Entre as praias de Lagoinha e Fortaleza, a trilha das 7 praias, em Ubatuba, tem 10km de pura belezura. Ao longo do caminho a gente passa por praias (7 né, como o próprio nome diz), encostas, mata atlântica e tem muito contato com a natureza. É uma ótima forma de curtir Ubatuba e recarregar as energias.
Depois de muitas tentativas frustradas por causa da chuva, nós finalmente conseguimos fazer a trilha das 7 praias em setembro de 2017 e demos sorte de o tempo estar muito bom. Além de seco (sem chuva há algum tempo), estava sol e um calor gostoso mas não muito forte, o que facilita bastante a caminhada. Neste post nós vamos contar como foi fazer essa trilha e passar todas as dicas, porque vale muito a pena!
Tudo sobre a Trilha das 7 praias, em Ubatuba
Pra começar, dá uma olhadinha neste video super massa que a gente postou no nosso canal do Youtube! Ah, e já aproveita e se inscreve lá pra acompanhar mais dicas de viagens ;)
Apesar de não ter placas indicando os nomes das praias, o caminho da trilha é super bem sinalizado e não tem como se perder. Começando na Lagoinha, dá pra dizer que o começo é bem tranquilo e que da metade pra frente é que a coisa aperta por conta das subidas…
Mas vai acompanhando aí as paisagens lindas pra ir se animando:
1- Lagoinha
A primeira (ou última) praia da trilha das 7 praias é uma das mais estruturadas de todo o caminho.. Lá você vai encontrar barzinhos, cadeiras na areia, estacionamento e etc.. Por isso, se você pretende comprar algum lanchinho, aproveite.
A trilha começa no canto esquerdo da praia (olhando para o mar e segue por um caminho pequeno e bem fácil de caminhar que vai te levar até a praia do Oeste.
2 – Praia do Oeste
Apenas alguns minutos de caminhada depois da Lagoinha, a praia do Oeste é tão pequenininha que chega até a rolar uma dúvida se ela faz mesmo parte de uma das 7 praias… mas faz.
3 – Peres
Também fica bem pertinho e faz parte do trecho mais fácil da trilha, já que tem o caminho todo plano. Por ali até é possível encontrar alguns barzinhos abertos na temporada, mas aos poucos eles vão desaparecendo e dando lugar à natureza.
4 – Bonete
Do caminho já dá pra ver um pouquinho do que a praia reserva lá embaixo… A praia do Bonete é a primeira da lista das desertas, de água clara e rodeada por mata atlântica. Linda demais!
5 – Praia Deserta
Com o próprio nome diz, a praia era só nossa! Que delícia estar numa praia tão grande e tão linda sem ninguém por perto…! Nós paramos lá por um tempo para descansar, comer nosso lanchinho e entrar no mar, afinal ninguém é de ferro né?! ;) hehehe E foi uma ótima escolha, porque daí pra frente o caminho começou a ficar bem mais puxado e as distâncias até as próximas praias, mais longas.
6- Praia do Cedro
Ela já começa a mostrar sua beleza de longe. Lá de cima do morro é possível ver o contorno da praia e transparência da água…
Linda e muito tranquila, a praia do Cedro é daquelas que dá vontade de parar e ficar ali só observando por horas e horas. No dia em que passamos por lá vimos uma galera acampando e ninguém mais… Só as árvores, o mar e uma piscininha natural que se forma quando a maré sobre. Sensacional!
Obs.: Há uma outra praia do Cedro em Ubatuba mais próxima ao centro da cidade, também conhecida como praia do Cedrinho. Não deixe ler sobre ela aqui neste post.
*bônus – Pontão
Depois de andar por um bom tempo pela mata, a trilha das 7 praias passa por uma bifurcação que chega no pontão, uma pedra gigante de onde é possível ver toda a praia da Fortaleza. A vista é bem bonita!
7 – Fortaleza
A última praia da trilha (ou primeira né) também é bem bonita. Tem o mar bem tranquilinho e a areia mais dura e muitos barzinhos com estrutura ótima para finalizar seu dia.
Como chegar na trilha das 7 praias em Ubatuba
De carro – seguir pela Rodovia Rio-Santos até a praia da Lagoinha e de lá seguir a trilha que começa no canto esquerdo da praia. Na volta é possível pegar um barco na praia da Fortaleza para voltar para pegar o carro na Lagoinha.
De ônibus – saindo do Centro, pegue os ônibus “Maranduba” ou “Caraguatatuba” e desça na Lagoinha. Na volta é possível tanto pegar o barco para voltar até o ponto inicial quanto voltar de ônibus para o Centro (ou o local onde vc estiver hospedado) saindo da praia da Fortaleza. Para isso, existem duas opções:
1 – Pegar um ônibus ali mesmo na Fortaleza – neste caso, é só perguntar que o pessoal te indica onde fica o ponto e qual é o horário dos ônibus, mas fique esperto porque os ônibus demoram bastaaaaaante pra passar.
2 – Subir até a praia Dura (que é a mais próxima da rodovia Rio-Santos) e de lá pegar um daqueles mesmos ônibus da ida. O detalhe importante é que esse caminho entre a Fortaleza e a Praia Dura tem 8km e bastante subida, por isso uma ideia é pegar uma carona no meio do caminho… foi o que nós fizemos ;)
Informações importantes
Percurso total: 10 km
Duração da trilha das 7 praias: nós fizemos em 4 horas, mesmo parando por cerca de 40 min na praia Grande do Bonete e fazendo várias paradinhas pelo caminho para tirar fotos.
Intensidade: Começando na praia da Lagoinha, a primeira metade da trilha é bem tranquila, sem muita subida e com o caminho bem limpo e demarcado. Já da metade pra frente, começa a subida e a trilha fica mais puxada. Em alguns trechos têm degraus e algumas árvores caídas, mas não é nada muito absurdo.
O que levar: lanche e bastante água. No caminho, só algumas praias têm barzinhos, por isso é bom garantir.
Que roupa usar: o ideal é tênis, roupa confortável para caminhada e biquíni por baixo.
Quanto custa: esta é a melhor informação do post… nada, é de graça! Os únicos gastos são com o transporte e lanche.
Seguro Saúde para Ubatuba
Se vc está pesquisando sobre Seguros Saúde para sua viagem, nós recomendamos a Seguros Promo, que é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts sobre Ubatuba que você vai gostar:
- Qual praia você não pode deixar de conhecer em Ubatuba
- O que fazer em Ubatuba com chuva
- Melhores atrações do Centro de Ubatuba
- 6 motivos para se apaixonar por Ubatuba
- O que fazer em Paraty
- O que fazer em Bonito (MS) – guia completo para 4, 5 ou 6 dias de viagem
- O que fazer em Maresias: conheça rolês além do óbvio
- O que fazer em São Sebastião: roteiro de 3 a 5 dias
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
34 comments
Oi Thamires, tudo bem?
Muito obrigada pelo comentário! Na verdade a gente seguiu as indicações do caminho para anotar os nomes das praias e depois comparamos com as informações do google maps, mas talvez não seja tão preciso (até pq tinha algumas praias pelo caminho que não tinham plaquinha de nome..) Mas de qualquer forma, seria muito bacana se vc pudesse me mandar os nomes certinhos pra eu atualizar =)
Ubatuba é uma cidade incrível e nós gostamos demais! Frequento as praias de Ubatuba desde que nasci e nunca deixei de ir, nem um ano sequer! Essa beleza merece ser compartilhada e principalmente respeitada por quem a visita!
Ah, e a trilha das 7 fontes é muito linda mesmo, nós também fizemos!!
Obrigada pelo toque e pelas dicas,
bjos
Ligia
Oi Nathalia… que bom que os posts te ajudaram 🙂
Então, essa questão da segurança é complicada.. 🙁 em alta temporada, quando estamos só nós dois, nunca entramos os dois ao mesmo tempo no mar. Infelizmente é a realidade do nosso pais, não da pra confiar em deixar pertences de valor na areia enquanto estamos no mar. Sempre que entramos juntos na água, ou estamos em mais pessoas, ou vamos numa praia perto q de pra ir a pé e não levamos carteira nem celular.. triste isso mas é a real 🙁
No caso da trilha, fomos fora de temporada e as praias estavam bem deserta... então deu pra arriscar um mergulho rápido mas sem tirar o olho da nossa mochila rs..