Incrível, super bem estruturada, cheia de praias e atrações turísticas: é dificil não encontrar o que fazer em Sydney! Nós moramos aqui desde 2016 e somos suspeitos pra falar, porque nos apaixonamos por este lugar desde o primeiro dia em que colocamos os pés aqui na Austrália! *.* Mas apesar do amor, sabemos que o custo de vida em Sydney é bem alto, por isso muita gente acaba deixando de aproveitar tudo que essa cidade tem de bom e planejando um roteiro de viagem bem curtinho, com uma passadinha de 2 ou 3 dias. E é exatamente esse o objetivo deste post: mostrar pra vc que é possível SIM curtir Sydney de forma barata e até gratuita e ficar por aqui uns 5 dias inteiros!
Neste post nós separamos 10 passeios que com certeza estão entre os melhores passeios de Sydney! Nós já fizemos todos eles e recomendamos muito que vc inclua (pelo menos metade) no seu roteiro de viagem pela Austrália. Acompanhe nossa lista sobre o que fazer em Sydney gastando pouco e fique de olho nos links que direcionam para posts mais detalhados sobre cada lugar:
O que fazer em Sydney gastando pouco?
Todas as atrações que nós listamos aqui têm entrada gratuita, então tudo que você vai gastar é com transporte público e alimentação. Pra quem quiser economizar ainda mais, a dica é preparar lanchinhos para levar em todos os passeios ou passar no supermercado assim que bater fome e comprar alguma coisa pronta (Woolies e Coles costumam ter sessões de lanches, saladas e refeições prontas), assim você evita de comer em restaurantes – o que sai bem caro por aqui.
O que fazer em Sydney – lista dos passeios
1 – Passar o dia entre Circular Quay, Harbour Bridge, The Rocks e Darling Harbour
Esse é o passeio número 1 e aquele que vc não pode deixar de fazer em Sydney! Ver a Ópera House de perto é um programa clichê, mas muito lindo e surpreendente. Vai por mim, ela é realmente linda e bem diferente ao vivo! Isso sem contar que o Circular Quay (a região onde ela fica) é uma delícia. Cheio de bares e restaurantes charmosos, ferries e outros barcos circulando o tempo todo, gaivotas sobrevoando a paisagem e uma energia sem igual! Sério, mesmod epois de tanto tempo morando aqui, ainda me arrepido toda vez que passo por lá!
Saindo do Circular Quay você pode ir caminhando até a Darling Harbour e aproveitar para passar por baixo da Harbour Bridge e conhecer vários outros lugares lindos no caminho como o bairro The Rocks e o Barangaroo Reserve.
Preço: tudo isso é de graça, você só vai pagar a passagem de ônibus ou trem caso esteja hospedado em algum lugar mais distante.
Tempo de duração: do Circular Quay até o Darling Harbour (caminhando pela costa, onde é a parte turística) são cerca de 5km. Contando que você vai parar para tirar fotos, comer e descansar um pouco, pode considerar umas 4h para fazer todo o passeio com bastante tranquilidade. Se preferir, vc também pode fazer de transporte público.
Como chegar: pegue trem até a estação Circular Quay. De lá, vc pode pegar um trem até a estação Wynyard, descer a pé para o Barangaroo e depois seguir até o Darling Harbour. Para ir embora, é só subir a pé de Darling Harbour até a Town Hall Station, o que dá uns 10 minutos de caminhada. No site do Transport NSW tem uma opção de planejar sua viagem, onde eles mostram todos os números dos ônibus/ trens, onde pegar, horário e preço.
Ficou com vontade de ver um vídeo sobre esse lugar? Nós temos também! Esse é o vídeo que fizemos no nosso Canal do Youtube mostrando a região do Circular Quay:
2 – Caminhar pela passarela de pedestres da Sydney Harbour Bridge
No canto direito da ponte (indo da City para North Sydney), tem uma passarela exclusiva para pedestre. Lá de cima a vista da baía de Sydney com a Ópera House e os barquinhos passando é linda! Quando terminar a caminhada, uma dica é seguir até o Luna Park e curtir a piscina pública que tem ali, bem embaixo da Harbour Bridge.
Preço: de graça
Tempo de duração: uns 40 minutos de caminhada no total, parando para tirar fotos.
Como chegar: Pegue a escadaria que dá acesso à ponte na Cumberland Street, no bairro The Rocks. De lá é só seguir. Na volta, você pode pegar o trem ou então o ferry que sai do warf em frente ao Luna Park e vai para Circular Quay.
3- Fazer um tour pelos principais parques da City
Você não pode vir pra Sydney sem conhecer o Hyde Park (e a linda St Marry’s Cathedral), nem o Royal Botanic Garden, que fica bem ao lado da Ópera House e tem uma vista linda da baía de Sydney. Todos eles são parques muito bem cuidados, com entrada gratuita onde vc pode passar um tempinho só observando e tirando algumas fotos.
A St Marry’s é uma catedral que parece mais um castelo e é linda tanto por dentro, quanto por fora. Ela fica de frente para o Hyde Park, então dá pra fazer as duas coisas no mesmo dia. Saindo de lá, vc pode seguir para o Botanic Garden passando por dentro do Domain, um outro parque bem grandão onde fica o Art Gallery of New South Wales, onde sempre tem várias exposições bacanas e algumas até gratuitas.
Siga caminhando até um ponto chamado Mr´s Macquaries Chair, que é bem a pontinha do Botanic Garden e fica de frente para a Opera house e Harbour Bridge ao mesmo tempo! O pôr do sol ali é surreal!
Preço: de graça, claro! ;)
Tempo de duração: algumas horas. A dica é ir no final da tarde
Como chegar: Para o Hyde Park dá pra ir a pé da Town Hall e depois seguir caminhando até o Botanic Garden. Se preferir, também dá pra ir de de trem até o Circular Quay e entrar no Botanic pela lateral da Ópera House.
4 – Fazer a caminhada de Bondi Beach até Coogee
A Bondi Coogee coastal walk é sem dúvida um dos passeiso mais lindos de Sydney que PRECISA fazer parte da sua lista de coisas para fazer em Sydney! A paisagem é simplesmente incrível! A caminhada tem 6km e é feita 100% pela costa, passando por 6 praias totalmente diferentes entre si, parques, penhascos de pedra, piscinas públicas coladas no mar e até um cemitério! haha Só indo pra entender o quanto é lindo.
Preço: de graça, só paga a passagem de ônibus (se precisar).
Tempo de duração: a caminhada tem 6km no total, mas algumas subidas e paradas obrigatórias para fotos. Nós fizemos tudo em cerca de 3h, mas depende do ritmo de cada um. O caminho é todo calçado e muito bem cuidado, tem corrimão nas laterias das escadas, bebedouros e banheiros espalhados pelas praias por onde vc passa. É bem tranquilo de fazer com criança, mas não é 100% acessível par pessoas com dificuldade de locomoção por conta das escadas.
Como chegar: depende de onde estiver hospedado. Pra quem estiver na city, existem 3 opções: 1) pegar trem até a estação de Bonci Junction e de lá o ônibus 380 para descer até Bondi Beach. 2) Pegar os ônibus 333 ou 380 na Elizabeth street, stand C e descer em Bondi Beach. 3) Pegar os ônibus 373 ou 374 também na Elizabeth street e descer em Coogee (aí faria a caminhada no sentido contrário). Mais infos aqui.
Post completo: Bondi Coogee Coastal Walk
Vídeo no Youtube: (aproveita e já segue nosso canal! ;)
5 – Ir para Manly de Ferry e seguir até Shelly beach
O trajeto de ferry por si só já é um passeio lindo! Os barcos saem de Circular Quay, passam pela frente da Ópera House e por um trecho da baía de Sydney que é muito bonita. Chegando lá em Manly, o passeio pelo calçadão que leva até a praia principal (logo em frente) também é bem gostoso. A praia é boa para surfe, mas também tem muita estrutura para os turistas, como bares, restaurantes e mesinhas para piquenique.
Mas meu programa preferido quando vou para Manly é seguir pelo caminho no canto direito da praia até Shelly beach, uma praia pequena, com mar tranquilo e muito bonitinha. Pra quem quiser, uma dica é aproveitar as churrasqueiras públicas que ficam no gramado atrás da praia ou menos tomar uma cervejinha pra se refrescar em um dos barzinhos que ficam ali de frente para o mar.
Preço: O ferry é $7,65 e no domingo aquele valor único de $2,80 também vale. Fique esperto pq existem duas opções de ferries: o público e o privado que é chamado de Fast Ferry. Este segundo é um barco menor, tipo uma lancha, que chega lá bem mais rápido, mas a passagem é mais cara.
Tempo de duração: Eu reservaria uma tarde toda só para este passeio.
Como chegar: Pegar o Ferry no Warf (pier) 3 da Circular Quay. Eles saem a cada meia hora. Veja aqui os detalhes.
6 – Conhecer Palm Beach e fazer a trilha até o farol
Palm Beach é a primeira dica sobre o que fazer em Sydney fugindo um pouco da rota mais turística. A praia é linda e bem mais selvagem do que as localizadas mais no centro da cidade. De lá, você pode fazer uma caminhada até o farol que fica no topo de uma montanha e tem uma vista incrível das duas praias, uma de costas para a outra. Neste post tem várias dicas.
Preço: É só o preço do ônibus: 4,70 o trecho.
Tempo de duração: O ônibus leva 2h a partir da estação Wynyard, então, se vc for fazer a trilha e ainda curtir a praia, o ideal é reservar o dia todo só para isso.
Como chegar: Pegue o ônibus L90 na Carringhton street e desça no ponto do warf ou do parque de Palm Beach. Mais infos no site do Transport NSW.
7 – Passar a tarde em Watsons Bay e subir até o farol para ver o pôr do sol
Watsons Bay é uma praia muito fofa, daquelas onde dá vontade de virar australiano, ficar rico, se aposentar e morar lá pra nunca mais sair! hahaha Além da praia e do parque super gostoso, lá existem algumas trilhas pelas encostas de onde se tem uma vista maravilhosa da city. Uma dessas trilhas é a que chega no farol e é perfeita para quem quer sentar, relaxar e apreciar o pôr do sol.
Preço: O ônibus é $3,66 saindo da city e o ferry é 6$,50.
Tempo de duração: você pode ficar o dia todo tranquilamente, mas meio período é suficiente.
Como chegar: Existem 2 opções a partir da city: 1) pegar o Ferry no Circular Quay, o que é um passeio lindo. 2) pegar os ônibus 325 ou 324 no stand A da York street.
Video no youtube: não esquece de seguir a gente pra ver mais vídeos sobre Sydney!!
8 – Conhecer Cronulla
No extremo sul da cidade, Cronulla é uma praia linda e super ao estilo australiano. Lá é mais uma atração totalmente fora da rota dos turístas, mas que vale SUPER a pena! Nós somos suspeitos pra falar pq gostamos tanto deste lugar que viemos morar aqui!! =) Dar uma volta pelo bairro, curtir um pouquinho das praias (sim, tem mais de uma!), ver as piscinas construídas dentro do mar e os parques cheios de famílias fazendo piquenique aos finais de semana é a melhor forma de ter contato com o estilo de vida dos australianos.
Uma dica bem bacana pra colocar na sua lista de coisas pra fazer em Sydney é, quando vier pra Cronulla, seguir caminhando pela chamada The esplanade, que é tipo um calçadão que margeia toda a costa dessa região. Você pode começar em North Cronulla e seguir até Salmon Haul, um lugar LINDO, com água super clara e bem isolado do resto.
Preço: até $6,65 do trem (vai depender do horário)
Tempo de duração: no mínimo meio período
9 – Fazer uma trilha no Royal National Park
Você pode ir bem cedinho pra Cronulla e aproveitar para conhecer também o Royal National Park, um parque com atividades suficientes para passar a semana toda! Se tiver um roteiro mais tranquilo, reserve um dia inteiro só para o parque, caso contrário dê uma acelerada para fazer os dois no mesmo dia.
Além das praias, cachoeiras e mirantes maravilhosos, existem também várias trilhas, locais para avistar pássaros, baleias e outros animais, espaços para camping, piquenique, pesca, esportes de aventura e muitas outras atividades. É lá que fica a chamada Wedding Cake Rock, a Figure 8 pool, Watamolla beach e vários outros pontos turisticos bem interessantes.
Post completo com todas as explicalções: O que fazer no Royal National Park, em Sydney
Como chegar: Pra quem vai de transporte público, o caminho (considerando a Town Hall ou CentralStation como ponto de partida) é: pegue um trem até a estação de Cronulla (1h) e de lá um barco até a praia de Bundeena (30 min). Os barcos saem do Wharf de Cronulla que fica ao lado do Gunnamatta Park (é só jogar no google!). Chegando em Bundeena é possível ir caminhando até o início da trilha.
Preço: $6,75 do trem + $13,60 ida e volta do Ferry (mas não aceita Opal Card). Se for de carro, o valor é de $12 por veículo.
Duração: um dia inteiro ou meio período se for combinado com Cronulla.
10- Fazer um bate e volta para as Blue Mountains
Esse não fica em Sydney, mas vale o bate volta! A duas horas de Sydney de trem – e 1h de carro- as Blue Mountains fazem parte de um parque nacional gigantesco e super bem estruturado para receber os turistas. O passeio é ótimo pra quem curte ter contato com a natureza, fazer trilhas e conhecer uma atração diferente das famosíssimas praias australianas. Vale a pena colocar no seu roteiro de viagem por Sydney!
Preço: a passagem de trem em dias normais custa cerca de $7 (o trecho), mas se vc se planejar pra ir no domingo, vai gastar só 2,80 ida e volta. Lá não é cobrada taxa de entrada.
Tempo de duração: é um passeio para o dia todo. Saia bem cedinho para pegar o trem, pois a viagem leva 2h e aproveite o dia todo por lá. O pôr do sol tbm é muito bonito!
Como chegar: Os trens saem da estação central a cada 1h. De lá é só descer na estação de Katoomba e seguir a pé, ou de ônibus até o Echo Point. Mais informações neste link.
Post completo: O que fazer nas Blue Mountains – o bate e volta perfeito para quem está em Sydney
Bônus: Outras opções – pagas – do que fazer em Sydney
Além dessa lista com ideias baratas do que fazer em Sydney, é claro que existem também as atrações que exigem um investimento maior: Tour guiado pela Ópera House, Cruzeiro na Baia de Sydney, Visitar a Sydney Tower, ir no Zoológico (Taroonga Zoo), Aquário, Madame Tussauds, Luna Park, Iceberg Pool em Bondi, pegar um barzinho em Newtown, entre muitas outras opções. Se quiser ganhar tempo e já comprar as entradas on-line, dá uma olhadinha nesse link do nosso parceiro GetYourGuide. Lá vc também pode reservar transfer do aeroporto de sydney para o centro da cidade por $19 dólares australianos!
Seguro viagem pela Austrália
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts que você também vai gostar sobre o que fazer em Sydney:
Onde se hospedar em Sydney
Como ir do aeroporto para a city de transporte público
Como é passar o reveillon em Sydney
Whale watching – como, quando e onde ver baleias em SydneyTudo que você precisa saber para se mudar para a AustráliaA realidade sobre morar no exterior que ninguém vê no facebook
Quais sãos as melhores cidades para morar na Austrália
E mais posts sobre a Austrália
Roteiro de 20 dias pela Austrália
O que fazer em Airlie Beach
O que fazer em Sydney
O que fazer em Melbourne
O que fazer em Brisbane
O que fazer em Sunshine Coast
O que fazer em Gold Coast
O que fazer em Byron Bay
O que fazer no Outback – o deserto da Austrália
O que fazer na Tasmânia
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
8 comments