Não parece, mas já faz 5 meses que viemos morar na Austrália. Muita gente fala que o começo é uma fase de adaptação e que a coisa só começa a ficar boa mesmo depois de um certo tempo… E nossa adaptação na Austrália foi bem assim mesmo. Ou melhor, tem sido.
O momento mais difícil da nossa adaptação na Austrália
Já contei em outros posts que estávamos alugando um quarto na casa de uma Neozelandesa né? Então, tivemos um problemão bem sério com isso. Acho que até agora nossa maior dificuldade aqui foi a moradia. Nós ficamos lá por 4 meses, mas nunca conseguimos nos sentir em casa. A mulher até que era gente boa e tinha uma filhinha bem fofa, mas aquele nunca foi nosso canto.. a gente precisava de um lugarzinho só nosso, assim como era no Brasil. Decidimos então antecipar nossa saída, avisar que estávamos procurando outra coisa e que íamos procurar um casal para ficar no nosso lugar, mas foi aí que tudo começou…
Ela exigiu que nós pagássemos os aluguéis até o final do contrato (coisa que não existe aqui na Austrália. Eles cobram no máximo uma multa de 4 semanas e nós na verdade só tínhamos um contrato verbal), depois começou a implicar com cada barulho que fazíamos e mandar mensagens para pedir silêncio ou qualquer outra coisa referente à casa. Nunca veio conversar pessoalmente sobre isso. Quando a situação já estava bem insustentável, nós encontramos outro apartamento e decidimos sair, afinal ela não podia nos segurar lá. No máximo ficaria com o nosso bond (aquele cheque calção que vc paga quando entra em um novo apê), dinheiro que já até abrimos mão nessa altura do campeonato.
Mas pra nossa surpresa, ela surtou com a novidade. Trocou a chave da fechadura enquanto estávamos fora e segurou nossas coisas lá dentro. Disse que só devolveria quando pagássemos o que ela exigia. Nós ligamos para advogados e fomos até na polícia, nossa vida virou um inferno da noite para o dia e, por sorte, já tínhamos fechado o outro apartamento e tínhamos onde dormir. O pior era ter que resolver tudo isso em um idioma no qual não somos fluentes, sem conhecer ninguém aqui e sem saber nem mesmo à quem recorrer.
Com ajuda da minha chefe, fomos à polícia e nos informamos. No dia seguinte eles mandaram uma viatura para nos acompanhar até o apartamento e, assim como ela tinha nos avisado, nossos objetos pessoais estavam do lado de fora: roupas, sapatos, bijuterias, roupa de cama, toalhas, utensílios de cozinha, comida, cosméticos, malas e etc… tudo jogado no corredor do prédio, exceto por nossas bicicletas e móveis. Sim, ela nos roubou!! E ainda mandou uma mensagem bem mal educada nos xingando e dizendo que havia vendido tudo para “ressarcir o prejuízo” que nós demos. Sem contar o dinheiro do Bond que ela nunca mais devolveu.
Foram os dois piores dias das nossas vidas. Por sorte tínhamos um ao outro.
É hora de recomeçar!
Mas a boa notícia é que todo esse pesadelo passou e agora nós nos mudamos para um studio só nosso e perto da praia! =) Agora sim estamos curtindo tudo que essa cidade maravilhosa tem a oferecer. Além da estrutura aqui por perto ser ótima, estamos perto dos nossos amigos e já até fizemos a ceia de natal aqui em casa! =)
Adaptação na Austrália: Novos planos
E melhor ainda, meus pais vieram nos visitar! Eles chegaram no dia 25, passaram o natal com a gente e uma semana em Sydney (na nossa casa!!). Nós fizemos vários passeios muito legais pela cidade e logo logo nós vamos compartilhar tudo aqui no blog. Depois, eles passaram uns dias em Melbourne, foram nos encontrar em Gold Coast e depois nós viemos juntos para Airlie Beach, onde fica a Grande Barreira de Corais (sonho!! *-*). Isso significa que vem muuuita novidade e posts novos por aqui! Aliás, as fotos e vídeos já estão lá no Facebook e Instagram do Vamos Fugir! ;)
Novidades no trabalho!
E mais uma notícia boa! \o/ Comecei a trabalhar na minha área aqui!! Estou cuidando da área de marketing e mídias sociais da agência que nos trouxe pra cá e estou amando! *-* Ainda assim, continuo como garçonete lá no restaurante (descobri que amo ser garçonete hahaha) e o Ulisses também está firme e forte na churrascaria dele.
Mas porque eu contei tudo isso?
Não quero escrever post pra ficar me lamentando nem pra colocar medo em quem pretende mudar de país, mas me sinto na obrigação de alertar sobre esse tipo de coisa e ajudar outras pessoas a não cair na mesma roubada, e a ferramenta que tenho disponível pra isso são minhas palavras.
Como já disse no post sobre a realidade de morar no exterior, as coisas aqui podem não ser fáceis. Nós nunca pensamos que sairíamos do Brasil pra ser “expulsos de casa” e ter nossas coisas roubadas aqui na Austrália! Nunca pensamos que sofreríamos tanto por um motivo tão improvável. Mas também nunca pensamos que precisaríamos tanto assim um do outro e que nossa companhia faria toda a diferença num momento desses. Acho que esse é o principal aprendizado de quem mora no exterior: você passa por situações que nunca podia imaginar – tanto boas, quanto ruins – e tem que se virar sozinho, por isso acaba amadurecendo muito e se tornando cada vez mais independente.
E agora é hora da gente aproveitar ainda mais tudo que essa cidade maravilhosa tem a oferecer. Agora que já estamos estabilizados nos nossos trabalhos, já construímos uma rotina, melhoramos nosso inglês, fizemos amigos e temos nosso próprio cantinho, o plano é desfrutar ao máximo dessa experiência incrível chamada Austrália! *-*
Outros posts que você também vai gostar:
A realidade sobre morar no exterior que ninguém vê no facebook
Como encontrar sua moradia na Austrália?
Tudo que você precisa saber para se mudar para a Austrália
Quando decidimos trabalhar menos e viver mais…
Primeira semana na Austrália – paixão, correria e oportunidades
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
9 comments