Pra quem curte natureza, vai adorar este post: fizemos uma lista com algumas das melhores trilhas do Estado de São Paulo! Aquele tipo de rolê que dá pra fazer de carro (se vc morar no estado, é claro, ou tiver um tempo a mais pra explorar a região) e é bem baratinho ou até mesmo de graça, do jeito que a gente gosta!
Nós já fizemos todos (ou quase todos) esses passeios e gostamos bastante, por isso decidimos fazer aqui esta listinha com um resumo de cada um dos passeios e muitas dicas pra te ajudar a decidir o que fazer nos seus próximos dias livres. Acompanha aí:
7 Trilhas do Estado de São Paulo que você tem que conhecer!
7 – Pedra da Onça – São Francisco Xavier
A 1960m de altitude, a Pedra da Onça fica no topo da Serra da Mantiqueira, na cidade de São Francisco Xavier, a 150 km de São Paulo. De lá de cima dá pra ver várias cidades do Vale do Paraíba e também algumas do Sul de Minas, como Monte Verde por exemplo.
A caminhada é bem puxada, já que são 11km praticamente de subida e por dentro da mata. Nós pesquisamos muito e decidimos fazer sozinhos, mas recomendo um guia pra quem não tem muita experiência de trilha.
Extensão: 11km
Tempo de duração: 4h30 a 5h ida e volta
Dificuldade: alta (subida puxada)
Post com todas as dicas: https://vamosfugir.net.br/2016/03/27/trilha-da-pedra-da-onca-em-sao-fracisco-xavier/
6 – Trilha do Rio Sapucaí no Horto Florestal de Campos do Jordão
Campos do Jordão é muito mais que chocolate quente, fondue e casinhas bonitinhas. Lá tem muita natureza ao redor e o Horto Florestal é cheio de trilhas bacanas, tanto longas quanto mais curtinhas. Nós fizemos a Trilha do Rio Sapucaí e adoramos! Ela é bem tranquilinha, mas tem uma vista linda e ainda uma tirolesa (para à parte, claro!) de 450m que passa por cima do rio!
Extensão: 2,6km
Tempo de duração: 1 hora
Dificuldade: fácil
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas): https://vamosfugir.net.br/2016/05/01/trilhas-do-horto-florestal-de-campos-do-jordao/
5 – Trilha das cachoeiras no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha
Com 14,4km de extensão total, a trilha é toda feita por dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, que é gigante! Nela você vai passar por várias cachoeiras dos rios Paraibuna e Ipiranguinha, por um trecho do rio Bonito e curtir muuuito tudo que aquele local super preservado tem pra oferecer.
Mas um detalhe importante, a trilha é autoguiada, mas há um controle da quantidade de pessoas que podem fazer a trilha por dia. Então é importante reserar no site do parque com antecedência. A trilha é gratuita e você só paga a entrada do parque. (Preço em Outubro de 2023: R$ 19,00 por pessoa).
Extensão: 14,4 km
Tempo de duração: +- 6h
Dificuldade: média
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas do parque e sobre como agendar seu passeio): https://vamosfugir.net.br/2016/05/19/trilhas-e-cachoeiras-em-cunha/
4 – Trilha da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí
Um dos ícones da Serra da Mantiqueira, a Pedra do Baú, fica no município de São Bento do Sapucaí.O complexo é formado pela Pedra do Baú (a maior de todas, com 1.950 metros de altitude), a Bauzinho e a Ana Chata. Pra quem quiser uma trilha mais tranquila, a dica é ir até o estacionamento do restaurante Pedra do Baú e fazer a trilha que chega até a Bauzinho, de onde se vê a Pedra do Baú de lado.
Mas para quem quiser uma aventura mais completa, aí o ideal é contratar um guia, já que a subida precisa de equipamento de segurança e é beeem pesada. Nós fizemos e registramos tudo nesse vídeo queeu deixei ali em cima!
Tempo de duração: 5h
Dificuldade: alta
3 – PETAR
Um dos passeios mais surpreendentes e incríveis que nós já fizemos no Estado de São Paulo. Na verdade o PETAR é um parque gigante (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) com muitas opções de trilhas por dentro de cavernas.
É difícil escolher, mas das trilhas que nós fizemos uma das que mais gostamos foi a da Caverna da Água Suja. Ok, sei que o nome não é dos mais convidativos, mas a água que passa por lá não podia ser mais limpa. Sorte, porque a trilha é basicamente feita dentro por dentro de uma caverna alagada. Sério, é sensacional demais!!
Tempo de duração: 1 hora até a entrada da caverna e mais umas 2h lá dentro
Dificuldade: média (o caminho atravessa um rio e lá dentro da caverna a caminhada também é toda por dentro d’água, o que cansa bastate).
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas do parque e sobre como agendar seu passeio): https://vamosfugir.net.br/2015/06/04/o-que-fazer-no-petar/
2 – Pedra da Macela, em Cunha
Localizada no município de Cunha (que por si só já é uma delícia e tem muitas atrações bacanas), a Pedra da Macela é um passeio sensacional pra quem gosta de exercício, natureza e vistas bonitas.
A subida até o topo é bem cansativa, mas uma vez que vc supera e chega lá, não tem como se arrepender… Com 1840 m de altitude, a Pedra da Macela fica no topo da Serra do Mar, por isso, em dias limpos, é possível avistar toda a Serra e até mesmo as praias de Paraty e Ilha Grande lá embaixo.
Extensão: 2 km (100% subida)
Tempo de duração: cerca de 40 min pra subir
Dificuldade: média – é preciso ter um certo preparo físico pra subir, ou fazer toda a subida bem devagarzinho, pq é bem cansativo. O caminho é tranquilo pq o chão é asfaltado, mas por ser íngreme o cansaço é bem grande.
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas do parque e sobre como agendar seu passeio): https://vamosfugir.net.br/2016/05/12/pedra-da-macela/
1 – Trilha das 7 praias, em Ubatuba
Ubatuba já é um lugar maravilhoso por si só, mas quando o assunto é trilha, de graça e envolvendo 7 praias diferentes, a coisa fica ainda melhor!
A trilha das 7 praias começa na praia da Lagoinha e termina na praia da Fortaleza. O trajeto é feito 100% em contato com a natureza e passa por praias lindas, com água cristalinas e super tranquilas. O caminho é longo e tem alguns pontos com bastante subida, por isso pode ser um pouco cansativa, mas nada que uma paradinha para um bom banho de mar não resolva. ;p
Extensão: 10 km
Tempo de duração: +- 4 horas
Dificuldade: fácil/ média
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas do parque e sobre como agendar seu passeio): https://vamosfugir.net.br/2017/10/12/trilha-das-7-praias-ubatuba/