Como chegar à Grande Barreira de Corais Australiana?

Existem várias formas diferentes de chegar à Grande Barreira de Corais Australiana, mas duas delas são as mais fáceis, acessíveis e famosas: partindo de Airlie Beach ou Cairns. As duas cidades ficam no estado de Queensland (na região nordeste da Austrália) e funcionam como base para quem quer conhecer a Barreira, mas também oferecem outros passeios interessantes. Neste post nós vamos mostrar por onde nós fomos, falar sobre os preços e as principais diferenças entre uma cidade e outra. 

Nós tivemos oportunidade de conhecer a maravilhosa Barreira de Corais em janeiro de 2017, durante uma viagem com meus pais pela Austrália. Como moramos em Sydney e eles vieram nos visitar, decidimos passear um pouco e conhecer tudo que esse país maravilhoso tem a oferecer… E bota maravilhoso nisso!!

Aproveita e já segue o nosso canal do Youtube! ;)

Gente o que é essa barreira de corais??!!

A Grande Barreira de Corais é considerada o maior organismo vivo do mundo e, sem dúvida, é o principal ponto turístico da Austrália. Ela de fato é muito linda e vale a pena ser visitada, principalmente enquanto ainda existe… isso mesmo, a Grande Barreira de Corais está morrendo!

Pode até ser um pouquinho de culpa da exploração turística, mas a principal causa é o aquecimento global que consequentemente faz aumentar a temperatura da água e acontecer um fenômeno chamado branqueamento, que faz com que os corais percam a cor justamente por que estão perdendo a vida. =(

É muito triste pensar que uma coisa tão linda assim vai sumir, mas pra falar bem a verdade, quando estivemos lá já ficamos um pouquinho decepcionados. Como já mergulhamos na Tailândia e em Bali, percebemos que a quantidade de vida marinha e até a cor dos corais é muito diferente… Ainda vale a pena a visita, claro! Mas quis compartilhar esse fato e dar um choque de realidade em vcs, pq acho que vale a reflexão…

Mas independente disso, quando vc entra na água, é tipo um outro mundo logo embaixo do seu barco! Pra começar que a água é bem clara e a visibilidade é boa, então, mesmo que você só mergulhe de snorkel, vai ver muita coisa. São vários corais coloridos e muitos peixinhos de várias espécies diferentes passando pra todos os lados. Se der sorte, pode ver até tartarugas, polvos, lulas e outros animais dando um rolê por ali. hehe Dá vontade de ficar parado ali só olhando tudo aquilo acontecer!

Vale muito à pena! Mas agora, voltando ao foco:

Como chegar à Grande Barreira de Corais Australiana?

A primeira opção (e a que nós fizemos) é ir até a cidade de Airlie Beach e de lá comprar um passeio até a Barreira de Corais. Só há uma empresa que faz esse tour por lá, por isso já adianto que é caro, bem caro! (Já vou falar quanto) Mas é uma oportunidade única na vida, então vá preparado.

Em Airlie Beach você vai encontrar todo tipo de hospedagem, ou seja, não precisa se preocupar só com hotéis caros, porque também têm vários albergues, B&Bs e AirBnBs (opções que nós escolhemos por estarmos em 4 pessoas). A cidade também tem muitos restaurantes, bares, lojas e outras opções de lazer. Ah! E e se você escolher ir por Airlie Beach, acaba ganhando um bônus: lá você também tem a opção de fazer um outro passeio para Whitehaven Beach, que fica em uma ilha bem próxima e é considerada uma das praias mais lindas do mundo.

Como chegar à Airlie Beach?

Existem duas opções:

1 – Pegar um voo até o aeroporto de Proserpine e de lá um transfer de 40 minutos até a cidade de Airlie Beach. A empresa de transfer mais barata e famosa é a Whitsundays Transit, que custa $17 por pessoa e $38 ida e volta se reservar pelo site. Lá na hora é $20 por pessoa. (infelizmente não tem transporte público :(
Obs: uma passagem low coast de Sydney até lá custa cerca de AUD $300/ $350 (*pesquisa feita em 07/02/2017 pelo site Sckyscanner)

Pra quem ficou curioso, essa é a Whitehaven Beach:

2 – Pegar um voo até Hamilton Island e dá lá um ferry até Port of Airlie (este o link do site oficial), o que custa $52 o trecho por pessoa. Ou ficar hospedado no super Resort caríssimo de Hamilton, e de lá fazer os passeios.
Obs: uma passagem low coast de Sydney até lá custa cerca de AUD $200/ $250 (*pesquisa feita em 07/02/2017 pelo site Sckyscanner)

Como chegar à Grande Barreira de Corais Australiana 2?

Foto: The Magnetic West – Flickr Creative Commons

A segunda opção é ir para Cairns, uma cidade que fica mais ao norte da Austrália e é maior, mais famosa e mais estruturada que Airlie Beach. Lá tem aeroporto próprio e muitas opções de hospedagem de todos os tipos (principalmente backpackers). Como ainda não fomos pra lá, não posso entrar tanto em detalhes mas, pelo que muitas pessoas falam, Cairns é uma cidade com estrutura muito boa para receber o turista. 

Como a Grande Barreira de Corais fica muito mais perto de lá do que de Airlie Beach, as opções de passeios são maiores e acredito que os preços sejam menores. A passagem de avião saindo de Sydney até lá custa em torno de AUD $250/ $300. (*pesquisa feita em 07/02/2017 pelo site Sckyscanner)

Mas depois de viajar para Cairns ou Airlie Beach, como faço para conhecer a Grande Barreira de Corais?

Ai, a única forma é fazendo passeios de barco a partir dessas cidades que eu disse. Existem opções como passeios de bate e volta, tour que passam a noite por lá ou até outros que ficam duas ou três noites no meio da Barreira. O que nós fizemos saindo de Airlie Beach durava o dia todo, já incluía snorkel e roupa de mergulho (o que em janeiro é altamente recomendado, já que tem muitas águas-vivas super perigosas) e  tinha tempo suficiente pra curtir toda aquela imensidão colorida. Valeu muito a pena!! Se quiser saber mais, neste post eu explico como funciona o passeio.

Preço do passeio que nós fizemos: $240 por pessoa / $180 com desconto para mochileiro (a dica é comprar na Backpackers World Travel, que eles te dão uma carteirinha para conseguir o desconto).

Seguro viagem para a Asutrália

Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.

Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)

Foto de capa: Nathan Hughes Hamilton – Flickr creative commons

Outros posts sobre a Austrália que você também vai gostar:

Roteiro de 20 dias pela Austrália
O que fazer em Airlie Beach
O que fazer em Sydney
O que fazer em Melbourne
O que fazer em Brisbane
O que fazer em Sunshine Coast
O que fazer em Gold Coast
O que fazer em Byron Bay
O que fazer no Outback – o deserto da Austrália
O que fazer na Tasmânia

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

7 comments

ivania 31 de julho de 2019 - 05:19
Ligia Amei todas as dicas!!
Lígia Antoniazzi 8 de setembro de 2019 - 21:54
Que bom Ivaniaa!! Obrigada =)
clarisse 5 de fevereiro de 2019 - 14:47
obrigada pelas infos!
Lígia Antoniazzi 15 de maio de 2019 - 03:31
De nada!! =)
CAMILA 20 de agosto de 2017 - 01:05
Olá! Muito bom o post! Como é esse desconto para mochileiros para o passeio a grande barreira de corais a partir de arlie beach? Agradeço desde já
luciana 11 de março de 2017 - 10:17
Oi Ulisses!! valeu muito as informações!! grande abraço!!
Ulisses Dalesandro 20 de março de 2017 - 23:48
Valeu Luciana! Boa viagem! Aproveite ao máximo e depois passe aqui pra contar pra gente como foi! =) Abraço
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More