Tem muito o que fazer em Bali e nas outras ilhas que ficam ao seu redor. Quando fomos pra lá, em abril de 2018, separamos nossa viagem em 3 partes: Uluwatu, Ilhas Nusa e Ubud. A ideia inicial era ir também para as ilhas Gili, que dizem ser maravilhosas, mas como só tínhamos 8 dias… Daria pra ter feito tudo isso? Daria… mas como nossa intenção era aproveitar bem cada lugar que visitamos, decidimos deixar as Gili para outra viagem e não nos arrependemos da decisão.
Neste post nós vamos compartilhar todo o nosso roteiro por Bali e detalhar o que fazer em cada um dos lugares por onde passamos e outras sugestões de passeios que não fizemos, mas que com certeza devem ser muito interessantes pra quem tiver mais tempo disponível. Acompanha aí:
O que fazer em Bali – roteiro de viagem para 8 dias
Informações gerais
Para começar, algumas informações importantes que vc precisa saber antes de viajar: Bali não é um país, mas sim uma ilha que pertence à Indonésia. Esta sim é um país, formado por mais de 17 mil ilhas! Na maioria dessas ilhas a população é muçulmana, enquanto em Bali a religião dominante é o Hinduísmo Balinês.
A moeda de lá é a rúpia indonésia, que tem um valor bem baixo: R$1 = $3.922,63 rúpias / AUD$1 = $10.546,64 rúpias *na data que eu fiz o post, claro.
Em Bali eles falam tanto o balinês, quanto o indonésio. Os dois idiomas são ensinados na escola e todo mundo fala fluentemente. O pessoal que trabalha com turismo também se vira bem no inglês e nós não tivemos problemas com isso..
Nosso roteiro por Bali:
Viagem – chegada às 21h no aeroporto de Denpasar – dormimos em Kuta, que não é a praia mais bonita que vc vai ver em Bali, mas a parada foi estratégica.
1° dia – Day trip Uluwatu – templo de Uluwatu, Padang Padang Beach, bar no pôr do sol na região do Blue Point.
2º dia – Conhecer Kuta de manhã/ pegar transporte para Nusa Lembongan às 10h/ alugar scooter e conhecer Lembongan à tarde -> Mushroom Bay e Dream Beach
3º dia – Day trip para Nusa Penida -> Kelingklig, Banah Point, Tambeling Beach de scooter
4º dia – Mergulho*/ conhecer Nusa Ceningan – * A ideia era fazer o mergulho nesta manhã, mas como perdemos nosso celular no dia anterior, acabamos voltamos para Penida de barco para tentar recuperá-lo. Infelizmente não rolou, mas como já estávamos lá, aproveitamos para conhecer mais alguns lugares que ficaram de fora no dia anterior: Crystal Bay ($2 mil rúpias por moto) e de lá pegamos uma trilha de 15 min para a praia vizinha chamada Pandan Beach.
5° dia – Fazer tour de Snorkel para ver as arraias Mantas, o Buddah point e outros pontos/ à tarde curtir a piscina do hotel/ às 16h pegar o transporte para ir para Ubud
6° dia – Day trip Ubud -> Campos de arroz, templo das águas, templo esculpido na montanha, templo do elefante, produção do Luwak coffe e cachoeira.
7° dia – De madrugada, começar o trekking para o vulcão Batur/ descansar à tarde / passeio pelo centro de Ubud no fim da tarde
8° dia – Conhecer a floresta dos macacos/ fazer massagem / Pegar transporte para o aeroporto às 18h
Nosso roteiro funcionou muito bem desta forma e não achamos que a viagem ficou muito corrida, pelo contrário, conseguimos descansar e relaxar bastante =)
O que fazer em Bali além do nosso roteiro:
Se falarmos da ilha principal de Bali, seria preciso de 10 a 15 dias para conhecer, pelo menos, os pontos mais turísticos. A ilha é grande e tem muita coisa interessante pra fazer por lá como por exemplo:
Canggu – uma região de praia que é mais hippister, mais tranquila e que conserva mais o ar de “Ásia” sem tanta influência ocidental. É um bom lugar para fazer surfe e relaxar na praia.
Seminiak – a praia mais badalada da ilha, é cheia de Beach clubs e restaurantes requintados.
Tana Lot – um templo construído em uma rocha no meio do mar, que só pode ser acessado quando a maré está baixa
Pura Besakih – um complexo de templos Hindus considerado o mais importante e sagrado de Bali.
Pura Besakih – construído em seis andares, este é o maior e um dos mais simbólicos e importantes templos de Bali
O que fazer nas ilhas ao redor de Bali
Agora, se vc tiver ainda mais tempo, ou resolver quebrar a sua viagem como nós fizemos, aí vão mais dicas de roteiro e o que fazer em Bali e seu arredores:
Gili Island – Assim como Nusa, são 3 ilhas diferentes: Gili Meno, Gili Air e Gili Trawagan. A última é a mais estruturada e a que tem mais opções de vida noturna, mas ainda assim é bem pequena e tranquila (pra vc ter noção, as ruas são todas de terra e não passa carro, só bike e charrete).
Nusa Penida – dentro da própria Nusa Penida mesmo existem vários lugares que nós não tivemos tempo de conhecer. São eles:
Atuh Beach – tem uma formação rochosa linda chamada Thousand Island lá embaixo
Broken Beach – um view point maravilhoso de onde é possível ver as arraias nadando lá embaixo, mas o acesso é bem difícil para quem está de moto.
Angels Billabong – tem piscinas naturais lindas, mas não é permitido nadar pq as correntes são muito perigosas.
Komodo – isso mesmo que vc pensou, a ilha onde moram os dragões de komodo! Na verdade são 3 ilhas que englobam o Parque Nacional de Komodo e em todas elas, além dos dragões, também existem trilhas com vistas sensacionais, pontos para mergulho e praia como a Pink Beach, uma praia onde a areia é cor de rosa!!
Espero que vcs tenham gostado das dicas e que continuem acompanhando o Vamos Fugir, pq logo logo tem mais post falando nosso a nossa viagem por Bali. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo! ;)
Outros posts que vc também vai gostar:
Quanto custa uma viagem para Bali – valores detalhados
Templo de Uluwatu e seu arredores – o pôr do sol mais lindo da vida!
O que fazer nas ilhas de Nusa Lembongan, Penida e Ceningan
O que fazer em Ubud – roteiro de 3 dias
Como planejar seu mochilão pelo Sudeste Asiático
Roteiro de 20 dias pela Tailândia
Quanto custa um mochilão pelo Sudeste Asiático
Como planejar uma viagem independente
Roteiro de 20 dias pela Austrália
9 comments