Whale Watching – onde, como e quando ver baleias em Sydney?

Eu sempre quis ver uma baleia no mar! Sou apaixonada por elas, sempre fiquei vidrada vendo na TV e tenho até uma tatuagem de rabo de baleia no tornozelo. Mas nunca tinha visto de perto até descobrir que a Austrália faz parte da rota de migração de baleias jubarte que fogem do inverno da Antártica e procuram as água quentinhas do norte australiano para ter seu bebês. *-*

E melhor que isso… Eu descobri ainda que a melhor época para ver baleias em Sydney é entre maio e novembro, e nós chegamos aqui em agosto!! \o/ Ou seja, não sosseguei enquanto não fizemos o tour! hehe Acho que nem preciso falar o quão incrível foi essa experiência né?! Inesquecível é pouco!

Neste post eu vou compartilhar com vocês informações sobre alguns tours de whale watching disponíveis aqui em Sydney, preços, como fazer, o que levar e ainda dicas sobre como ver baleias de graça por aqui. Acompanha aí:

Como fazer um tour de Whale Watching em Sydney?

Aqui em Sydney – assim como em várias outras cidades da Austrália que são famosas por este passeio – existem milhões de agências vendendo o whale watching. Cada uma tem uma opção à mais para atrair o cliente e os preços podem variar bastante. Mas no geral, todas têm o mesmo objetivo: fazer você ver baleias! E é legal porque eles garantem que você vai ver pelo menos umazinha, mas dizem que se você não der sorte por algum motivo, eles dão outro passeio (de graça né) dentro da mesma temporada.

Agências e preços do Whale Watching em Sydney

Claro que não vou listar todas aqui, mas só as principais. Cada uma delas tem seus próprios barcos com serviços, duração total e ponto de partida diferentes. Aí vai de você escolher qual mais te agrada.

Whale Watching Sydey – AUD$51.00 por pessoa

Capitan Cook AUD$49.00 por pessoa

Go Whale Watching SydneyAUD$80 por pessoa

Fantasea –   AUD$65 por pessoa

Oz Whale WatchingAUD$70 por pessoa

Adrenaline –  AUD$70 por pessoa

Nós optamos por fazer o passeio com a Adrenaline porque era mais barato. Pra ser sincera nós vimos os barcos de outras agências e eles eram maiores e alguns pareciam mais confortáveis que o nosso. Mas na boa? Nós estávamos lá pra ver baleias e nesse quesito nós ficamos super satisfeitos!

*Os preços foram consultados nos sites das agências durante a temporada de 2016.

Como foi o nosso passeio de whale whatching em Sydney?

O nosso tour saiu do Darling Harbour às 12h30 e voltou às 15h30. Logo no comecinho o barco passou por alguns pontos famosos de Circular Quay, como a Harbour Bridge, a Ópera House, Cokatoo Island, o píer de Manly Beach e etc. Durante todo o caminho tanto o capitão quanto o guia – um biólogo especialista em baleias – iam falando sobre o comportamento delas, informações sobre a migração e dados interessantes, além de mostrar todos os pontos turísticos que viam pela frente.

Depois de uns 20 minutos de barco sentido mar aberto, nós vimos as primeiras!! Era uma família linda que passou nadando bem pertinho da gente. O guia ficava no teto do barco com um binóculo e ia avisando o capitão sobre a melhor localização, então o barco se movia um pouco e depois parava para ficar paralelo à elas. Foi aí que nós vimos várias famílias de baleias com filhotes, algumas davam uns saltinhos discretos, outras colocavam o braço pra fora da água como se tivessem dando tchau pra gente, até que uma delas resolveu dar um show: ela começou a dar uns pulos de costas e bater o rabo na água várias vezes, em círculos.

Todo mundo delirou nessa hora, mesmo sem entender o que estava acontecendo. Só depois o guia explicou que ela faz isso porque, provavelmente estava amamentando seu filhote e o leite jogado na água atrai outros animais como peixes, golfinhos, orcas e tubarões. Então ela se comportava dessa forma para espantá-los. Adorei! Foi o melhor momento pra observar, tirar fotos e filmar!

Ah, e se vc der ainda mais sorte pode vê-las saltando de costas e saindo inteirinhas da água!! *-* Nós infelizmente não vimos isso, mas vou colocar aqui algumas fotos do pessoas da agência que nos levou, só pra vc entender e ficar com ainda mais vontade. Lá no facebook deles tem mais!

Foto: Go Whale Watching Sydney

Foto: Khalil Habash – facebook go whale watching

Voltando pra Darling Harbour o barco passa por mais alguns pontos bem bonitos e o pessoal do barco serve um bolinho com chá, café ou leite, além de frutas pra quem quiser. O passeio é bem gostoso e a duração de três horas pra mim foi super suficiente (apesar de que eu ficaria lá umas 5 horas só olhando pra elas! hehe). O´único problema que eu acho interessante avisar é que, não sei se é porque o barco era pequeno ou porque estávamos em alto mar, mas ele balança muito! Pra quem costuma enjoar pode ser um pouquinho complicado. =/

E é possível ver baleias de graça?

Sim!! Só que não de barco. Pra falar a verdade, uma vez nós vimos algumas baleias saltando lá em Coogee Beach. Era bem de longe, mas mesmo assim já achamos lindo! Pra facilitar, existem vários pontos espalhados pelos parques e praias da cidade que são perfeitos para fazer um trilhe, levar um piquenique, sentar e ficar apreciando a paisagem até alguma família de baleia apareça. Os principais são:

Kamay Botany Bay National ParkAo Sul de Sydney, lá para os lados de Cronulla, o Botany Bay Park é um dos melhores pontos da cidade para avistar baleias. Na verdade o ponto ideal é Cape Solander, uma estrada que contorna a pontinha do parque e dá acesso à um mirante (lookout) nas rochas que tem uma visão perfeita do alto mar, bem onde elas passam! =)

Royal National Park – Um parque enorme do ladinho de Cronulla que oferece muitas opções de passeios ao ar livre. Uma delas é o The Coast Track, uma trilha com 26km (de bundeena até Otford) que pode ser percorrida em 1 ou 2 dias e é cheia de lookouts ótimos para  whale watching.

Sydney Harbour National Park – é um parque com vários núcleos espalhados por diferentes cantos da cidade e muuuuitas coisas interessantes pra conhecer. Mas, como o foco aqui é avistar baleias, o ideal é visitar o North Head, uma parte do parque que fica em Manly.

Ku-ring-gai Chase National Park – Mais ao norte de Sydney, em Palm Beach, e tem uma vista panorâmica a partir de Barrenjoey Lighthouse, de onde é possível ver as baleias passando.

Se você gostou do post e quer acompanhar mais dicas de passeios baratos em Sydney e informações sobre a Austrália no geral, não deixa de seguir nossa página no Facebook e nosso Instagram! ;)

 


 Outros posts que você também vai gostar:

10 passeios imperdíveis em Sydney que custam menos de 10 dólares
O que fazer em Palm Beach, uma das praias mais bonitas de Sydney
Blue Mountains, um bate e volta perfeito pra quem visita Sydney

Quando decidimos trabalhar menos e viver mais…
Primeira semana na Austrália – paixão, correria e oportunidades
Morar na Austrália – quando as coisas finalmente começaram a se acertar por aqui
Tudo que você precisa saber para se mudar para a Austrália

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

2 comments

Natalie 31 de outubro de 2016 - 10:31
Oi, Lígia. Tudo bem? :) Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem. Até mais, Bóia – Natalie
Lígia Antoniazzi 31 de outubro de 2016 - 12:13
Oi Natalie! Tudo bem e vc? Sérioooo?!?!?! Que demais!! Obrigada! <3
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More