7 trilhas imperdíveis do Estado de São Paulo

Pra quem curte natureza, vai adorar este post: fizemos uma lista com algumas das melhores trilhas do Estado de São Paulo! Aquele tipo de rolê que dá pra fazer de carro (se vc morar no estado, é claro, ou tiver um tempo a mais pra explorar a região) e é bem baratinho ou até mesmo de graça, do jeito que a gente gosta!

Nós já fizemos todos (ou quase todos) esses passeios e gostamos bastante, por isso decidimos fazer aqui esta listinha com um resumo de cada um dos passeios e muitas dicas pra te ajudar a decidir o que fazer nos seus próximos dias livres. Acompanha aí:

 

7 Trilhas do Estado de São Paulo que você tem que conhecer!

7 – Pedra da Onça – São Francisco Xavier

A 1960m de altitude, a Pedra da Onça fica no topo da Serra da Mantiqueira, na cidade de São Francisco Xavier, a 150 km de São Paulo. De lá de cima dá pra ver várias cidades do Vale do Paraíba e também algumas do Sul de Minas, como Monte Verde por exemplo.

A caminhada é bem puxada, já que são 11km praticamente de subida e por dentro da mata. Nós pesquisamos muito e decidimos fazer sozinhos, mas recomendo um guia pra quem não tem muita experiência de trilha.

Extensão: 11km
Tempo de duração: 4h30 a 5h ida e volta
Dificuldade: alta (subida puxada)
Post com todas as dicas: https://vamosfugir.net.br/2016/03/27/trilha-da-pedra-da-onca-em-sao-fracisco-xavier/

6 – Trilha do Rio Sapucaí no Horto Florestal de Campos do Jordão

Campos do Jordão é muito mais que chocolate quente, fondue e casinhas bonitinhas. Lá tem muita natureza ao redor e o Horto Florestal é cheio de trilhas bacanas, tanto longas quanto mais curtinhas. Nós fizemos a Trilha do Rio Sapucaí e adoramos! Ela é bem tranquilinha, mas tem uma vista linda e ainda uma tirolesa (para à parte, claro!) de 450m que passa por cima do rio!

Extensão: 2,6km
Tempo de duração: 1 hora
Dificuldade: fácil
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas): https://vamosfugir.net.br/2016/05/01/trilhas-do-horto-florestal-de-campos-do-jordao/

5 – Trilha das cachoeiras no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha

Com  14,4km de extensão total, a trilha é toda feita por dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, que é gigante! Nela você vai passar por várias cachoeiras dos rios Paraibuna e Ipiranguinha, por um trecho do rio Bonito e curtir muuuito tudo que aquele local super preservado tem pra oferecer.
Mas um detalhe importante, a trilha é autoguiada, mas há um controle da quantidade de pessoas que podem fazer a trilha por dia. Então é importante reserar no site do parque com antecedência. A trilha é gratuita e você só paga a entrada do parque. (Preço em Outubro de 2023: R$ 19,00 por pessoa).

Extensão: 14,4 km
Tempo de duração:  +- 6h
Dificuldade: média
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas do parque e sobre como agendar seu passeio): https://vamosfugir.net.br/2016/05/19/trilhas-e-cachoeiras-em-cunha/

4 – Trilha da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí

Um dos ícones da Serra da Mantiqueira, a Pedra do Baú, fica no município de São Bento do Sapucaí.O complexo é formado pela Pedra do Baú (a maior de todas, com 1.950 metros de altitude), a Bauzinho e a Ana Chata. Pra quem quiser uma trilha mais tranquila, a dica é ir até o estacionamento do restaurante Pedra do Baú e fazer a trilha que chega até a Bauzinho, de onde se vê a Pedra do Baú de lado.

Mas para quem quiser uma aventura mais completa, aí o ideal é contratar um guia, já que a subida precisa de equipamento de segurança e é beeem pesada. Nós fizemos e registramos tudo nesse vídeo queeu deixei ali em cima!

Tempo de duração:  5h
Dificuldade: alta

3 – PETAR

Um dos passeios mais surpreendentes e incríveis que nós já fizemos no Estado de São Paulo. Na verdade o PETAR é um parque gigante (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) com muitas opções de trilhas por dentro de cavernas.

É difícil escolher, mas das trilhas que nós fizemos uma das que mais gostamos foi a da Caverna da Água Suja. Ok, sei que o nome não é dos mais convidativos, mas a água que passa por lá não podia ser mais limpa. Sorte, porque a trilha é basicamente feita dentro por dentro de uma caverna alagada. Sério, é sensacional demais!!

Tempo de duração: 1 hora até a entrada da caverna e mais umas 2h lá dentro
Dificuldade: média (o caminho atravessa um rio e lá dentro da caverna a caminhada também é toda por dentro d’água, o que cansa bastate).
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas do parque e sobre como agendar seu passeio): https://vamosfugir.net.br/2015/06/04/o-que-fazer-no-petar/

2 – Pedra da Macela, em Cunha

Localizada no município de Cunha (que por si só já é uma delícia e tem muitas atrações bacanas), a Pedra da Macela é um passeio sensacional pra quem gosta de exercício, natureza e vistas bonitas.

A subida até o topo é bem cansativa, mas uma vez que vc supera e chega lá, não tem como se arrepender… Com 1840 m de altitude, a Pedra da Macela fica no topo da Serra do Mar, por isso, em dias limpos, é possível avistar toda a Serra e até mesmo as praias de Paraty e Ilha Grande lá embaixo.

Extensão: 2 km (100% subida)
Tempo de duração:  cerca de 40 min pra subir
Dificuldade: média – é preciso ter um certo preparo físico pra subir, ou fazer toda a subida bem devagarzinho, pq é bem cansativo. O caminho é tranquilo pq o chão é asfaltado, mas por ser íngreme o cansaço é bem grande.
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas do parque e sobre como agendar seu passeio): https://vamosfugir.net.br/2016/05/12/pedra-da-macela/

1 – Trilha das 7 praias, em Ubatuba

Ubatuba já é um lugar maravilhoso por si só, mas quando o assunto é trilha, de graça e envolvendo 7 praias diferentes, a coisa fica ainda melhor!

A trilha das 7 praias começa na praia da Lagoinha e termina na praia da Fortaleza. O trajeto é feito 100% em contato com a natureza e passa por praias lindas, com água cristalinas e super tranquilas. O caminho é longo e tem alguns pontos com bastante subida, por isso pode ser um pouco cansativa, mas nada que uma paradinha para um bom banho de mar não resolva. ;p

Extensão: 10 km
Tempo de duração: +- 4 horas
Dificuldade: fácil/ média
Post com todas as dicas (dessa e de outras trilhas do parque e sobre como agendar seu passeio): https://vamosfugir.net.br/2017/10/12/trilha-das-7-praias-ubatuba/

Outros posts que você também vai gostar:

Related posts

Cidades de praia do Brasil que você precisa conhecer!

O que fazer em João Pessoa, na Paraíba: dicas atualizadas e com preços!

O que fazer em Paraibuna, SP? Roteiro completo para final de semana ou feriado

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More