Como encontrar sua moradia na Austrália?

Se você está planejando um intercâmbio para a Austrália, com certeza está cheio de perguntas na cabeça do tipo “como alugar um apartamento na Austrália?”, “quanto custa morar aí?”, “Dividir casa é mais barato que morar sozinho?”, “Mas nós somos um casal, como fazemos para alugar um cantinho só pra nós?”, “como eu vou resolver tudo isso antes de chegar na Austrália?”. Calma! Nós também tivemos todas essas dúvidas e no final tudo se resolveu!

No começo pode parecer difícil e um pouco desgastante encontrar um apartamento para alugar aqui na Austrália, especialmente em Sydney que é onde nós moramos  e temos mais conhecimento pra falar.  Mas neste post nós vamos passar algumas dicas com base nas experiências que já tivemos e te dar um panorama de como funciona a coisa por aqui,  quanto custa aluguel em Sydney, onde e como conseguir um apartamento para alugar e etc… assim você já vem sabendo onde e como procurar! Se liga aí:

Como alugar um apartamento na Austrália?

Para começar, a forma mais fácil de alugar apartamento na Austrália é alugando de terceiros ou dividindo o imóvel com outros estudantes. Aqui é muito comum alguém alugar uma casa/apê e chamar os amigos pra dividir com ele/a. Mas aí vc pensa “mas eu não conheço ninguém na Austrália, como vou fazer?”

A primeira sugestão é que vc procure nas comunidades de Facebook como Brasileiros em Sydney e a das meninas Papo Calcinha em Sydney, que são muito fortes aqui e o pessoal costuma compartilhar muitas vagas em quartos. Outra ideia é usar o site flatmates.com ou mesmo o aplicativo/site Gumtree (que funciona como uma OLX Australiana), neste último as pessoas postam vagas tanto em quartos e apê compartilhados quanto apês inteiros para lugar.

Os preços para dividir casa costumam ser bem mais acessíveis e a burocracia é mil vezes menor do que alugar com uma imobiliária. A dica é só prestar bastante atenção e se certificar de que a negociação é séria, pegar os contatos da pessoa com quem está negociando e não pagar NADA sem um contrato, pra evitar de cair em golpes (o que às vezes acontece).

Como alugar apartamento na Austrália por meio de uma imobiliária?

Esse tipo de predinho é super comum aqui

Agora, se vc quer tem um canto exclusivamente seu, também é possível alugar um apê através de uma imobiliária. As Real Estates daqui funcionam em um esquema beeeem diferente das do Brasil. Se você quer alugar um apê/ casa/ kitnet/ etc, a própria imobiliária vai agendar um horário para as pessoas visitarem o apê e a vistoria dura só 15 minutos. Todo mundo entra ao mesmo tempo, olha e sai.

Depois disso, se você gostou do lugar e pretende alugar, é só entrar em contato e fechar negócio, certo? Errado! Você precisa preencher uma ficha no site deles demonstrando interesse, anexar diversos documentos que eles solicitam (como passaporte, holerite, seguro saúde, visto, comprovante de conta corrente, carta de referência…) e ainda assim pode não ser aceito. Isso acontece porque, se você não tem histórico de aluguel aqui na Austrália, eles querem ter certeza de que você tem como pagar e não vai dar calote. No nosso caso, além de todos esses documentos, uma das imobiliárias ainda pediu 6 meses de aluguel adiantado (o que daria um valor absurdo) e nós não conseguimos o apê que gostamos. =/

Agora, aquela pausa rápida na leitura pra um jabá do bem. =) Se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, nós escrevemos um guia completo, com base em dúvidas reais que nós um dia tivemos e costumamos receber diariamente nas redes sociais do Vamos Fugir. Nele, vc não vai encontrar nossa história, nossos perrengues ou momentos de glória, mas sim todas as informações e ferramentas necessárias pra que vc possa escrever a SUA PRÓPRIA HISTÓRIA na Austrália! Clique aqui e compre agora o seu!

Como foram as nossas experiências com apartamentos aqui na Austrália?

Esse é o studio onde moramos

Nós chegamos aqui com a ideia de encontrar um cantinho só pra gente, mas vimos que não é tão fácil assim, principalmente porque é bem difícil de pagar – claro que é possível se você tiver tempo e paciência pra procurar, o que não era o nosso caso.

A maioria dos apê que vimos para casal saía entre 400 e 600 dólares por semana, o que logo no começo era bem acima do nosso orçamento. Acabamos então encontrando um apê pra dividir (com apenas uma moça e a filinha dela), pagando 350 com quarto e banheiro só nossos. Acabamos não nos adaptando muito bem por lá e tivemos muitos problemas com essa pessoa (que aliás foi o pior perrengue que já passamos aqui e eu contei neste outro post).

Depois de alguns meses nos mudamos para um Studio (kitnet) só nosso, onde pagávamos $490 por semana. Era muito mais caro, mas a gente preferiu “comprar nosso conforto e paz” hahahaha, isso sem falar que era super bem localizado (ficava no bairro de Bondi Junction). Depois quase 1 ano morando lá nós nos mudamos para um apê um pouquinho maior no mesmo bairro, onde pagávamos $420 a semana. Depois de 10 meses por lá, decidimos morar um pouco mais longe da city, mas em um apartamento maior, mais novo e com mais conforto, onde pagamos $435 por semana.

Quanto custa o aluguel em Sydney?

Como vocês podem ver pelos valores que eu coloquei acima, aluguel aqui não é muito barato… Um apê só para um casal normalmente custa entre 400 e 600, fora as contas. Se vc for dividir a casa com outras pessoas, vai sair por uns 300 a 350 para o casal, mas a maioria dos lugares já inclui as contas. Já se vier sozinho, pode contar entre $150 e $200 para dividir o quarto com outra pessoa e de $300 a $350 para ter seu próprio quarto, também com as contas. (mas tudo isso varia muito de um bairro para o outro. Os mais perto da City são mais caros e quanto mais longe, mais em conta).

O que é o Bond?

Antes de começar a morar em qualquer apartamento – seja ele de uma imobiliária, do Gumtree ou compartilhado – você precisa pagar um Bond, que nada mais é que uma espécie de cheque caução, já que aqui você não tem fiador. Quando você sai do apê é feita uma vistoria e, se estiver tudo certinho, o dinheiro é devolvido. Mas é sempre bom ficar esperto e tirar fotos de tudo quando entrar no apê, porque já vi muitas história de gente que não recebeu o dinheiro de volta por qualquer besteira.

Qual é o melhor bairro para morar em Sydney?

City

Depende muito. Depende de onde você vai estudar, onde vai trabalhar e de quais são suas prioridades. Se você quer ficar perto da praia e não se importa em morar longe da City, vai encontrar várias opções ótimas tanto ao norte quanto ao sul de Sydney, como por exemplo Manly e Northern Beaches ou Cronulla. A vantagem é que esses lugares são bem mais tranquilos e às vezes até mais baratos. Mas também tem muitas opções de praia mais centrais, como Bondi Beach (a queridinha dos brasileiros), Coogee, Maroubra e etc, só que aí já é um pouco mais caro. 

A vantagem de morar na city ou bem pertinho é que você economiza tempo no deslocamento e às vezes até dinheiro, já que alguns bairros ficam perto o suficiente para ir a pé. É muito mais prático, porém caro e não tão tranquilo quando os subúrbios que parecem cidade de interior.

Pra quem não se importa nem em morar na praia nem em ficar na city, existem muuuitas opções. A maioria dos bairros de Sydney tem toda a infraestrutura necessária para seus moradores, então é como se você morasse em uma cidade pequena e muito bem preparada, o que significa que se você não quiser (ou não precisar por conta de trabalho e etc) não precisa sair de lá. Mas mesmo que você trabalhe na city, o acesso é bem fácil. A principal dica é: more perto da estação de trem e sua vida será muito mais tranquila.

Vc já segue nosso canal no Youtube?

Outros posts que você também vai gostar:

Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.

*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More