Morar na Austrália – quando as coisas finalmente começaram a se acertar por aqui

Quase 1 mês vivendo na Austrália e as coisas finalmente começaram a se ajeitar… Encontramos um apê legal e já nos mudamos! Ele fica a 15 minutos a pé da praia e é bem novinho e espaçoso, mas não é só nosso: estamos dividindo com uma menina da Nova Zelândia. Tivemos que colocar o pé no chão e procurar algo mais “pagável” e fácil de conseguir.. O aluguel aqui é muito caro (uma média de 400 dólares por semana para um apê só nosso, sem contar as contas) e as imobiliárias ainda dificultam muito a vida e pedem mil garantias de que você vai ter como pagar. Pra ter uma noção, além de vários documentos, carta de recomendação da agência e extrato da conta bancária eles ainda nos pediram 6 meses de aluguel adiantado, o que seria quase o valor total que nós temos guardado como garantia para viver aqui sem muitos perrengues.

Por sorte nós conseguimos encontrar uma vaga para casal neste apê e deu tudo certo em pouco tempo! Nós temos um quarto legal e um banheiro espaçoso só nossos e o resto do apartamento é bem organizadinho e novo. A Neozelandesa que mora com a gente também é super gente boa, tranquila e tem uma filhinha de 4 anos muuuito fofa, o que tem ajudado muito a praticar inglês além da escola e não ficar só falando português em casa.

Este é o nosso quarto =)

E essa é a praia aqui perto

Pra quem se interessar e quiser saber como encontrar esse tipo de informação, a primeira dica que eu dou é entrar no grupo Brasileiros em Sydney, do Facebook. Lá o pessoal coloca muuuita vaga de apê, emprego, móveis pra vender, carros e etc… É super útil! Outra dica importante pra quem vem morar aqui é ficar de olho no Gumtree, uma espécie de OXL australiana que tem de tudo (inclusive casa e trabalho). Foi lá que nós compramos um colchão e finalmente paramos de dormir no inflável, e uma estante para o nosso quarto (que não aparece na foto).

Sobre a escola, estamos gostando muito e já sentimos uma melhora significativa na nossa capacidade de entender o sotaque australiano (sim, é bem difícil!!) e nos comunicar de forma mais clara com as pessoas… já consigo até falar no telefone, o que até chegar aqui era impossível pra mim! hahaha O próximo desafio é conseguir assistir (e entender) a TV!!

Almoço com o pessoal da escola

Por sorte já chegamos aqui com um nível bom de inglês, mas mesmo assim sentimos que estudar faz toda a diferença e pode ajudar até na hora de conseguir trabalho. O Ulisses segue firme lá na churrascaria e eu consegui um emprego ontem: vou trabalhar de garçonete em outra churrascaria brasileira (concorrente! haha), mas com cliente gringos, o que ajuda muito no inglês também! Comecei a procurar emprego só depois que a gente encontrou o apê, mas pelo que vi não é assim tão difícil porque a procura por mão de obra para a temporada de verão é muito grande. Isso sem contar que existem muitas oportunidades de trabalho casual, então sempre dá pra fazer uma graninha extra e aprender um pouco para aumentar as chances de conseguir algo fixo.

Alguns passeios em Sydney

Ainda não conseguimos conhecer muita coisa por aqui porque estamos organizando nossa vida (acreditem, dá mais trabalho do que parece), mas já fomos a algumas praias e parques e gostamos muito! Aqui eles têm um parque a cada esquina *.* e praticamente todos eles têm churrasqueiras públicas. No final de semana esses lugares ficam lotados de famílias passeando, andando de bike, fazendo churrasco ou piqueniques e o clima é bem gostoso.

Olha aí as churrasqueiras

Este é o bebedouro do parque de Coogee Beach… foca no bebedouro tá?! hehe

Das praias que nós visitamos, posso dizer que minha preferida foi Coogee <3. O lugar é lindo, arborizado e tem um parque delicioso bem ao lado da praia. Isso sem contar o que aconteceu no dia que nós fomos lá… estávamos sentados de boa na escadinha, só olhando a praia e tirando algumas fotos até que um tiozinho australiano levantou muito empolgado e começou a tirar várias fotos. Eu olhei pra ver o que era e ele me disse: olha lá, uma baleia!! Tá vendo aquele splash? Ela acabou de saltar! Aí nós ficamos olhando e elas realmente apareceram outra vez!!! *-* *-* Eu quase morri do coraçãaaooooo!! Foi lindo! Pena que elas estavam tão longe =/ Mas pelo que andei pesquisando, a Austrália é um dos melhores países do mundo para avistar baleias de várias espécies e também golfinhos, já que 50% dos cetáceos do mundo são encontrados aqui.

Ah, nós também compramos bikes! Na verdade compramos pra pode ir até a estação de trem e voltar à noite quando não tiver mais ônibus, mas a ideia é passear e fazer uns rolês legais por aqui! Já dei uma olhada e eles têm muitas ciclovias espalhadas pela cidade e muitas praias interligadas por elas! =)

Como se já não fosse bonito, ainda me aparece uma baleia pra completar!! *-*

Viver na Austrália é bom, mas nem tudo são flores

É lógico que tem muita coisa boa aqui, mas nem tudo é assim tão lindo e fácil. Essas primeiras semanas foram bem desgastantes tanto fisicamente quanto psicologicamente. A gente correu pra caramba atrás de apê pra alugar, andou pela cidade inteira (de trem/ ônibus) para fazer vistorias, passou muito frio e tomou chuva um dia, gastou uma grana de transporte, passou horas e horas procurando anúncios na internet e quando um  deles parecia que ia dar certo, a imobiliária não aceitou porque não tínhamos histórico. =/

Depois disso, quando encontramos este apê e nos mudamos, tivemos que sair pra comprar tudo do zero. O quarto já tem armário, mas ele é bem pequeno para nós dois, então precisamos comprar cabides, divisórias novas, prateleiras, colchão, travesseiro, roupa de cama… e depois carregar tudo isso no busão. Dormimos tarde muitos dias (por causa do trabalho), acordamos super cedo no outro dia pra ir pra escola e claro, ficamos doentes. Nos sentimos muito cansados todos os dias, independente do que fazemos e mesmo assim temos que chegar em casa e cozinhar pra levar marmita no dia seguinte (isso porque eu ainda nem estava trabalhando além do blog).

Não estou reclamando (de forma alguma!), mas quero mostrar que existe também um lado mais difícil e cansativo e que não ficamos na praia o dia inteiro. Um intercâmbio desses tem muitos lados positivos, mas muitos que exigem esforço também e acho que nosso papel é mostrar todos eles.

Logo logo volto pra contar mais novidades da nossa vida e informações sobre roteiros turísticos por aqui… =)

 

Outros posts que você também vai gostar:

Tudo que você precisa saber para se mudar para a Austrália
Quando decidimos trabalhar menos e viver mais…
Primeira semana na Austrália – paixão, correria e oportunidades
As mil e uma dúvidas de quem pretende “largar tudo”6 motivos para parar de sonhar e fazer logo seu intercâmbio
Intercâmbio – para onde ir?

Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.

*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

9 comments

luis 20 de maio de 2017 - 00:38
Olá! Estou pensando em ir para outro pais, (Austrália ou usa) para abrir uma loja de salgado,as coxinhas seriam o carro chef,será que ai daria certo?
Lígia Antoniazzi 20 de maio de 2017 - 03:00
Oi Luis, tudo bem? Nossa, muito difícil dizer assim né?! Conheço casos de pessoas aqui na Austrália que fizeram isso e deu certo, mas não tenho como afirmar... Isso envolve uma série de fatores. O fato é que vc vai ter que vir como estudante e começar com seu negócio aqui antes de conseguir uma cidadania ou residência permanente...
luis 21 de maio de 2017 - 19:15
Boa noite! Sei que só ter um ótimo produto não é o suficiente,tem que ter um bom plano de negócio por traz, não é para agora,é para daqui 1 ano e meio a 2; Eu gostaria de saber se a coxinha no geral é algo que tenha tipo em cada esquina,como aqui no Brasil,ou é algo mais raro,e se tem uma boa aceitação pelos Australianos. Acredito que vocês já ouviram falar da coxinha da padaria Real em Sorocaba,entâo estou falando de coxinha desse patamar;no caso eu abrirei uma loja aqui no brasil com cnpj e tudo certinho,e se tendo empresa aberta aqui no Brasil é mais fácil entrar na Australia a negócios,desde já muito obrigado pela sua atenção,muito legal o blog,que vocês venham ter muito sucesso em tudo que estão fazendo e o que vierem a fazer...
Lígia Antoniazzi 27 de maio de 2017 - 23:46

Oi Luis. Desculpe a demora.. então, é possível encontrar coxinha aqui nos restaurantes brasileiros e elas fazem sucesso com o nosso público, mas não estão em toda esquina…
Sobre os australianos eu sinceramente não sei, mas acho que eles nem sabem direito o que é … Talvez dê certo sim, mas infelizmente não tem como saber :/ Boa sorte pra vc e por favor nos avise se vier pra cá, pois amamos coxinha!!! :)

Danielle 27 de abril de 2017 - 14:45
Ola Ligia! To adorando o blog de vcs, comecei a ler as varias postagens, pois em setembro to indo pra Sydney! Gostaria de saber sobre a escola, vcs estudaram em qual? Pelo que li, vcs estudaram de manha, nao limitou conseguir trabalho? Pois li em algum site que as coisas fecham as 17h, fiquei receosa em nao conseguir trabalho. :)
Ulisses Dalesandro 2 de maio de 2017 - 02:28
Oi Danielle, que bom que está gostando do nosso blog! A ideia é ajudar mesmo! =) Sobre a escola, primeiro estudamos na Cass. Ela não é ruim, mas tem melhores.. A Lígia está fazendo um curso mais avançado agora, do Cambridge, na Ability e está adorando! Sobre o horário da escola, era no período da manhã e nosso trabalho era a noite. Nós dois estavamos trabalhando em restaurante, então o horário é bem flexível. Mas se você arrumar um trabalho de dia, geralmente é possível mudar o horário da escola também, paga uma taxa geralmente mas não é muito alta. Só fiquei na dúvida do que fecha as 17h aqui rs.... Se você tá falando de banco, empresas, escritórios, ok... Mas com relação a comércio, bares, restaurantes... vai até mais tarde, 22h... 23h... dependendo do bar vai até madrugada rs.
Vinicius Teixeira 16 de novembro de 2016 - 15:30
Excelente os relatos. Parabéns e muito sorte pra vocês por aí. Abraço
Gledson 8 de setembro de 2016 - 12:21
Muito bom Ligia e Ulisses! Sucesso pra vcs!!! Abs
Lígia Antoniazzi 13 de setembro de 2016 - 05:35
Muito obrigada Gledson!! =D
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More