Rota do Vinho pelo Vale Casablanca em Santiago, no Chile

A Rota do Vinho pelo Vale Casablanca, em Santiago é um passeio incrível mesmo para quem não entende muito de vinho ou até não é muito de beber. Apesar de ser voltado para as degustações, as paisagens são tão lindas que não tem como não ficar impressionado tanto com a natureza quanto com as construções e estrutura das vinícolas.

Mas é claro que a Rota do Vinho é ainda melhor aproveitado por quem gosta de apreciar a bebida e quer conhecer um pouquinho mais sobre os diferentes tipos de uvas, tipos de produção e saber qual deles lhe agradam mais. Não é um passeio para conhecer a fundo o processo de produção, mas sim para curtir, desfrutar e beber muito vinho! hehe E o mais legal é que não é naquele esquema turistão… Os grupos são bem pequenos e o roteiro não é nada corrido. É um dia reservado para apreciar a vista, aprender sobre os bons vinhos chilenos, degustá-los, conhecer melhor seu próprio paladar e principiante se encantar com as paisagens: quando vc acha uma vinícola bonita, espere até chegar na próxima!!

Nós nunca fomos entendedores de vinho, mas posso dizer que depois desta viagem já não ficamos mais perdidos nas prateleiras do supermercado, nem escolhemos a garrafa de acordo com o preço hahaha. Agora eu já posso dizer que o tipo de uva que mais me agrada é a Pinot Noir, porque tem um sabor suave que deixa o vinho mais leve… ~me achei chique!! ~

Como é a Rota do Vinho pelo Vale Casablanca, em Santiago?

O tour começa logo cedo pelas vinícolas mais simples e vai passando por várias ao longo do Vale Casablanca, até terminar nas mais elegantes e bonitas junto com o pôr do sol. *-* Aí vai um resuminho de como foi o nosso dia e curiosidades de cada uma das vinícolas:

Chicha

O dia começa por uma vinícola muito tradicional, típica e simples onde é produzida a Chicha, uma bebida feita da primeira pisa da uva que ainda não passou por todo o processo de fermentação. A Chicha é bem docinha e parece até um suco de uva suave.
Lá mesmo nós comemos uma empanada muito gostosa (já incluso no passeio) e tomamos uma xícara de café pra forrar o estômago e preparar para beber até cair degustar e apreciar.

Vinícola Veramonte

Uma casa linda onde é feita a primeira degustação do dia. Uma somelie serve vários tipos de vinhos e vai explicando sobre cada um deles, o processo de produção, o tempo de guarda, seus sabores e aromas típicos. Foi aí que aprendi o que significa cada tipo de uva, qual é mais forte ou mais suave, além de descobrir que gosto mais de vinho branco que tinto e da tal da Pinot Noir.

Vinícola Emiliana

Experimentamos o vinho coyan, com produção orgânica e sabor sensacional. É o segundo melhor vinho da casa e eles abriram uma garrafa só pra nós! A vista de lá é incrível e o lugar é mto agradável…. dá pra ficar ali tomando vinho e viajando durante um tempão. 

Ah, na hora de ir embora eles nos mostraram oliveiras – sim, árvores de azeitonas – que também são plantadas lá. Nós experimentamos uma direto do pé, mas era horrível!! hahahaha Sério, impossível comer aquilo! Segundo eles é porque ela só fica boa para consumo depois de passar por um processo de maturação que adiciona sabor à azeitona.

Mercado do vinho

É um galpão bem grande com vinhos de vários lugares do mundo, azeites nacionais que são deliciosos (!) e suvenirs. Lá também rola uma degustação de vinhos e é o local onde é servido o almoço. O buffet sai 17.000 por pessoa (não incluso no preço do passeio) mas dá direito à se servir à vontade e tem vários tipos de carne, salada, peixes, massas, vinho, cerveja, sucos e sobremesa à vontade, tudo muito bem feito. 

#Dica: se não quiser gastar muito, leve um lanchinho. Nós fizemos isso e não teve problema algum.

Viñamar

É especializada em champagne. A bebida é deliciosa, mas a arquitetura e grandiosidade é do lugar roubam a cena. O local é maravilhoso e não tem como não ficar encantado ao chegar lá. O prédio é lindo, super moderno e tem um espelho d’água com fontes na frente que dão toda a graça! Sério, não tem como não ficar encantada… da vontade de sair gritando “eu sou riiiicaaa!!“hahahaha Lá também fizemos uma degustação de queijos e pistaches, deliciosa!

Aah, e uma dica: a Vinamar também tem quartos para hospedagem! Na verdade é tão exclusivo que são só 5 acomodações. Uma diária custa 200 dólares com café da manhã… Já pensou que top seria uma lua de mel lá??

Indômita

O prédio da vinícola é um Castelo no topo de uma montanha. Pra começar que o caminho já é todo rodeado por flores rosas que dão o maior charme, mas lá no topo a vista do vale é incomparável! Lá o grupo fez outra degustação de vinhos (haja vinho!!) e de uma tábua de queijos com uns pedaços de filé mignon e amendoim. Pra melhorar ainda mais e fechar o passeio com chave de ouro, vimos o sol se pôr tomando uma última taça de vinho, brindando às amizades que fizemos naquele dia e rindo à toa como deveria de ser depois de perder a conta do número de taças entornadas aquele dia. hahahha

Por que o Chile é referência na produção de vinhos?

A região de Santiago é privilegiada quando o assunto é qualidade do solo e isso se deve principalmente à sua localização e à união de 4 fatores naturais únicos e completamente contraditórios: o Oceano Pacífico à oeste, O Deserto do Atacama ao norte, a Cordilheira dos Andes à leste e ao Antártida sul. Ufa! Não é pra menos que o país esteja entre um dos cinco maiores exportadores de vinho do mundo, segundo especialistas, né?!

Bom exemplo disso é a emblemática uva Carmenere, que se tornou símbolo do Chile depois de ter sido considerada extinta. Só pra você entender, esse tipo de uva era originalmente produzida na região de Bordeaux, na França, mas foi extinta após uma praga que destruiu grande parte das plantações da região. Porém, o que os especialistas não sabiam é que esta espécie havia sido trazida à América do Sul em meados de 1800 junto com outros tipos de uva e se adaptado muito bem ao solo e ao clima chileno. Durante muitos anos ela foi confundida – e comercializada – como uma variedade da uva Merlot (outro tipo já conhecido), até que foi descoberta em 1994 e mudou a história do vinho no Chile.

Fonte: Clube dos vinhos, Tintos e Tantos, Vinho e Prosa.

Quanto custa a Rota do Vinho pelo Vale Casablanca?

O valor por pessoa é R$282, incluindo todas as degustações de vinho, tábua de frios e o transporte, além de uma empanada no comecinho do passeio. Pode parecer um pouquinho salgado, mas com a quantidade de coisa que oferece eu acho que compensa bastante. Isso sem contar que você pode beber à vontade sem se preocupar em ter que dirigir depois.  =)

Sobre a Brasil Chile Operadora Vip

Nós fizemos a Rota do Vinho a convite da agência Brasil Chile Operadora Vip e gostamos muito. A agência tem experiência no turismo chileno há 7 anos e apresenta uma proposta bem bacana de ser feita por brasileiros, para os brasileiros que visitam a capita chilena e outras regiões do país (eles têm tours até para o Deserto do Atacama!)
Os guias – todos brasileiros – são mega simpáticos, explicam tudo, são simples e muito solícitos, incluindo o Gilmar (o dono) que é super gente boa. Ah, e as vans são super novinhas e têm wifi liberado para os turistas! \o/

Pra quem quiser reservar a Rota do Vinho ou qualquer outro tour com eles, aí vão os contatos:

 Site: http://www.brasilchileoperadoravip.cl/Facebook: https://www.facebook.com/agenciabrasilchileInstagram: @brasil_chile_operadora_vip_
Telefones: + 55 11 5641.0327/  +56 2 3208.8346/ +56 9 6216.0387
E-mail: brasilchileturismo@yahoo.com.br
Endereço:  Santiago – Augustina, 1022 Depto 231/ Brasil: Rua Visconde de Taunay, 950. Granja Julieta SP

*Este é um publipost, ou seja, um texto escrito especialmente em parceria com a Brasil Chile. Apesar disso, tenho certeza de que se tivéssemos indo como qualquer turista estaríamos indicamos do mesmo jeito!! Vocês sabem que falamos sempre a verdade aqui blog e neste caso não é diferente… o passeio é mesmo top e muito bem organizado.

Seguro viagem para o Chile

Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.

Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)

Outros posts que você tbm vai gostar:

Se você gostou do nosso conteúdo ou achou útil de alguma forma para a sua viagem, uma das melhores maneiras de retribuir e contribuir para que nosso trabalho continue é usando nossos links afiliados.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)

Related posts

O que fazer em Natal – RN: roteiro para 7 dias com preços atualizados

O que fazer no Deserto do Atacama? – O Guia completo para montar seu roteiro de viagem

Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More