ela é toda iluminada com feixes coloridos que dão toque mais interessante ao lugar. Durante a caminhada, o guia vai explicando sobre estalactites e estalagmites e também sobre como a caverna foi formada. A parte mais interessante são as marcas da água no teto, prova de que um dia a maré chegou até lá… talvez tenha sido na época do dragão. hahaha
Na entrada da caverna é de onde se tem a vista mais incrível! É de lá que o pessoal tira essa foto tradicional:

Mais tarde, fizemos o Ulisses fez um passeio de caiaque bem massa… ele passava pelo meio das ilhinhas e conseguia ver tudo mais de perto, bem legal! Eu só não fui pq estava muuuuito frio e eu só tinha uma calça comprida. hahaha À noite, nós tivemos uma aula de culinária e o guia nos ensinou como fazer, ou melhor, rechear e enrolar, o tradicional rolinho primavera vietnamita (que tem a massa transparente). Depois eles fritaram e serviram pra gente… ficou uma delícia! =) Depois do jantar tinha a opção de  pescar ou cantar karaokê, mas a gente estava tão cansado que acabou indo dormir às 21h… fuso horário é complicado!

No dia seguinte passeamos mais um pouco por entre as ilhas, sentamos nas cadeiras do deck pra ficar olhando a paisagem e aproveitando o pouquinho de sol que saiu e depois fomos conhecer uma criação de pérolas, que foi sensacional! Eles mostraram desde o começo como as pérolas se formam, desde a parte em que o “doutor das pérolas” – como eles chamam – implanta um pedacinho da membrana dentro da concha. Aí vimos como elas crescem, quanto tempo demora e depois abrimos uma concha pra tirar uma pérola de dentro… muito interessante e bonito!!
Também existia a opção de ir à praia, mas se puder escolher, prefira as pérolas… praia é mais comum né?!

Nesse último dia nosso almoço foi servido perto das 10h da manhã. Ás 12h voltamos pro porto, esperamos um bom tempo e depois seguimos para Hanói. Chegamos lá às 18h e ainda deu tempo de conhecer o Templo Ngoc Son, que fecha às 20h nos finais de semana ;)

Onde comprar e quanto custa o passeio para Halong Bay

Nós compramos pela internet antes de embarcar, porque ficamos com medo de chegar lá e não conseguir o tour para o dia planejado, o que atrapalharia todo o resto da viagem. Fechamos pela agência The Sinh Tourist e foi tudo tranquilo. Já ouvi e li relatos de pessoas que tiveram surpresas negativas com as agências e os navios, mas realmente não temos o que reclamar do nosso. Tanto o navio, quanto o serviço e a comida foram ótimos!

Só tem uma coisa que é preciso ficar muito atento: no Vietnã, é comum os estabelecimentos terem o MESMO nome e o MESMO logo, mas serem empresas completamente diferentes e oferecerem serviços com qualidade diferente também. Pra piorar a situação, as ruas em Hanói são muito iguais, parecem um labirinto e é bem difícil conseguir se localizar no começo, quem dirá encontrar uma agência especifica no meio de outras 15 com o mesmo nome né?! haha

Como nós fechamos pela internet, já chegamos lá com o endereço certinho mas mesmo assim entramos na agencia errada e a mulher nos indicou qual era a certa (tinha 3 no mesmo trecho da rua! haha) Lá, pedimos para ver as fotos do navio, só pra ter certeza se era o mesmo que tínhamos reservado pela internet e não teve erro!

O preço do passeio de 2 dias e 1 noite, contando com transporte desde Hanói + acomodação de casal no barco + todas as refeições (menos bebidas) saiu por 90 dólares por pessoa. Na cotação da época, pagamos R$360 (bem carinho), mas se você for em uma época mais favorável vai gastar bem menos. Mesmo assim, achei que o preço compensou: se você pensar que economizou uma diária de hotel e todas as refeições, acaba saindo bem justo.

As refeições eram deliciosas e MUITO bem servidas

Compensa ir pra Halong Bay durante um mochilão pelo Sudeste Asiático?

Sim, compensa bastante! Quando montamos o roteiro do nosso mochilão ficamos com um pouco de dúvida, porque a passagem de avião pro Vietnã foi a mais cara, o visto também não era tão barato e o passeio saiu salgadinho para o casal. Fomos até lá só por causa de Halong Bay e ficamos nos perguntando se valeria todo esse esforço….

Agora, depois de ir eu acho que valeu por ter conhecido Halong Bay, o lugar é muito bonito e diferente do que nós estamos acostumados a ver. Mas se levar em consideração o custo para apenas 4 dias entre Hanói e Halong Bay, acho que não compensou tanto assim. O Vietnã é um país incrível que merece ser visitado com mais tempo para conhecer também outras cidades. Além disso, como fomos logo no comecinho da viagem ficamos apenas 2 dias em Bangok e já embarcamos para Hanói, em um voo que saiu às 5h da manhã, ou seja, acordamos às 3h. Nessa altura, o fuso horário que ainda estava bem bagunçado, ficou ainda mais e nosso cansaço não nos deixava fazer nada direito.  (falo mais sobre isso neste post).

Por isso, minha dica pra quem estiver fechando o roteiro agora é fazer as coisas com mais tranquilidade, assim você vai conseguir curtir mais e ficar menos cansado. Mas se tiver opção, não deixe Halong Bay de fora! ;)

Fim de tarde em Halong bay

Outros posts que você vai gostar:

O que fazer em Hanói, a capital caótica do Vietnã
Mochilão pelo Sudeste Asiático, uma viagem marcante 

7 fatos sobre o Sudeste Asiático que não aparecem nos guias de viagem
Planilha de planejamento financeiro: a fórmula perfeita para viajar mais, gastando menos
O que fazer em Bangkok, a capital da Tailândia
Pratos típicos (deliciosos) do Sudeste Asiático

Related posts

Khao Sok: o parque nacional mais incrível da Tailândia

O que fazer em Koh Lipe: dicas do paraíso da Tailândia

O que fazer em Phuket, Tailândia? – roteiro de viagem para 3 a 4 dias

5 comments

Renata Gomes Costa 27 de novembro de 2022 - 07:08
Livia e Ulisses! Obrigada por compartilharem esse post, com certeza vai me ajudar muito. Eu também moro na Austrália e estou indo para o Vietnã em Março do ano que vem, Poderia me informar como fizeram para tirar o passaporte para o Vietnã aqui na Austrália?? Tem que ir no consulado ou dá pra fazer online? Desde já agradeço imensamente
Aline 28 de fevereiro de 2019 - 14:21

OLÁ, Muito bom seu post. Adoreii!!!! Agora me diz uma coisa que época vcs foram? Vi que vc comentou que estava frio. Estou indo em março agora.

Ulisses Dalesandro 3 de março de 2019 - 08:23
A gente foi no fim de fevereiro... Se vc vai em Março provavelmente vai pegar um friozinho tbm rs..
Caio 20 de julho de 2016 - 02:08
Vivo como nômade digital há 9 meses e há 4 moro em Bangkok. Em dezembro farei uma viagem pelo sudeste para conhecer outros países por aqui. Vou salvar seu post com certeza como referência.
Lígia Antoniazzi 20 de julho de 2016 - 15:47
Caramba, que demais!!! Vc mora em Bangkok?? Nossa, deve ser uma experiência doida, mas mto interessante... adorei! haha Opaa, mto bom saber que curtiu nossos posts =) Fomos pra lá no começo deste ano e ficamos encantados, mas to tentando passar as informações da forma mais real possível (pq tem muita coisa linda e algumas nem tanto assim né?! hehehe) Volte mais vezes aqui no blog sim!! =D bjos
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More