Nós acabamos de voltar de uma Road Trip pela Tasmânia, na Austrália e foi uma viagem incrível! Quem acompanhou nosso Insta Stories e Facebook nesses dias, viu que essa foi a primeira vez que viajamos de motorhome e que a experiência foi bem diferente do que já tínhamos feito até agora… E exatamente por isso, tão legal! Não só porque tínhamos nosso carro/casa/cozinha/banheiro conosco o tempo todo e em todo lugar, mas também porque a Tasmânia é um lugar sensacional demais!
Nós fomos com mais um casal de amigos (a Noelle e o Felipinho) e fizemos o rolê todo em 5 dias. Conseguimos conhecer boa parte da ilha, mas não tudo… acho que para isso seria necessário no mínimo de 10 a 15 dias. Mas apesar de termos sentido falta de ficar mais tempo curtindo mais os campings e viajando menos, ainda acho que compensou muito.
Neste post eu vou contar como planejamos esta viagem e dar o passo a passo de como você pode planejar a sua também. Olha aí:
Como planejar uma Road Trip pela Tasmânia:
1 – Pesquisar atrações
Começamos pensando nos lugares que gostaríamos de conhecer. Lemos alguns sites dos parques e mesmo do governo da Tasmânia e também alguns blogs gringos, mas percebemos que as informações eram bem espalhadas e não muito precisas. Foi aí que reunimos tudo em um lugar só e montamos nosso próprio “mini Guia de interesses” (coisa de blogueira nerd haha) para então poder decidir o que entraria ou não no roteiro. E ficou basicamente assim:
Hobart
A maior cidade e capital do estado da Tasmânia. É uma cidade bem estruturada e cheia de coisa pra fazer. Pra quem quiser passar um tempo só lá, acredito que 3 dias sejam suficientes. Mas como a gente menos que isso, selecionamos só o principal.
Mount Wellington – A 1.270 metros acima do nível do mar, o parque tem trilhinhas de onde é possível ver, em dias claros, toda a costa da ilha.
Port Arthur – a atração turística mais visitada da Tasmânia, o presídio era conhecido por receber criminosos do império e desenvolver um trabalho de reabilitação que envolvia torturas e também ensino de novas habilidades profissionais, para que os presos pudessem voltar à sociedade ao final de suas penas. Foi lá que teve início o modelo prisional de diversas prisões da Austrália.
Coles Bay/ Freycinet National Park
Parque com diversas trilhas, mirantes e praias maravilhosas. É lá que está a famosa trilha para Wineglass Bay, um mirante de onde se tem uma vista que dizem lembrar uma taça de vinho, por isso o nome.
Bay of Fires
Considerado um dos litorais mais bonitos do mundo, Bay of Fires fica na costa leste da Tasmânia e tem muitas praias com areias branquinhas e mar super transparente.
Launceston
A cidade mais antiga da Tasmânia. Lá tem muitos museus e galerias, mas o ponto mais famoso é a Cataract Gorge, uma ponte suspensa.
Cradle Mountains
É um parque nacional com diversas trilhas longas e curtas, sendo que a mais famosa chega até o Dove Lake e montanhas de gelo muito lindas.
2 – Pesquisar tempo de deslocamento
Como nosso voo chegava em Hobart, foi a partir de lá que começamos a viagem e voltamos para pegar o avião no último dia.
Hobart to Mount Wellington – 30 min
Hobart to Port Arthur – 1h30
Port Arthur to Coles Bay – 3h
Coles Bay to Launceston – 2h
Coles Bay to Bay of Fires – 2h
Launceston to Cradle Mountains – 2h
Cradle mountain to Hobart – 4h
3 – Definir roteiro
Depois de decidir o que queríamos ver e o que cabia dentro do tempo que tínhamos, finalmente montamos o roteiro da nossa Road Trip de 5 dias pela Tasmânia. Pensamos em três opções e aí escolhemos a que fazia mais sentido (no caso a 2). Olha só como ficou:
Opção 1 (a mais corrida – não inclui Bay of Fires)
Dia 24 – Chegada/ conhecer Hobart + Mount Welignton + Dormir em Hobart
Dia 25 – Ir para Port Arthur cedinho e depois do almoço seguir para Coles Bay e dormir lá
Dia 26 – Trilha Wine Glass de manhã / seguir para Launceston e dormir lá
Dia 27 – Ida para Cradle Mountains de manhã + explorar park + dormir lá
Dia 28 – Volta para Hobart + volta pra casa
Opção 2 (Não inclui Bay of Fires) Foi a que fizemos
Dia 24 – Chegada/ conhecer Hobart + Mount Welignton + Dormir em Hobart
Dia 25 – Seguir para Coles Bay de manhã + Trilha Wine Glass + dormir lá
Dia 26 – Seguir para Cradle Mountain de manhã (com parada para almoçar em Launceston) / Dormir em Cradle
Dia 27 – Explorar park de manhã e seguir para Hobart à tarde + dormir lá
Dia 28 – Conhecer Port Arthur+ volta pra casa
Opção 3 – Não inclui Cradle Mountain (Conhecer só a costa leste… até Bay of Fires e voltar (parando nos pontos principais e onde der vontade)
Dia 24 – Chegada/ conhecer Hobart + Mount Welignton + Dormir em Hobart
Dia 25 – Ir para Port Arthur cedinho e depois do almoço seguir para Coles Bay e dormir lá
Dia 26 – Trilha Wine Glass de manhã / seguir para Bay of Fires e dormir lá
Dia 27 -Explorar Bay of Fires e voltar para Hobart, dormindo em alguma cidade diferente no caminho.
Dia 28 – Ficar em Hobart + volta pra casa
4 – Pesquisar campings
Antes de ir, nós tínhamos muitas dúvidas em relação à onde ficar, como funcionava essa questão de camping (será que pode parar em qualquer lugar e dormir?) e também em relação ao abastecimento de água e energia do carro… Como é muita informação, vou fazer um post separado só para contar todas essas regras, mas resumindo: não pode simplesmente estacionar na rua e dormir, é preciso encontrar um lugar específico para isso.
A Austrália é um país que tem a cultura de acampamento muito forte, por isso existem muitos campings e Caravan Parks (local onde estacionar o Motorhome) tanto pagos quanto gratuitos. Os pagos geralmente têm toda a estrutura de um camping normal (banheiros, às vezes área de lazer, cozinha e etc..) e também podem ser com ou sem energia para você plugar o Motorhome. Já os gratuitos são só um lugar para estacionar, mas na maioria das vezes, sem infraestrutura nenhuma. Também vou explicar tudo isso melhor no outro post.
Uma vez que nós já tínhamos o roteiro definido, pesquisamos (quer dizer, a Noelle pesquisou) algumas opções próximas a cada cidade que íamos dormir, escolhemos a que mais nos interessou e reservamos. Esses foram os locais onde nos hospedamos (preços por diária por carro):
Hobart – Barilla Holiday Park – AUD 46.00
Coles Bay – Swansea Holiday Park – AUD 30.00
Cradle Mountain – Lake Gairdner Campsite – Free (45 minutos de Cradle Mountain)
Próximo de Hobart – Heimat Chales – AUD 66.00
Mas também existem vários sites e aplicativos de busca, como por exemplo:
Free Camp sites neste link.
5 – Alugar o Motorhome
Existem opções de todos os preços e tamanhos. Nós estávamos em 4 pessoas, mas alugamos um para 6, já que o preço estava mais em conta porque o carro era um pouco mais antigo. Nele tínhamos 3 camas de casal, cozinha com fogão, pia e microondas, banheiro (com chuveiro que não usamos), vários armários, mesa, ar condicionado e a cabine do motorista né, lógico.
Nós alugamos pela internet, fizemos o pagamento e fomos lá buscar no dia. O nosso era da empresa GoCheap, mas também existem vários sites de busca que funcionam como os de aluguel de carro normal, como por exemplo:
6 – Se preparar para o frio e embarcar!
Nós fomos no inverno, por isso estava muuuito frio. Em Cradle Mountains chegamos a pegar temperaturas negativas e vimos até neve caindo \o/ E nas outras cidades fazia bastante frio também, principalmente à noite, por isso é bom ir bem preparado, levar roupa adequada e ter certeza de que seu motorhome tem aquecedor (principalmente se vc for tão friorenta quanto eu!) Depois disso é só escolher uma playlist tem bacana e curtir ao máximo sua viagem! =)
Para quem quiser saber quanto custa uma viagem dessas e ver os valores detalhados, é só clicar neste post.
Seguro viagem para a Austrália
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
—
Gostou do post? Ficou animado para fazer uma Road Trip pela Tasmânia também? Deixe seu comentário ou dúvida aqui embaixo =)
Outros posts que você também vai gostar:
Quanto custa uma road trip pela Tasmânia
Como é viajar de Motorhome pela Austrália?
Roteiro de 20 dias pela Austrália
10 passeios imperdíveis em Sydney que custam menos de 10 dólares
Por que nós escolhemos a Austrália e por que mudamos de ideia sobre este país?
Austrália – tudo que você precisa saber para morar, estudar e viajar por lá
2 comments