Qual é o custo de vida de um intercambista na Austrália?

Qual é o custo de vida na Austrália? Sydney é realmente uma cidade cara? Eu consigo me manter com o salário que ganhar aí? Essas são as primeiras perguntas de 8 entre 10 pessoas que falam comigo com intenção de fazer intercâmbio na Austrália.

Pra quem não sabe, eu e o Ulisses moramos em Sydney desde agosto de 2016. Todos os dias recebemos muitos e-mails, comentários e mensagens no Instagram e percebemos que a insegurança da maioria é em relação ao custo de vida na Austrália. Por isso, reuni todos os nossos gastos semanais (pq aqui é tudo cobrado por semana) e resolvi detalhar aqui neste post pra que vocês já tenham essa noção antes mesmo de saírem do Brasil e percam o medo de vir pra Austrália! hahaha

O custo de vida na Austrália é realmente alto?

Sim, tudo aqui é muito caro. Tanto falando do custo de vida geral da Austrália, pra quem está convertendo de real para dólar, quanto especificamente de Sydney, que é a cidade onde nós moramos. E vou detalhar cada um dos nossos gastos e também colocar os preços médios das coisas para vcs terem uma noção, mas antes quero explicar porque estou dizendo que o custo de vida é alto e também porque eu acho que compensa vir pra Sydney se você estiver com pouco dinheiro para fazer o intercâmbio.

Sydney é realmente a cidade mais cara da Austrália?

Antes de qualquer coisa, acho importante dizer que o custo de vida aqui é alto sim, mas que ao mesmo tempo Sydney é uma cidade que tem muuuuuitas vagas de emprego em diversas áreas e que por mais que pareça mais cara à primeira vista (principalmente pra quem ainda está pensando em real e convertendo tudo), acaba compensando muito vir pra cá se você pretende trabalhar, já que as chances de vc arrumar emprego e o valor dos salários são muito maiores do que em outras cidades menores.

Pode parecer que estou querendo “puxar sardinha” para Sydney, afinal não é segredo pra ninguém que eu sou apaixonada por este lugar e realmente suspeita pra falar qualquer coisa. Mas conheço muitas histórias de pessoas que foram para outras cidades só por ouvir dizer que o gasto inicial e o custo de vida seriam mais baixos e acabaram demorando muito pra arrumar emprego e por isso gastando toda a reserva que tinham no Brasil.

Mas é possível viver com o salário que vou receber na Austrália?

Sim. O salário mínimo da Austrália é o maior do mundo, então ele condiz com o valor alto das coisas. É claro que vai depender muito do emprego que vc arrumar, de quantas horas vc fizer e de quanto eles vão te pagar por hora. No geral dá pra pagar as contas básicas e ainda gastar um pouquinho com uma cervejinha de vez em quando.

Para os mais econômicos e que ganham bem, dá até pra se planejar pra renovar o visto com este dinheiro, mas sinceramente é difícil juntar muito dinheiro, fazer aquele pé de meia e voltar pro Brasil cheio da grana. É impossível? Não. Mas é puxado.

Se quiser saber mais sobre como arrumar emprego na Austrália, dê uma olhadinha neste outro post com 15 dicas para arrumar emprego na Austrália.  

Qual é o gasto médio de um intercambista na Austrália?

Não posso falar pelas outras pessoas e nem generalizar, mas com base nos NOSSOS gastos, já dá pra vocês terem uma noção… Tudo aqui é cobrado por semana e os salários também são pagos desta forma, então todos os gastos que eu passar são semanais. Ah, e só lembrando que nós somos um casal, por isso alguns gastos são mais altos e outros mais baixos porque conseguimos dividir.

Considerando as contas fixas, que são aluguel, supermercado, transporte, celular, internet e conta de luz, nós gastamos em média 700 dólares australianos por semana PARA O CASAL. É muito? É, mas nossos trabalhos juntos pagam tudo isso. Fora esses itens básicos, sempre tem uma cervejinha aqui, um churrasquinho ali, uma roupinha nova, um remédio que precisa e etc.. então nós consideramos de 700 a 800 por semana pra não ter erro.

Mas quanto custo cada coisa?

Aluguel – alugar um apê inteiro custa entre 400 e 600, fora as contas (esse valor varia de um bairro para o outro e também de acordo com a condição do apê, mas é bem realista). Se vc for dividir com outras pessoas ou alugar um quarto de casal em uma share house, vai sair por uns 350 a 450 para o casal e a maioria  já inclui as contas. Já se vier sozinho, pode contar uns 170 para dividir o quarto com outra pessoa e de 200 a 350 para ter seu próprio quarto, também com as contas. (mas tudo isso varia muito de um bairro para o outro. Os mais perto da City são mais caros e quanto mais longe, mais em conta. Neste outro post falo mais sobre moradia na Austrália)

Transporte – o valor varia de acordo com a distância e o horário que vc pega o trem/ônibus/ferry. Nós gastamos 40 dólares por pessoa, por semana usando o transporte, no mínimo, duas vezes por dia. Mas de qualquer forma, o máximo que vc vai gastar é $60, pq depois disso o sistema para de cobrar as passagens. (Neste post tem mais informações sobre o transporte público de Sydney e como é feita a cobrança.)

Supermercado – hoje em dia, que nós já trabalhamos, ganhamos em dólar e nos permitimos mais, gastamos entre 80 e 120 por semana no mercado. Mas isso comprando TUDO que temos vontade de comer, inclusive bebida alcoólica (que é caro aqui). Mas no começo a gente economizava muito e só comprava o que estava na promoção ou era muito barato e aí a gnt gastava 50 por semana…. Ou seja, depende de cada um.

Celular – existem planos de todos os preços e opções pré pagas. Os pré pagos custam cerca de $30 a $40 por mês (menos de $10 por semana!) Já os de conta aumentam um pouquinho, mas não muito mais que isso.

Contas – se o apartamento que vc alugar não tiver as contas já inclusas, vc ainda vai precisar gastar com internet e energia. Nós pagamos $70 por mês com internet e $200 a $300 a cada 3 meses com a conta de luz.

Valores fáceis de comparar:

Uma cerveja long neck num restaurante/bar – $8 a $12

Uma refeição (barata) na rua – $10 a $20 por pessoa

Café – $3,50 (mas é claro que existe a opção para os pobres intercambistas… na 7Eleven é $1!)

1L de sorvete no mercado – varia de $3 à $10, dependendo da marca

1 lata de atum – $0,95 (melhor opção para os dias de pobreza!)

1kg de arroz – $1,50

1kg de banana – média de $4

E por aí vai…

QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE

Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.

*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.

Resumindo a história, a Austrália é sim um país com custo de vida alto, mas a partir do momento que você consegue um emprego e começa a pagar suas contas em dólar, tudo fica mais fácil =)

Seguro viagem para a Austrália

Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.

Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)

Ah, e dá uma olhadinha lá no nosso canal do Youtube também! Nós fizemos uma série de vídeos chamada Austrália de A a Z” baseada em todas as perguntas que recebemos ao desde que chegamos na aqui e está muito bacana! Este vídeo abaixo também é sobre custo de vida na Austráilia! ;)

Espero que tenham gostado do post e se tiverem alguma sugestão, por favor deixem aqui nos cometários que nós vamos adorar receber!

Outros posts que você também vai gostar:

15 principais dúvidas sobre como arrumar trabalho na Austrália
Quanto custa um intercâmbio para a a Austrália?
Por que nós escolhemos a Austrália e por que mudamos de ideia sobre este país?
O que mudou na nossa vida após um ano na Austrália?
Tudo que você precisa saber para se mudar para a AustráliaMorar na Austrália – quando as coisas finalmente começaram a se acertar por aqui
Roteiro de 20 dias pela Austrália
10 passeios imperdíveis em Sydney por menos de 10 dólares

Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.

*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

2 comments

flavio 3 de março de 2019 - 17:43
very good, congratulations
Lígia Antoniazzi 15 de maio de 2019 - 03:37
:)
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More