Até tenho uma ou outra pequena reclamação a respeito do transporte público em Sydney, mas uma coisa não dá pra negar: ele é extremamente bem organizado e funciona muuuuuuito melhor que no Brasil! Moramos em Sydney há apenas 3 meses, mas já deu pra perceber que em todos os pontos e plataformas tem sinalização dos horários e números de linhas que passam por ali e é bem fácil de se achar, seja no trem, ônibus, ferry ou light rails. Nós não temos carro aqui e pra falar a verdade não sei se pretendemos comprar tão cedo. Muita gente prefere ter, mas diz que acaba usando mais para passear do que para ir pra a City (Centro empresarial, onde tudo acontece) todo dia por conta do trânsito, da dificuldade e do preço para estacionar.
Mesmo com essa facilidade toda, quem chega aqui pode ficar um pouquinho perdido no começo, então resolvi separar as principais dicas sobre o transporte público em Sydney para facilitar as coisas pra quem está chegando. Pra começar, uma dica bem importante (que eu não sabia): preste muita atenção na hora de pegar o trem pra não entrar no veículo errado. Várias linhas diferentes passam na mesma plataforma!
Como funciona o transporte público em Sydney?
Pontos positivos
Sabe aquela lata de sardinha que todo paulistano tá mais do que acostumado a enfrentar todo dia? Então, isso GRAÇAS A DEUS não existe aqui! Como os trens têm dois andares e muitos assentos, é bem difícil ficar lotado. Claro que vez ou outra alguém vai em pé, mas nada comparado àquela tortura. No busão é a mesma coisa: o motorista fecha a porta na sua cara ou passa reto no ponto quando já está “muito cheio”, só que o cheio daqui ainda é beeem confortável (pra mim, caberia umas 20 pessoas a mais haha).
Pontos negativos
Agora, se chover forte, a coisa já fica mais complicada… Os trens atrasam e alguns ônibus não passam. Mas além da chuva, os únicos pontos negativos (na minha humilde opinião) são: 1 – pode acontecer de o ônibus passar atrasado ou adiantado e você se ferrar. 2 – em alguns bairros (como um dos que nós moramos) só tinha ônibus até 23h30, aí quando a gente voltava pra casa mais tarde, ficava sem opção.
Como faz pra pagar?
Aqui não existe cobrador nem bilheteria. Pra usar o transporte público em Sydney você vai precisar comprar o Opal Card, um cartão igual desses que a gente tem no Brasil.
Como funciona o Opal Card?
Todas as viagens de transporte público são pagas com ele e os valores são calculados de acordo com o horário e a distância percorrida: se andar menos, paga menos. Se andar mais, paga mais.
Usando o Opal você consegue um desconto de 2 dólares quando fizer uma baldeação dentro de 1 hora e ainda passa a pagar só metade da passagem quando ultrapassar a oitava viagem. (obs: Até setembro de 2016, as viagens ficavam de graça a partir da oitava, mas a regra mudou #chateada e agora pagamos metade :( – A boa notícia é que o Opal limita o gasto à 15 dólares por dia ou 60 por semana, ou seja, isso é o máximo que você vai gastar, mesmo que ande muito mais. Ah, e no domingo vc só paga 2,80 para andar o dia todo!
Site do opal – https://www.opal.com.au/en/about-opal/
Onde comprar? – Qualquer supermercado, farmácia, loja de conveniência e etc… é muito fácil de achar.
Quanto custa? – o cartão não custa nada, mas vc tem que fazer uma recarga mínima de 10 dólares.
Onde recarregar? – em algumas lojas (você vai ver o cartaz na porta com o símbolo do Opal e escrito “top up”), nas máquinas de recarga que estão em praticamente todas as estações de trem ou pela internet.
Uma dica para quem estiver morando aqui é cadastrar no site para que a recarga fique automática. É só criar um login, adicionar o número do seu cartão e configurar a parte de auto top up. Nós deixamos agendada uma recarga de 40 dólares toda vez que o saldo chegar a 10 dólares, aí ele faz automaticamente e vc não precisa se preocupar nem perder tempo com isso. Outro ponto positivo de configurar o cartão no site é que se por acaso você perder o seu Opal (como já aconteceu com a gente) passa a ser possível transferir seu saldo para outro cartão, aí você não perde o dinheiro!
Top on/off
Uma dica importantíssima é nunca esquecer de fazer o tap on e o tap off sempre que entrar e sair das estações ou dos ônibus, ou seja, passar seu cartão na maquininha na entrada e na saída. Como algumas estações não têm catracas, é muito fácil passar reto e esquecer (ou tentar dar uma de esperto), aí o sistema não tem como calcular a distância que você percorreu e vai cobrar sempre o valor correspondente à viagem mais longa, ou seja, vai sair muito mais caro. Isso sem contar que às vezes passa um fiscal com uma maquininha verificando se o pessoal pagou ou não e se vc tiver passado reto vai ter que pagar uma multa.
Aplicativos e sites úteis para quem usa o transporte público em Sydney
http://www.transportnsw.info/ – este é o site oficial do transporte público do estado de New South Wales. Lá você encontra os horários dos ônibus/ trens/ ferries, além de informações sobre transportes para eventos, acessibilidade nas estações, estacionamentos próximos às estações de trens, informações sobre táxis, estradas próximas à Sydney, dicas de apps.
Nesta página tem outras dicas sobre app úteis relacionados ao transporte em NSW.
Outros tipos de transporte
Muita gente que vem morar aqui (como nós, por exemplo) compra bike pra facilitar a vida e economizar um pouquinho. O bom é que é seguro e tranquilo de deixar trancada nos bicicletários e até mesmo postes pela rua (mais seguro na City, que é mais movimentado). Mas aqui também tem, claro, o bom e velho táxi e nosso queridinho Uber! \o/ Aeeeee!!! É super seguro e funciona muito bem na hora de voltar da balada (porque pra chegar na nossa casa, por exemplo, só tem ônibus até às 23h30). Pra quem quiser usar, a primeira corrida é de graça! :D É colocar este código na hora de pedir o carro pelo app: 3ctb6ap8ue #ficadica
Outros posts que você também vai gostar:
Tudo que você precisa saber para se mudar para a Austrália
Como encontrar sua moradia na Austrália?
10 passeios imperdíveis em Sydney que custam menos de 10 dólares
A realidade sobre morar no exterior que ninguém vê no facebook
Blue Mountains, um bate e volta perfeito pra quem visita Sydney
Whale Watching – onde, como e quando ver baleias em Sydney?
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
2 comments