Conheça as Blue Mountains, o bate e volta perfeito para quem visita Sydney

Trilhas, paisagens, cânions, cachoeiras, florestas de eucaliptos e montanhas enormes: tem muito o que fazer nas Blue Mountains! A reserva florestal reúne tudo isso e muito mais atrações interessantes em um só parque: o Blue Mountains National Park que é gigantesco e bem perto de Sydney! Com uma área total de 1.436 quilômetros quadrados, o complexo das Blue Mountains foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO e ficou entre os finalistas das 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo… acho que já dá pra imaginar o porquê né?!

As Blue Mountains são divididas em vários núcleos (13 no total) que se estendem por várias cidades e em cada um deles você encontra muitas atrações interessantes (principalmente trilhas) e paisagens igualmente incríveis.

Nós já visitamos vários deles. Por isso, neste post eu vou contar todos os detalhes de como visitar e o que fazer nas Blue Mountains, além de passar muitas dicas sobre como economizar e como chegar até lá. Acompanha aí:

O que fazer nas Blue Mountains?

Seu roteiro de vagem pelas Blue Mountains vai depender do tempo que vc tem disponível. É possível fazer bastante coisa em um único dia (pra quem faz bate e volta saindo de Sydney), mas se puder passar a noite lá e conhecer tudo em 2 dias, melhor ainda!

Pra começar vou deixar um mapa com todos os pontos que vou citar nesse post, assim vc consegue se localizar melhor e deixar sua viagem mais organizada:

Echo Point

É onde fica o centro e informações turísticas e onde começam algumas trilhas. O Echo Point é um local super acessível – dá até pra chegar de carro ou naquele esquema do trem eu eu falei- e tem uma vista incrível: as Three Sisters ficam à esquerda e as montanhas azuis com a floresta de eucalipto ao fundo… já é o suficiente pra ficar impressionado!

Trilhas pelas Blue Mountains

Uma das coisas mais legais pra fazer nas Blue Mountains são as trilhas. Existem várias e de diferentes intensidades por lá, desde de as super fáceis e acessíveis, até aquelas que passam alguns dias acampando e exigem um certo nível de experiência. Segundo o guia Lonely Planet, o Parque Nacional das Blue Mountains reúne dentro de todo seu território mais de 140km de trilhas!

No site oficial das Blue Mountains tem algumas tabelinhas que mostram as principais informações sobre cada uma das trilhas existentes nos diferentes núcleos, nível de intensidade e tempo de duração de cada uma. Se quiser dar uma olhada, está neste link.

Mas como são muitas, eu só vou detalhar aqui aquelas que nós fizemos, ok?

Katoomba falls

Nós fizemos a trilha que sai do Echo Point e vai até a Katoomba Falls, uma cachoeira linda e muito alta que começa no topo do cânion e cai numa pedra lá embaixo. A trilha é super fácil porque tem uma estrutura ótima de calçamento e corrimão, então qualquer pessoa pode fazer. O caminho é lindo e tem vários mirantes sensacionais. Tem que se controlar pra não ficar tirando milhões de fotos a cada 5 minutos.

Depois de 1h de caminhada fácil, nós chegamos até um ponto de onde dava pra enxergar a cachoeira de frente. Ali já era lindo, mas nós vimos umas pessoas lá na pedra que servia de base para a cachoeira (a água tava bem fraca) e ficamos doidos pra ir até lá também!

Seguimos na trilha até um lugar que parece uma praça e encontramos a placa indicando Katoomba Falls em 40 minutos. A caminhada dali pra frente ficou um pouco mais pesada por causa das escadas e, mais pra frente, das perdas molhadas (mas nada tão difícil tbm, não se assuste). No caminho nós passamos pela cachoeira da bruxa (dá pra entender o porquê do nome olhando a foto).

Até que chegamos ao pé da cachoeira e… que lugar sensacional!!! Olhando de baixo a cachoeira parece ainda maior e a vista de lá é indescritível! Sem dúvida, foi a parte mais incrível do nosso dia!! Como se não bastasse toda aquela imensidão à nossa frente, descobrimos que a cachoeira também funcionava como “toca das cacatuas”: eram muitas! Elas são enormes e muito amigáveis – principalmente se você aparecer com comida. Nós até tentamos fazer um lanchinho lá pra apreciar mais a vista, mas foi impossível porque elas nos cercaram e não nos deixaram em paz até ver que nós tínhamos desistido!  

Duração: 3 horas ia e volta (contando as paradas)

Intensidade: fácil e media na segunda parte

Three sisters

Existe uma trilha que circunda as Three Sisters (e você pode tocar nelas), depois passa em uma mini ponte chamada Honeymoon bridge que liga uma Sister à outra. A paisagem de lá é incrível, mas pra falar a verdade eu achei a parte das Sisters meio sem graça hahaha. Gostei muito mais de vê-las de longe, mas o resto do visual fez valer o esforço!

Esta trilinha é curta e fácil, mas pode ser um pouco puxadinha pra quem não tem muito preparo físico por conta das escadas. Mas nada impossível: é só parar pra respirar!

Duração: 15 min a partir do Echo Point

Intensidade: fácil

Honeymoon Bridge

Lenda das three sisters:

Segundo a lenda aborígene, três irmãs da tribo Katoomba se apaixonaram por três irmão de uma outra tribo. Mas uma lei proibia que eles se casassem, por isso os três irmãos resolveram raptá-las para fazer o casamento à força, o que desencadeou uma grande guerra entre as tribos. Como a vida das garotas corria sério risco, um feiticeiro  transformou-as em pedras como forma de protegê-las. Mas o feiticeiro foi assassinado antes que a batalha terminasse e que o feitiço tivesse sido revertido. Por isso, elas continuaram petrificadas pra sempre. :( Teeenso!

Giant Stairway

Pra quem quiser continuar descendo para o vale, a trilha segue por uma escada de 800 degraus. Nós não fizermos (só ficamos olhando a vista do começo), mas conversamos com algumas pessoas que estavam voltando e elas disseram que é um “bom exercício”! Hahaha segundo elas a paisagem ali do ladinho da Sister era mais bonita que ao longo da escada e que não compensava tanto assim. Mas é opinião delas né?! Nós preferimos não pagar pra ver pq já estava no final do dia. Hehehe

Segundo o pessoal que estava voltando, esta vista é melhor que a do resto da trilha…

Duração: 2h

Intensidade: média

Scenic world

É de onde sai o teleférico (Scenic Skyway), o funicular (Scenic Railway) e outras atrações interessantes! Elas são super procuradas e ótimas opções do que fazer nas Blue Mountains pra quem não tem pique de fazer trilha, mas quer curtir a vista. Ah, e elas ainda podem ser combinadas entre si ou servir como ida ou volta da caminhada. Mas atenção, elas não ficam no mesmo local do Echo Point… é preciso caminhar ou pegar um bus a partir da estação de trem de Katoomba para chegar até lá. (no mapinha do começo do post dá pra entender melhor).
Um resuminho do que é cada um deles:

Scenic Skyway (teleférico)

Suspensa a 270 metros de altura e piso de vidro, a cabine atravessa o Jamison’s Valley e proporciona uma vista privilegiada das montanhas ao redor.

Scenic Railway (funicular)

Em funcionamento desde 1945, este é o trenzinho mais inclinado do mundo. Ele desce 310 metros num trilho com 52 graus de inclinação, passa pela floresta e chega até  na base de Jamison`s Valley, de onde começa a trilha de volta (Scenic walkway).

Scenic Cableway

Também é um teleférico, mas a diferença é que eles desce da estação até o meio da floresta e termina o passeio também na trilha Scenic Walkway, que é uma caminhada de 2.4 km pelo meio da floresta.

Preço: adulto – AUD$39 / criança – AUD$21 com viagens ilimitadas entre qualquer uma das estações, dentro do prazo de 60 dias. É possível comprar os tickets pelo site deles (neste link).

O que fazer nas Blue Mountains fora da parte super turística?

Lincon’s Rock

Que visual incrível! Lá de cima a gente consegue ver uma quantidade enorme de montanhas e ter a dimensão do tamanho (e da altura!) daquele lugar. Esse é um ponto muito bom para ver o pôr do sol, fazer um piquenique ou só sentar e relaxar.

O acesso para Lincon’s Rock só é feito por carro. O Lugar fica a 15 minutos do centro de Katoomba, mas passa por dentro de vários bairros e o último trechinhos (150m) são de terra. Mas em compensação, vc estaciona o carro de frente para o lookout, não precisa nem fazer trilha.

Wentworth Falls lookout

A Wentworth Falls fica a cerca de 15 minutos de carro do Echo Point e merece muito a visita! Recomendo muito fazer este rolê no fim da tarde, já que o pôr do sol lá tamém é muito bonito. Nós fizemos uma caminhadinha chamada Princes Rock Lookout que dura só 15 minutos e tem uma vista incrível da cachoeira, das montanhas azuladas e do céu laranja por conta do sol que está descendo… muito bonito mesmo!

Pra chegar lá é melhor estar de carro, mas também é posspivel ir de ônibus (linha 685) saindo da estação de Katoomba e parando pertinho do lookout. Minha dica é porcurar no Google Maps, pq ele funciona muito bem aqui na Austrália.

Govetts Leap lookout

Esse é pra quem dormiu nas Blue Mountains ou madrugou por lá! hahaha Isso porque lá é o point perfeito pra ver o sol nascer. Não que não seja igualmente lindo em outros horários (É surreal!!) mas bem cedinho fica ainda mais bonito. Quando a gente foi estava muito frio e meio nublado, mas por ser muito alto, a gente estava acima das núvens que cobriam todo o vale e aim se dissipando aos pouquinhos… foi lindo demais!

Esse é mais um dos locais onde é mais fáicl chegar de carro, pq o estacionamento é bem de frente para o mirante. Mas também dá pra ir de tranporte público: a linha 698 de ônibus liga a estação de Katoomba até o Blue Mountains Heritage Centre, que já é bem a entrada do parque mas vc vai precisar caminhar uns 10 minutos até o lookout.

Burramoko Ridge e Hanging Rock

Sem dúvida, o pico mais incrível que nós já vimos nas Blue Mountains – e arrisco até a dizer que foi o mirante mais lindo que já vimos! A paisagem lá de cima é inacreditalvelmente linda e gigante! É um daqueles lugares onde se sente uma formiguinha e tem a noção do quão minúsculo o ser humano é.

Este é mais um rolê das Blue Mountains onde o ideal é ir de carro. A trilha faz parte do núcleo Blackheath e fica a 30 minutos de Katoomba. É possível dirigir seguindo o GPS ou mesmo as indicações de Burramoko Ridge (Hanging Rock) fire trail até um estacionamento de onde só é possível seguir a pé. Dali pra frente são cerca de 5km de caminhada leve com poucas subidas, até que vc vai dar de cara com esse lugar:

De lá, vc pode descer uma outra trilha (já bem mais difícil e até perigosa) que vai montanha abaixo até chegar aos pés da Hanging Rock. Para os mais aventureiros, dá pra subir lá na pontinha da pedra e tirar uma foto irada, mas cuidado pq tem uma fenda de mais ou menos 80cm entre a montanha e a Hanging Rock e a única forma de subir é pulando.

E não tive coragem e também não deixei o Ulisses ir, pq é MUITO alto!! Mas tem uma galera que vai…

Cahills’ lookout

Foi lá que vimos o pôr do sol mais SURREAL das Blue Mountains! Sério, é muito bonito mesmo. Vale demais a visita e é super fácil de chegar: vc consegue ir de carro (são 6 min a partir de Katoomba) e estacionar bem na frente do lookout, não tem trilha nem nada.

Também é possível chegar lá de ônibus: A linha 686G sai de Katoomba e para em frente ao Katoomba Golf Club em 23 minutos. De lá é só caminhar cerca de 15 minutos.

Como chegar nas Blue Mountains

Os trens saem de hora em hora da Estação Central de Sydney com destino final à Mount Victoria. A melhor opção é descer em Katoomba e pegar um ônibus (ou ir a pé mesmo, só 20 min) até o Echo Point, que é onde ficam as Three Sisters. Está foto é um print do aplicativo Trip View, que mostra os horários do trem logo de manhã (dica: tente sair bem cedinho!!)

Nós fizemos exatamente isso que eu indiquei aqui e deu super certo. A viagem levou duas horas, o trem é tranquilo confortável e os vagões têm um esquema de quiet carriage (vagão silencioso), com avisos para que as pessoas não conversem muito, usem fones de ouvido e deixem o celular no silencioso para que o pessoal possa dormir mesmo (mas nem todo mundo respeita).

Kogarah (onde a gente morava na época) – Central: 6:29

Central – Katoomba: 7:22 (2h de viagem no total)

Bus de katoomba para o Echo Park: 686 pegar no ponto em frente do Carrington hotel. Pode pagar com Opal Card.

Para quem preferir, também é super tranquilo ir de carro ou contratar um tour de 1 dia (bate e volta) saindo de Sydney até as Blue Mountains. Abaixo têm algumas opções vendidas no site Get Your Guide, que é parceiro do Vamos Fugir e tem várias opções legais de passeios pelo mundo todo.

Curiosidade!

Por que as Blue Mountains são chamadas assim: Montanhas Azuis?

Elas recebem este nome porque realmente são meio azuladas! Isso acontece graças à uma substância liberada pelos eucaliptos da floresta ao redor que, quando entra em contato com partículas de poeira, vapor e com o sol, espalha uma onda que causa este efeito azulado… interessante né?!

Dicas importantes:

Dica 1: se for fazer bate e volta, vá bem cedinho pra aproveitar bem o dia. Os trens continuam circulando até à noite pra você voltar, mas é bom ficar de olho no App do Opal pra não perder a hora nem ter que esperar muito.

Dica 2: Lá faz um friozinho gostoso durante o dia e um friozão à noite, então não esqueça de ir preparado e levar casacos quentes.

Dica 3: Na cidade de Katoomba você vai encontrar os três principais supermercados de Sydney: Aldi, Coles e Woolies e eles ficam no caminho entre a estação e o Echo Point, então aproveite pra passar lá e comprar um lanche, assim você economiza e ainda curte um piquenique com uma vista linda!

Dica 4: Se tiver opção, não faça este passeio em um dia nublado, porque você não vai conseguir ver direito e nem aproveitar todo o potencial do lugar.

Seguro viagem para a Austrália

Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.

Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)

Espero que tenha gostado do post e se tiver mais dicas sobre o que fazer nas Blue Mountains, como economizar ou como chegar lá, deixe um comentário pra gente! Ah, também vale tirar dúvidas e deixar críticas construtivas… Nós adoramos quando os leitores interagem! hehehe =)

Outros posts que você também vai gostar:

10 passeios imperdíveis em Sydney que custam menos de 10 dólares
Whale Watching – onde, como e quando ver baleias em Sydney?
O que fazer em Palm Beach, uma das praias mais bonitas de Sydney
Quando decidimos trabalhar menos e viver mais…
Tudo que você precisa saber para se mudar para a Austrália

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

26 comments

Débora 21 de setembro de 2019 - 12:09
Parece que a dona do blog Vamos Fugir fugiu. hahahah
Lígia Antoniazzi 22 de setembro de 2019 - 08:59
oi???
Flavia 5 de agosto de 2019 - 14:06
Lígia, tudo bem? Estou indo para lá em fevereiro. Imagino que no verão este passeio seja mais desconfortável por conta do calor. Também estou em dúvida se não seria melhor pernoitar. Neste caso, em qual parte do parque as pessoas se hospedam se não estiverem de carro alugado? Os hoteis ou pousadas são acessíveis a pé? Obrigadíssima!
Lígia Antoniazzi 22 de setembro de 2019 - 09:00
Oi Flavia! No verão realmente faz muito calor por lá, mas como é uma região de muita mata, acaba sendo mais agradável que perto da praia por exemplo… Se vc puder passar a noite por lá é realmente mais tranquilo de explorar todas as trilhas e atrações, neste caso eu recomendo que vc escolha uma acomodação na cidade de Katoomba, pq tem uma estrutura boa para os turistas, fica ao lado da estação de trem e das principais atra~;oes que eu citei aqui no post.. Boa viagem! =)
Roberta 30 de março de 2019 - 08:02
Seu post é incrivel. Estava na duvida se faria só um bate e volta, mas pelo que li, vale a pena passar uns 2 dias. Muitissimo obrigada
Lígia Antoniazzi 15 de maio de 2019 - 04:01
Oi Roberta! Vale a pena o bate e volta sim.. nós fizemos isso, mas fica bem cansativo.. se tiver tempo de ficar uma noite é melhor =)
Flavia 5 de agosto de 2019 - 14:01
Lígia, tudo bem? Estou indo para lá em fevereiro. Imagino que no verão este passeio seja mais desconfortável por conta do calor. Também estou em dúvida se não seria melhor pernoitar. Neste caso, em qual parte do parque as pessoas se hospedam se não estiverem de carro alugado? Os hoteis ou pousadas são acessíveis a pé? Obrigadíssima!
Lígia Antoniazzi 8 de setembro de 2019 - 21:59
Oi Flavia! No verão realmente faz muito calor por lá, mas como é uma região de muita mata, acaba sendo mais agradável que perto da praia por exemplo... Se vc puder passar a noite por lá é realmente mais tranquilo de explorar todas as trilhas e atrações, neste caso eu recomendo que vc escolha uma acomodação na cidade de Katoomba, pq tem uma estrutura boa para os turistas, fica ao lado da estação de trem e das principais atra~;oes que eu citei aqui no post.. Boa viagem! =)
Claudia 11 de agosto de 2018 - 05:31
Pessoal, acabei de sair do parque e suas dicas foram sensacionais! Aproveitei bastante todo o complexo, que seria bem complicado sem a orientação de vocês! Obrigada.
Lígia Antoniazzi 27 de agosto de 2018 - 20:18
Oi Claudia! Ai que demaaais, muito obrigada pelo feedback!! Fiquei super feliz por ter ajudado na sua viagem S2
Camila Santos 6 de junho de 2018 - 07:32
Adorei o post! Estou em Brisbane e eu e meu marido vamos pela primeira vez à Sydney agora em Julho! Vale a pena conhecer essas praias e a Blue Montains no inverno? Obrigada!
Lígia Antoniazzi 6 de junho de 2018 - 20:49
Oi Camila! Que bom que gostou do post!! =) Vale a pena sim, com certeza! As Blue Mountains são ótimas pra ir no inverno, pq tem um climinha de frio mesmo, bem gostoso... Já as praias continuam lindas nos dias ensolarados e sem dúvida vale a pena vcs visitarem, só não vão conseguir curtir, entrar na água e etc... Mas vão gostar! Aproveitem mtoo! Qualquer dúvida é só perguntar =) bjos
Ana 20 de abril de 2018 - 15:20
Oi Lígia! Adorei o Post! Você acha que valeria a pena dormir uma noite em Katoomba para passar 2 dias nas Blue Mountains perto de Echo Point? Estou indo para Sydney em julho e estou na dúvida se separo 1 ou 2 dias para ver as Blue Mountains. Li que nessa época do ano é possível que até neve nessa região, mas não sei dizer se isso prejudicaria ou deixaria o passeio até melhor! Obrigada pelas dicas!
Ulisses Dalesandro 14 de maio de 2018 - 17:03
Oi Ana... depende muito de quanto tempo sua viagem por Sydney vai durar e também do q vc gosta de fazer. Blue Mountains é um lugar fantástico, da pra fazer várias trilhas e com ctza um dia a mais da pra explorar melhor o núcleo Katoomba. Se vc tiver de carro alugado e com tempo talvez valha aproveitar pra tentar conhecer algum outro núcleo tbm... Com relação a nevar, é possível mas acho bem difícil... não lembro de notícias sobre neve nos anos anteriores. Agora se tiver c um cronograma apertado, um dia nas Blue Mountains ja da pra conhecer legal e aproveitar o tempo pra conhecer melhor as mil opções de Sydney e arredores :) Espero ter ajudado.. Boa viagem =)
Rebecca 31 de março de 2018 - 01:23
Amei o post! Ficou super informativo e didático, muito obrigada :D
Ulisses Dalesandro 5 de abril de 2018 - 00:28
Valeu Rebecca! :)
Fernanda 4 de outubro de 2017 - 10:51
Você sabe me dizer quanto eu gastaria em 10 dias em sydney, com passeios, alimentação...
Ulisses Dalesandro 12 de outubro de 2017 - 23:05
Complicado dizer o qnto gastaria. É muito particular de cada pessoa... Hotel ou hostel. Lanche ou restaurante. Passeio com agência ou por conta. Enfim.. difícil estimar. Mas o fato é que os custos em Sydney são altos então é bom se planejar bem!
Mariangela 26 de setembro de 2017 - 03:02
Adorei. Farei esse passeio amanhã com uma amiga, vamos copiar o roteiro de vcs hehehe. Bjos
Ulisses Dalesandro 12 de outubro de 2017 - 20:22
E ai? Copiou? Hehe.. conta aí como foi o passeio! :)
isla 1 de setembro de 2017 - 09:25
Que dicas legais!!! As melhores e mais simples que encontrei, li varios sites inclusive os oficiais! Mas, vc venceu todos! Valeu demais
Ulisses Dalesandro 2 de setembro de 2017 - 19:54
Valeu demais Isla! Comentários como o seu q nos motivam a continuar postando mais e mais. 😊
Matheus 21 de junho de 2017 - 20:51
Obrigado pelas dicas, estarei indo para Australia em julho sozinho e estou meio com medo de ir e me perder sozinho nessas trilhas. elas sao bem informativas durante o percurso? estou ate pensando em pagar um tour, porem eu nao queria pela fato de ser caro. Agurado retorno obrigado
Lígia Antoniazzi 21 de junho de 2017 - 20:59
Oi Matheus. Cara, fica tranquilo pq as trilhas aqui são super organizadas, principalmente essa das Blue Mountains! Nem parece trilha, pq tem caminho demarcado, algumas partes têm calçamento e sempre têm plaquinhas de indicação. De verdade, vai tranquilo que não tem erro!!
Josiane Bravo 7 de outubro de 2016 - 12:59
Que lugar incrível, adorei ver as fotos dos Cacatuas, esses passáros são uma graça, e é tão bom vê-los assim LIVRES e felizes. Hoje em dia, a gente ver tanto desses passáros sendo usados como atrações de turismo na rua, uma triste realidade :( Enfim, Lígia e Ulisses, feliz com essa primeira aventura de vocês ai na Australia entre meio a natureza, adorei o lugar que proporciona vistas de tirar o fôlego. Abraços
Lígia Antoniazzi 9 de outubro de 2016 - 01:48
Oi Josi!!! Verdade mesmo.. muito melhor vê-las assim livres e voando por aí do que presas em gaiolas ou dentro de casa como pets né?! Que bom que está acompanhando nossa aventura aqui pela Austrália!! Espero que esteja gostando das dicas e se animando pra vir nos visitar! hehehe Beijoo
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More