O que fazer em Chiang Mai, Tailândia? – Roteiro para 4 dias de viagem

Se você está planejando uma viagem para a Tailândia e quer saber o que fazer em Chiang Mai, pode deixar que a gente te ajuda a montar o roteiro!

Bem diferente do caos de Bangkok e da badalação das cidades de praia, Chiang Mai, no norte da Tailândia, é o lugar mais tranquilo, aconchegante e zen que nós conhecemos durante nosso mochilão pelo Sudeste Asiático. Pra começar que a cidade é considerada a capital espiritual do país e bate recorde no número de templos budistas: são mais de 300! E pelo jeito os moradores seguem mesmo os ensinamentos, pelo menos no que diz respeito a tratar bem o próximo e permanecer com a mente em paz.

A gente ficou surpreso de ver que por lá é possível atravessar a rua sem se atirar na frente dos carros (porque em Bangkok é um pouquinho conturbado) e até andar de bike na boa. Apesar de ser a segunda maior cidade da Tailândia, Chiang Mai tem um clima muito gostoso, onde a gente se sente bem logo de cara e anda seguro pela rua.

Além de relaxar, visitar templos, passear pelas gigantescas feirinhas de rua e visitar santuários de elefantes, Chiang Mai é também onde acontece o famosíssimo festival das lanternas! Mas de começar a falar de cada um deles, vamos ao índice do que vc vai ler nesse post:

O que fazer em Chiang Mai – Roteiro para 4 dias de viagem

Melhores passeios no centro Chiang Mai

Old City

Chiang Mai foi construída em 1296 para ser a capital do reino de Lanna. Nesta época a cidade era toda cercada por muros e um rio, que permanecem lá até hoje! O resto da cidade cresceu ao redor da Old City, mas a parte interna continua em pleno funcionamento e hoje é o ponto mais turístico da região.

O local é grande e tem diversas opções de hotéis, agências de turismo, restaurantes, lojas, bancos, um parque e muitos templos budistas. Mesmo que você não fique hospedado por ali, vai acabar passando pra conhecer mais cedo ou mais tarde.

Pra aproveitar melhor a parte antiga de Chiang Mai, uma dica é alugar uma bike e dar um rolê completo pra conhecer os pontos mais interessantes e ver o que mais te agrada – nós descobrimos muitas coisas legais assim.

Templo Wat Phra Singh

Um templo muito bonito, com uma arquitetura super tradicional e muito detalhada, que fica dentro da Old City. Vale dar uma passadinha pra conhecer, mas 30 minutos é mais que suficiente.

Como chegar:  É super fácil de chegar porque está na avenida principal – Singharat Rd

Quanto custa: Entrada de graça

Dica: para entrar no templo é preciso cobrir os ombros e os joelhos e ombros.

Parque Nong Buak Haad

Nós encontramos este parque em um dos nossos passeios de bike pela old City e adoramos a visita! Ele é um parque público super bem cuidado e muito frequentado pelos tailandeses. Nós fomos em um domingo à tarde e vimos muitas famílias passeando com crianças, pessoas praticando Yoga na beira do lago e casais namorando. Foi um experiência bem gostosa pra ter um pouquinho mais de contato com a “vida real” da cidade.

Como chegar: O parque fica na esquina da Arak Road com a Bumrung Buri.

Quanto custa: Entrada de graça

Templo Wat Lok Molee

Já deu pra perceber que a gente curte descobrir lugares menos explorados né?! E este templo é mais uma dessas descobertas que eu recomendo que faça parte da sua lista de coisas pra fazer em Chiang Mai. Ele é super charmoso e fica na parte de fora da Old City, mas bem pertinho de um dos portões. Encontramos por acaso, também andando de bike e resolvemos entrar. É legal porque ele quase não é visitado por turistas, mas é super frequentado pelos moradores.

O pátio já é bem bonito e cheio de estátuas de Buda, mas o que me chamou a atenção foi, quando entrei no templo, um monge cantando um mantra e muitas tailandesas ouvindo e cantando com ele. É lógico que eu não entendi nada, mas achei aquilo tão bonito… a energia do lugar era tão boa que eu só quis ficar ali parada ouvindo e me sentindo abençoada também.

Como chegar: o templo fica na avenida Manee Nopparat

Quanto custa: Entrada de graça

Dica: prefira roupas mais fechadas se ficar só no pátio. Para entrar no templo é preciso cobrir os ombros e os joelhos.

Templo Wat Phra That Doi Suthep em Chiang Mai

O mais famoso dos templos de Chiang Mai, Wat Phra That Doi Suthep – o templo da montanha, foi construído em 1383 e é considerado um dos templos mais sagrados da Tailândia. Segundo a lenda, antes do templo ser construído, o topo da montanha foi o local onde morreu um elefante branco que carregava um osso de Buda. O fato foi mais que suficiente para que o Rei decidisse que aquele era o local ideal para construir um templo e fazer a homenagem.

Chiang Mai é uma cidade rodeado por montanhas e o Wat Phra That Doi Suthep está no topo de uma delas. Se você der sorte de pegar um dia com céu limpo vai ter uma vista bem bonita da cidade, pena que nós não conseguimos =/ Mas só a visita ao templo já valeu: o lugar é lindo! Pra começar que logo na entrada você já dá de cara com duas serpentes (que pra mim estão mais pra dragões) cobertas por ladrilhos dourados. Elas ficam nas laterais de uma escadaria de 300 degraus… haja fôlego!

Dentro do templo os detalhes são ainda maiores… são muitas estátuas de Buda em diferentes posições, jardins muito bem cuidados, sinos que trazem boa sorte (e vc pode tocar!) e muito, muito ouro! inshalá!! A pagoda principal (aquela torre bem alta que guarda os restos mortais de alguém importante, no caso o osso do Buda) chega a doer o olho de tão brilhante hahaha. Ao redor dela têm muitos outros Budas e um deles é este verde.. não sei se é mesmo de esmeralda, mas achei bonito!

Por mais lotado que possa ser na temporada, não deixe o Wat Phra That Doi Suthep de fora do seu roteiro de viagem por Chiang Mai pq realmente vale muito a visita!

Como chegar: o templo fica a 17km da old City e dá pra chegar de Red Car, nós fomos assim e acho que é a maneira mais fácil. A dica é pegar um dos carros que tiver escrito “Doi Suthep” ou algum que pare na Universidade, porque lá é onde todos eles se encontram para subir a montanha.

Quanto custa: O Red Car custa 60 Bath saindo da Old City (só ida + 60 a volta) e a entrada no templo é 30 Bath.

*Obs: esses valores são da época que nós fomos, em 2016! O preço hoje com certeza já mudou, então a dica é entrar em contato com o pessoal da agência Tailandiando pra fazer orçamento atualizado – eles têm guias 100% em português e seguidor do Vamos Fugir tem desconto especial!

Dica1 – roupa: Lá até é permitido entrar de regata, mas é preciso cobrir as pernas.

Dica 2 – dia da visita: Nós fomos em um domingo porque só sobrou esse dia, mas se tiver opção tente ir num dia de semana, porque fica muuuito lotado. Acho até que a muvuca foi tão grande que nós não conseguimos curtir tanto, mas a beleza do templo é indiscutível.

Templo Branco de Chiang Rai

 É lindo, exótico e estranho ao mesmo tempo! haha O Templo Branco fica na cidade de Chiang Rai, que fica a 180km de Chiang Mai. Nós fizemos um tour de bate e volta com a Tailândiando. Eles são uma agência de brasileiros na Tailândia que faz passeios por todo o país e até outras regiões da ásia. Você pode entrar em direto no site deles e usar o código VAMOSFUGIR05 para ganhar desconto!

O Templo Branco em si é bonito, mas muito mais por fora do que por dentro. Ele tem vários elementos de super heróis e referências modernas, misturadas com budas e imagens religiosas, mas a constução toda rebuscada, branca e cheia de pequenos espelhos se destaca e chama atenção.

Já lá dentro, achamos meio estranho. Não é permitido tirar fotos ou filmar, mas basicamente são paredes amarelas cheias de pinturas feitas pelo artista que criou o templo, retratando as fases da vida de uma pessoa (não sei se era ele mesmo), misturado com desenhos de planetas, kung-fu panda, Michael Jackson, super homem e por aí vai… É curioso, mas não sei dizer se achei bonito.

Já o entorno do templo é lindo! Cheio de outras contruções muito bonitas, lagos e um templo dourado. Aliás, nesse bate e volta nós passamos também por outros templos lindos, como o templo azul e um museu preto (exótico também, mas interessante).

Pra encerrar o assunto templo, nesse vídeo abaixo nós fizemos um compilado de todos os mais lindos que visitamos lá em Chiang Mai e região:

Santuário de elefantes em Chiang Mai

Chiang Mai é muito procurada por turistas que querem ter este contato com elefantes e outros animais selvagens, o problema é que muitos dos lugares turísticos maltratam os bichinhos e é preciso tomar muito cuidado e pesquisar bastante pra não cair numa dessas sem saber. (Se tiver interesse e quiser saber mais sobre o tema, a gente fala mais sobre isso neste post!)

Nós visitamos um santuário de elefantes que tem por objetivo resgatar animais que sofrem maus tratos (a maioria por conta da indústria do turismo), cuidar deles e depois incentivar a reprodução. É uma experiência incrível pra quem quer ver um elefante sendo elefante e não pintando quadros, jogando futebol ou fazendo qualquer coisa absurda deste tipo.

Como, infelizmente, isso ainda é bem comum aqui na Tailândia, fica até difícil ter certeza de qual lugar é, de fato, ético e qual deles escolher para visitar. Eu fiz um post contando sobre a nossa experiência e indicando aqueles que mais apareceram entre os confiáveis, de acordo com minhas pesquisas.

Como ir: Você faz a reserva por e-mail ou no site do santuário (deixei todos linkados nesse outro post). Eles te buscam e depois te levam de volta para o hotel.

Quanto custa: É carinho! Nós pagamos 3.800 bath por pessoa (+- R$380) em 2016!! para o passeio de meio dia que incluía transporte de ida e volta a partir do hotel, um lanche e um CD com fotos e vídeos em boa qualidade.

Tiger Kingdom (atenção!! Não faça esse passeio!)

Coloquei este aqui na lista das coisas pra fazer, mas na verdade eu vou recomendar que você NÃO FAÇA este passeio!! O Tiger Templo é aquele lugar famoso onde o pessoal entra nas jaulas dos tigres e tira foto deitado neles, abraçando, mordendo o rabo e etc..

Quem acompanha o blog já sabe que nós somos contra esse tipo de atração que explora animais de uma forma duvidosa. Pra falar a verdade, a gente até ficou na dúvida sobre ir ou não. O lance é que desde o começo a gente sabia que tinha alguma coisa estranha nessa história e preferimos não “pagar pra ver com nossos próprios olhos”.

A maioria das pessoas que vai pra matar a curiosidade, mas a gente preferiu não contribuir e não nos arrependemos. Em Railay Beach a gente conheceu um casal que foi com o mesmo discurso e disse que quase passou mal lá dentro. Eles foram embora antes da hora e falaram que se arrependeram muuuito de ter pago por uma atração dessas.

A foto pode até ficar linda no Instagram mas a questão vai muito além de alguns likes né?!

O que fazer em Chiang Mai à noite

Chiang Mai é a terra da feirinha de rua! E não é qualquer feirinha não.. lá tem umas enormes, intermináveis e muuito boas!

Night Bazaar 

Rola todos os dias e tem de tudo pra vender. É uma ótima opção pra jantar sem gastar muito, além de ser uma atração super típica da cidade. Ele fica do lado de fora da Old City, mais especificamente na intersecção da Chang Khlan Road com a Loi Khro Roadmas. Mas se vc pegar qualquer red car e indicarque vai descer lá, não tem erro!

Saturday Market

Só tem aos sábados (o nome já diz né?!) e é sensacional! A feira é enorme e tem de tudo mesmo pra vender. É um ótimo lugar pra comprar lembrancinhas e jantar. Também fica do lado de fora da Old City e dá pra ir de Red Car.
A feira funciona à noite e os preços são muito bons, só é bom ficar esperto porque não é permitido consumir bebida alcoólica por lá – só descobrimos depois de comprar uma cerveja na 7 Eleven e sair tomando felizões pela rua, até um sistema de som anunciar e a gnt esconder a breja dentro da bolsa! haha

Sunday Market 

É a mesma ideia dos outros dois, só que dessa vez aos domingos e dentro da Old City (Rachadamnoen Rd). Se você der sorte de passar o final de semana lá (como nós) não deixe de ir nas duas feiras que são muito interessantes e giganteeees!!

Festival das lanternas de Chiang Mai

Sem dúvida, uma das experiências mais lindas que já tivemos na vida!! Ver aquele céu lotado de lanterninhas brilhante é mágico e a energia do evento é incrível tbm! O Festival das Lanternas da Tailândia acontece todo ano em algumas cidades, mas em Chiang Mai é onde fica o maior e mais tradicional, então vale muito a pena planejar uma visita pra lá nessa época.

Quando é o festival das lanternas?

O Festival das Lanternas de Chiang Mai, é um evento super tradicional e importante na cultura Tailandessa, que traz gente do mundo todo pra ver! São dois dias de evento – em 2022 caiu nos dias 8 e 9 de Nov, mas todo ano varia, pq ele acontece na lua cheia do 12º mês do calendário lunar tailandês (que é diferente do nosso. Aqui, eles vivem no ano de 2565!😯).

Só pra vcs se organizarem, essas são as datas dos próximos anos: 2023 – 27 e 28 de Novembro / 2024 – 15 e 16 de Novembro. / 2025 – 5 e 6 de Novembro.

Yee Peng e Loy Krathong

Na verdade são dois eventos que acontecem ao mesmo tempo: O Yee Peng (festival das lanternas), que é uma festa religiosa e tradicional da cultura budista, com registros de ter sido originada ainda no século 13! O significado de soltar lanternas em direção à lua cheia é uma forma de homenagear Buda, deixando para trás as más energias e pedindo um futuro mais iluminado e positivo.

Já o Loy Krathong é também uma tradição tailandesa muito antiga, em que eles fazem barquinhos de folhas de bananeira com velas e oferendas e os soltam no rio como forma de agradecer pela água provida durante o ano e pedir bençãos.

Onde ver o festival das lanternas?

Em Chiang Mai, tem vários eventos abertos acontecendo na cidade murada, nos dois dias do festival, todos eles são gratuitos e abertos ao público em geral. Nós vimos estrangeiros do mundo todo, mas também muuuitas famílias tailandesas com crianças, idosos, grupos de jovens e todo mundo curtindo a participando junto!

E existem também as festas privadas e pagas, que acontecem em locais mais afastados. É lá que você vai ver aquele céu todo coberto por lanternas, já que tem toda uma organização para que as pessoas soltem ao mesmo tempo: é incrível! Na verdade, o evento todo é muito bacana! Tem várias comidas típicas, dança, fogos de artifício, velas e uma celebração budista muito linda! Nesse evento nós vimos mais turistas do que tailandeses, mas mesmo assim gostamos MUITO!

Como vc deve ter percebido, nós fomos nós participamos dos dois festivais e recomendamos que vc faça o mesmo pra ter experiências diferentes.

Quanto custa o festival das lanternas?

Primeiro de tudo, é muito importante se planejar com antecedência pq os eventos privados são bem concorridos. Nós fizemos com a Tailandiando e indicamos muito. Eles são uma agência de brasileiros na Tailândia que faz passeios por todo o país e até outras regiões da ásia. Você pode entrar no site deles e usar o código VAMOSFUGIR05 para ganhar desconto!

O valor do ingresso em 2022 foi de 4.830THB (o equivalente a R$710 em novembro de 2022). Não é barato, mas é uma experiência única na vida.

Nós fizemos um vídeo para o YouTube mostrando toda essa experiência e comparando os dois dias de festival das Lanternas, vale a pena assistir. Além disso, fizemos também esse segundo vídeo falando sobre o impacto que o festival das lanternas tem no meio ambiente: quanta poluição ele gera? Existem medidas pra diminuir esse impacto? Tá aqui embaixo:

Outros passeios em Chiang Mai

Quem visita Chiang Mai também pode conhecer a tribo das mulheres girafas, aquelas com as argolas douradas no pescoço, sabe? Existe um tour que leva para um local onde vivem várias mulheres de diferentes tribos, mas não é a tribo original de cada uma. Nós não fizemos este passeio, por isso não posso dizer se recomendo ou não. 

Assim como em todas as cidades da Tailândia, é muito fácil e barato fazer uma massagem em Chiang Mai. Na Old City tem muuitas opções de spas ou casas de massagem mais simples… é só escolher!

Dica para quem viaja para Chiang Mai na alta temporada

Se sua viagem para Tailândia estiver planejada para a alta temporada (de novembro à março) e vc tiver os dias contados, uma dica é comprar os passeios com antecedência, assim vc não corre o risco de perder alguma atração por falta de vagas no tour.

Nós indicamos o pessoal da agência Tailandiando, uma agência de brasileiros que faz passeios em diversas cidades da Tailândia e de outros países da Ásia.

E a melhor parte é que o atendimento deles é feito 100% em português e seguidor do Vamos Fugir tem desconto especial!

Quanto tempo ficar em Chiang Mai

Nós ficamos 3 dias inteiros e 4 noites em Chiang Mai e foi suficiente para o roteiro que tínhamos planejado, mas dependendo do seu objetivo vale até ficar um pouquinho mais.

Como se locomover em Chiang Mai

Lá o esquema de táxi e tuk tuk é um pouco diferente que em Bangkok. Até tem táxis comuns e o app Grab (que é o uber deles) mas o esquema é pegar o Red Car, uma espécie de caminhonete com a parte de trás adaptada com bancos e fechada em cima. Eles circulam o tempo todo pela cidade e vão pegando os turistas como se fosse uma lotação: vc fala pra onde vai e ele te dá o preço, aí é só subir lá na “caçamba” e seguir até o ponto que você quer descer. Pelo caminho o carro vai deixando e pegando outros turistas. É bem barato e dá até pra negociar.

Onde se hospedar em Chiang Mai

Na nossa primeira visita a Chiang Mai, em 2016, ficamos em um dos melhores hoteis daquela viagem e com certeza o mais fofo da vida! *-* Escolhemos o Chor Chiang House por causa da nota do Booking, mas confesso que antes de chegar lá não tinha certeza se ia ser tão bom assim… mas foi até melhor!

Todos os funcionários são da própria família, dona do hotel, e são bem simpáticos. A dona nos passou todas as informações sobre a cidade logo que a gente chegou e disse que, como eles ficam a alguns quarteirões da Old City, disponibilizavam transporte gratuito até um avenida próxima ou emprestavam bikes. Sim EMPRESTAVAM! E mais.. ela nos deu um celular pra ligar pra ela na hora que fosse para o tuk tuk nos buscar! Dá pra acreditar?!

Só com esses mimos a gente já gostou, mas depois de ficar lá vimos que o serviço foi bem bom demais… tudo bem limpinho, café da manhã completo, quartos confortáveis e preço justo… Recomendo! Atualização de 2022: eles fizeram reformas, continuam funcionando e hoje têm até academia, piscina e quartos com cozinha!

A localizaçào também é muito boa, no bairro de Ninman (a meca dos nômades digitais) e onde tem uma concentração enorme de cafés, barzinhos e restaurates. Se quiser dar uma olhada no hotel, este é o link.

O que comer em Chiang Mai, Tailândia

A comida típica de Chiang Mai inclui as atrações já conhecidas do resto da Tailândia, como Pad Thai e Fried Rice, mas o mais delicioso que experimentamos por lá e típico dessa região norte é o Khaosoy: um caldo feito de leite de coco com curry, onde ficam mergulhados noodles de ovos, carne (vc escolhe de porco, frango ou carne) e um crispy de noodle por cima de tudo… é MUITO BOM!!

Nós fomos em um restaurante chamado KhaoSoy Maesa e recomendamos 100%! Eles foram recomendados pelo guia Michelin e mesmo assim o prato custa THB$60!

Em Chiang Mai eles também comem bastante linguiça, tem de todo tipo… de porco, de frango, de soja e até de peixe! Nas feirinhas vc vai encontrar milhões de opções, como smothies, waffle, nuddles, guioza (que é uma delícia), doces e etc… Experimente porque é tudo bem gostoso, só não esqueça de perguntar antes se é apimentado! haha

Como chegar em Chiang Mai

Chiang Mai fica a 700 Km de Bangkok. Dá pra ir de trem em um daqueles trens noturnos (já falei sobre isso neste post) ou de avião. O primeiro dura 15h e custa uns 580 bath (cerca de 17 dólares) na segunda classe, já o segundo leva 2h e custa cerca de 32 dólares por pessoa (com a Air Asia que é uma companhia Low Cost), aí vai de cada um. *valores de 2016.

Seguro saúde para a Tailândia

Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.

Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)

Se você gostou do nosso conteúdo ou achou útil de alguma forma para a sua viagem, uma das melhores maneiras de retribuir e contribuir para que nosso trabalho continue é usando nossos links afiliados.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)

Outros posts que você também vai gostar:

Quanto custa um mochilão pelo Sudeste Asiático
Roteiro de 20 dias pela Tailândia: o que fazer e quanto tempo ficar em cada cidade
Templos de Ayutthaya, os mais interessantes nos arredores de Bangkok
O que fazer em Bangkok, a capital da Tailândia
Roteiro completo do nosso mochilão pelo Sudeste Asiático
Comidas típicas do Sudeste Asiático
O processo de visto para Tailândia, Camboja e Vietnã
Mochilão Sudeste Asiático, uma viagem marcante! (com vídeo)
7 fatos sobre o Sudeste Asiático que não aparecem nos guias de viagem
35 fotos que vão fazer você se apaixonar perdidamente pela Tailândia!

Related posts

Viagem para Tailândia: roteiro completo para 12, 13 ou 15 dias com preços

Khao Sok: o parque nacional mais incrível da Tailândia

O que fazer em Koh Lipe: dicas do paraíso da Tailândia

2 comments

Patricia Ribeiro 9 de outubro de 2017 - 14:37
Muito obrigada por compartilhar a sua experiência! Estou planejando minha viagem para o próximo mês e vou sozinha, ainda estou um pouco insegura. Suas dicas foram preciosas.
Ulisses Dalesandro 13 de outubro de 2017 - 01:49
Que bom q as dicas foram úteis 😁 Você vai adorar Chiang Mai! Booooa viagem! 😉
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More