Viagem para Bali – O que fazer em Nusa Lembongan, Nusa Penida e Nusa Ceningan

Como vocês já viram no nosso post sobre o roteiro de viagem para Bali, nós passamos 4 dias entre Nusa Lembongan, Nusa Penida e Nusa Ceningan e adoramos! Nós fomos pra lá em abril de 2018 e aproveitamos bem nosso tempo. Para falar a verdade, até gostaria de ficar um pouquinho mais pra conhecer Nusa Penida (a mais linda de todas) melhor e com mais calma, mas se vc também só tiver 4 dias, fique tranquilo que já é o suficiente.

Neste post nós vamos compartilhar todo o nosso roteiro pelas três ilhas, passar os preços, tempo de duração dos passeios e dicas para que vc também possa montar seu roteiro de viagem para Bali incluindo esses destinos:

Viagem para Bali e ilhas ao redor: em qual das três Nusas se hospedar?

Antes de ir, nós pesquisamos muito e vimos muita gente falando que Nusa Lembongan era a ilha mais estruturada dentre as três “Nusas”, por isso decidimos ficar hospedados lá. Pegamos um hotel lindo, de frente pro mar, com piscina de borda infinita e etc, por um preço ótimo (aliás, tudo na indonésia tem um preço ótimo), e não nos arrependemos nem um pouco. *Este é o link do hotel que ficamos.

Mas, andando por lá, percebemos que tanto Nusa Ceningan quando Nusa Penida também tem uma estrutura bacana para o turista.  Penida ainda é muito mais simples e menos explorada, mas como a gente gosta desse tipo de viagem mais “roots”, com certeza daria pra ter ficado lá e aproveitado melhor as atrações desta ilha. Se vc tbm curte lugares mais tranquilos e menos explorados, não tenha medo de ficar hospedado em Nusa Penida.

Já em Ceningan, vimos muitos hotéis bons e com vistas maravilhosas da praia e ficamos com a sensação de que lá também seria um lugar bom de se hospedar. Então, não acho que precise dessa restrição de usar Lembongan como base para conhecer as outras ilhas. Mas, como eu disse no começo: nós ficamos hospedados lá e não nos arrependemos!

Se vc quiser sugestões de hotéis nas ilhas Nusa, dá uma olhadinha no booking.com, pq tem muuuito hotel lindo e barato por lá!

Nusa Lembongan

Como chegar em Nusa Lembongan

Para ir de Kuta até Nusa Lembongan, nós fechamos um pacote que incluía o transporte terrestre mais o barco até a ilha e também a volta de lá para Ubud, nosso próximo destino. A van nos pegou no hotel em Kuta e nos levou até Sanur, onde fica o porto. De lá o barco levou meia hora até Lembongan, onde outro transfer nos buscou na praia e nós levou até o hotel.

Preço do transfer – $350 mil rúpias por pessoa

Horários e distâncias – saímos de Kuta às 10h30, pegamos o barco em Sanur às 12h30 e chegamos em Nusa às 13h30. Até nosso hotel foi mais uns 20 minutos. Mas todos os dias saem barcos de Sanur para Lembongan nos seguintes horários: 08h45 e 12h30 e a volta de Lembongan para Sanur – 11h e 17h.

Ida para Ubud – no último dia um carro nos buscou às 16h no hotel de Lembongan e nós pegamos o barco das 17h. Chegando em Sanur às 17h30 e outro carro nos levou até o centro de Ubud. Chegamos no hotel por volta das 6h da tarde.

O que fazer em Nusa Lembongan

Chegando em Lembongan, nós decidimos alugar uma scooter para circular pela ilha, já que logo de cara deu pra ver que o trânsito era muito mais tranquilo que o da ilha de Bali e também pq nosso hotel ficava mais afastado e isso facilitaria muito o transporte. *Obs: O Ulisses nunca tinha dirigido moto na vida e confesso que no começo a gente ficou meio tenso – eu nem me arrisquei pq sabia que seria ainda pior kkkkk – mas depois de treinar um pouco vimos que dava pra ir sem medo e realmente não tivemos nenhum problema. Mas recomendo que vc só pegue se sentir bastante segurança… vimos mta gnt que caiu de moto, se machucou e acabou prejudicando a viagem).

Praias

Ainda no mesmo dia, conseguimos conhecer Mushroom Bay e Dream Beach, duas praias lindas da ilha. Como já era fim de tarde, não chegamos a ficar muito tempo por lá, mas o suficiente para observar um pouco e tirar algumas fotos. Em Mushroom Bay tem um centrinho comercial com restaurantes e agências de viagem, e como nosso hotel ficava ali perto, acabamos voltando muitas vezes pra lá durante a nossa estadia.

Por lá também existem muitas outras praias e view ponts, como o Devils Tear e o Mangroove Point, mas nós acabamos só visitando de barco, quando fizemos o passeio de snorkel. A praia do nosso hotel se chamava Tamarind Bay e também era bem bonita.

Snorkel

Compramos um passeio em Mushroom Bay e, às 08h30 pegamos um barco que saía dali mesmo. Seguimos para a primeira parada do mergulho,o Manta Point. Lá é o lugar onde dá pra ver as arraias Manta *-* e nós vimos uma gigantesca e linda!! Mas foi tão rápido que não deu nem tempo de tirar foto hahaha Na verdade o mar estava tão agitado este dia, que nós mal conseguimos aproveitar o snorkel nesse ponto… as ondas eram muito forte e os barcos ficavam perto das pessoas, estava até um pouco perigoso. Eu fiquei bem enjoada e não sabia se me concentrava em não passar mal, em não ser atropelada por um barco ou em ver as arraias hahahha Foi meio conturbado, mas no final deu tudo certo.

De lá nós fomos para Cristal Bay (mas o mar continuava tão agitado que nessa altura eu estava quase passando mal e não consegui curtir mto), mas o Ulisses curtiu e viu uma tartaruga!! Depois fomos para um outro ponto, que na minha opinião foi o mais lindo de todos (acho que o mais lindo que já vi), mais lindo até que a Grande Barreira de Corais, na Austrália. Tinha muitos corais coloridos e peixes de todos os tipos *-* , mas eu esqueci de anotar o nome e agora não lembro mais =/

Logo em seguida fomos para o Buddah point, que apesar de a estátua ter sido colocada lá justamente para atrair os turistas, é bem bonito e diferente. Saindo de lá, nós passamos em mais um ponto chamado Mangrove point que também tinha muitos corais e era maravilhoso.

Preço: $225 mil rúpias por pessoa pq nós pechinchamos, o preço na verdade é $250K na loja que nós compramos (pq os preços variam entre as lojas e entre as ilhas).
Duração: O passeio dura das 8:30 às 12h e para em 5 pontos para snorkel.

Dica – Como o passeio acabou cedo e esse era o nosso último dia por lá, nós voltamos para o hotel e ficamos na piscina até a hora de ir embora. Mesmo que vc já tenha feito o check out, muitos hotéis têm um lugar para guardar as malas e deixam vc usar a área comum.

Mergulho

É muito fácil encontrar opções para iniciantes (é o mergulho Discovery, para pessoas que nunca mergulharam) ou mesmo para quem já tem o certificado do PADI, mas os passeios e preços variam. Nossa ideia inicial era fazer, mas como aconteceram alguns imprevistos (que eu vou explicar mais embaixo), acabamos ficando sem tempo =/. De qualquer forma, pra quem tiver interesse, aí vão as informações principais que pesquisamos por lá:

Preço – média de $700 a $1000 rúpias por pessoa

Tempo de duração – Os passeios saem por volta das 9h e podem voltar às 13h ou 15h (depende da quantidade de mergulhos que a empresa oferecer).

Onde comprar – em qualquer lugar das três ilhas. Tem muitas lojinhas que vendem e é fácil de encontrar.

Nusa Penida

Como chegar e como se locomover em Nusa Penida

De Lembongan, fomos passar o dia em Nusa Penida para conhecer seus pontos principais, e para mim, esse foi o lugar mais lindo que nós visitamos em toda a viagem! Para chegar lá, nós pegamos a Scooter do hotel de Lembongan e fomos até a Yellow Bridge (ponte que liga Lembongan à Ceningan) e de onde saem os barcos para Penida. Lá compramos um ticket de ida por 60 mil rúpias por pessoa e a volta pelo mesmo preço. Os barcos saíam a cada 1h (e voltavam tbm), sendo que o último era às 17h.

Lá em Nusa Penida nós alugamos uma moto por 60 mil rúpias para o dia todo. É muito fácil encontrar scooter para alugar ou motoristas por lá, pq logo que vc chega no porto, todo mundo vem te oferecer. A dica é negociar o preço! Para quem não quiser pegar a motinho, também tem mototaxis (vc vai na garupa) ou taxistas oferecendo passeios de carro (eles vão como guia). Além disso, eu tbm ouvi a conversa de uns brasileiros que alugaram um carro por lá e foram dirigindo por conta própria… pode ser uma opção!

Preços:

Barco ida e volta de Lembongan para Penida – $120 mil rúpias por pessoa

Tempo de duração da viagem de barco – 30 min

Scooter em Nusa Penida – 60 mil rúpias (mas tivemos que pechinchar)

Dica Importante: fique esperto pq o último barco que sai de Penida para Lembongan é às 17h!  

O que fazer em Nusa Penida

Kelingking Beach – o mirante mais linda da vidaa!

A partir do porto de Penida nós seguimos para o mirante de Kelingking. Nosso guia era o google maps, que nem sempre funcionava direito.. a sorte foi que, no meio do caminho, nós encontramos uma galera super gente boa que estava indo para o mesmo lugar e sabia o caminho. Isso deu muito mais segurança de se locomover por lá, já que algumas partes das estradas são bem ruins (de terra, pedras soltas e super esburacadas) e muito difíceis de ir de moto. em muitos pontos eu tive que descer e ir a pé, pq não dava pra seguir com o garupa.

Chegando lá nós ficamos completamente encantados com aquela vista… Podemos dizer que foi o lugar mais lindo que já vimos na vida! O mirante tem a vista da pedra (que muitos comparam com um dinossauro, pq o formato lembra um pouco) e a praia bem clarinha lá embaixo. Dica: Pra quem tiver tempo e fôlego, é possível descer até a praia por uma trilha, mas é bom tomar cuidado porque além de estreita e improvisada, a trilha é longa e muito ingrime: 1h pra descer e 1h30 pra subir.

Tempo de viagem do Porto até Kelingking – 1h de scooter

Preço da entrada –  5 mil rúpias por pessoa

Banah Point

De Kelingking nós seguimos para Banah Point, um mirante muito bonito tbm! O caminho foi um pouco mais fácil e a vista compensava, mas não tanto quanto a primeira parada, tanto que ficamos pouco tempo, tiramos umas fotos e já seguimos em frente.

Obs: não pagava pra entrar

Tambeling Beach e piscina natural

Saindo de lá, estávamos à caminho de Angels Billabong – que são piscinas naturais lindas -, mas o caminho estava TÃO RUIM que decidimos confirmar se estávamos no caminho certo e um local nos indicou uma outra piscina mais próxima, onde era permitido nadar (pq na Billabong as correntes são mto fortes). Decidimos ir pra lá

A estrada era bem difícil e até um pouco perigosa para descer de moto. Em muitos pontos eu preferi ir a pé (pq estava morrendo de medo! hahah) e o Ulisses seguida sozinho. Mas o final valeu a pena: a piscina era realmente linda e ainda tinha uma praia no final da trilha. Pelo que percebemos, o local não é muito conhecido pelos turistas, mas vimos muito moradores locais se divertindo e pulando do paredão de pedra até a água. Foi o melhor melhor lugar que a gente podia ter parado! A água fresquinha nos ajudou muito a recuperar do calor de 40º C que já estava fazendo a gente passar mal.

A parte triste é que nós só tiramos foto no celular que perdemos, por isso não temos nenhuma da piscina pra mostrar pra vcs. Mas pra quem quiser ver, tem alguns vídeos deste lugar no nosso Instagram, é só procurar no Highlight de Bali, logo ali no nosso perfil mesmo. 

Obs: não pagava pra entrar

Crystal Bay

Uma praia bem bonita que fica a meia hora de moto a partir do porto. Lá é um dos pontos de parada do passeio de snorkel que fizemos saindo de Lembongan, por isso, se vc tiver tempo e quiser aproveitar, alugue um snorkel ali na praia e passe o dia admirando aquele fundo do mar, pq é muito maravilhoso!! De lá, também dá pra pegar uma trilha de 15 min até uma praia vizinha chamada Pandan Beach, que tbm é linda e mais vazia.

Preço: $2 mil rúpias por moto para entrar em Crystal Bay.

*Só pra vc entender: nós visitamos Crystal bay no nosso segundo dia em Nusa Penida. A ideia inicial era ir apenas 1 dia, mas como no primeiro nós perdemos nosso celular e acabamos ficando um tempão tentando encontrar e resolver o problema – sem sucesso :/ – decidimos voltar uma segunda vez para Penida e por isso ficamos mais tempo em Crystal Bay.

Outros lugares lindos pra ver em Penida, que nós não fizemos por falta de tempo:

Atuh Beach – tem uma formação rochosa linda chamada Thousand Island lá embaixo

Broken Beach – um view point maravilhoso de onde é possível ver as arraias nadando lá embaixo, mas o acesso é bem difícil para quem está de moto.

Nusa Ceningan

Como chegar e como se locomover em Nusa Ceningan

Existe uma ponte que liga Nusa Lembongan à Nusa Ceningan, é a famosa Yellow Bridge.

É bem fácil de chegar até lá de moto (tem placas e todo local conhece, então é fácil pedir informação) e é só atravessar e pronto! Como Ceningan é uma ilha bem pequena, você consegue conhecer todos os pontos de moto, em cerca de 3 horas.

O que fazer em Nusa Ceningan

Não esperávamos muito de Nusa Ceningan, mas a  ilha nos surpreendeu! Apesar de ser a menor das três, ela tem boa estrutura, estradas asfaltadas e fáceis de andar de moto e algumas  praias e view Points lindos demais!!

Blue Lagoon

Uma baía bem pequena onde o mar entra e, por algum motivo que eu não sei qual é (talvez a cor do chão ou a mistura da água com a areia) a água se transforma em uma cor surreal.. Parece que jogaram leite no mar e ele ficou azul bem clarinho! Nunca tinha visto algo assim!

Manah Point

Um ponto de surf que tem uma praia muito bonitinha e tranquila, cercada por corais. Pra quem quer surfar, o mar aberto é perfeito e para quem quer se molhar e ficar de boa na praia, existe tipo uma mini piscina natural bem transparente.

Secret Beach

 

Uma praia bonita que virou quase particular já que seu único acesso é por um hotel.

Dream Point

Um ponto bem bonito para ver o pôr do sol. Ali tem um hotel com uma piscina de borda infinita de frente para o mar, onde o sol se põe. Pra nadar ali, basta consumir alguma coisa no bar! Nós não ficamos, mas com certeza deve ser lindo demais!

Obs: nenhuma das praias de lá cobram a entrada

Viagem para Bali e ilhas ao redor – Observações gerais das ilhas de Nusa

Dica 1 – A alimentação nas ilhas é mais cara que em Kuta ou Ubud. Média de 10 mil rúpias a mais por prato e muitos restaurantes cobram 10% de serviço e/ou tax.

Dica 2 – O celular e a internet funcionam por lá, mas nem sempre.

Dica 3 – existem caixas eletrônicos nas ilhas

Dica 4  – é muito triste, mas o mar nessa região tem muito lixo. Durante o snorkel nós vimos MUITOS restos de plástico boiando na água. Mas pelo que ouvi falar, existem épocas (logo depois das chuvas) em que essa poluição fica MUITO pior. Chega a cortar o coração.

Outros posts que vc também vai gostar:

Quanto custa uma viagem para Bali – valores detalhados
O que fazer em Bali – roteiro de 8 dias  
Templo de Uluwatu e seu arredores – o pôr do sol mais lindo da vida!
O que fazer em Ubud – roteiro de 3 dias
Como planejar seu mochilão pelo Sudeste Asiático
Roteiro de 20 dias pela Tailândia
Quanto custa um mochilão pelo Sudeste Asiático

Related posts

Khao Sok: o parque nacional mais incrível da Tailândia

O que fazer em Koh Lipe: dicas do paraíso da Tailândia

O que fazer em Phuket, Tailândia? – roteiro de viagem para 3 a 4 dias

4 comments

Giulia 25 de janeiro de 2019 - 05:17
Olá casal, onde vocês fecharam esse transfer de Kuta a Nusa e depois ida até Ubud? Adorei o post!
Ulisses Dalesandro 30 de janeiro de 2019 - 06:33
Oi Giulia! Tudo bom? Nós fechamos lá em Kuta, em uma das milhões de agências que tem na rua rs... Acho que é mega fácil de encontrar essa opção por lá.. é só comentar que quer voltar de Nusa para Ubud e eles conseguem fazer o esquema! =)
José Tassos 3 de julho de 2018 - 23:19
Não vejo a hora das minhas próximas férias! #VemSetembro obrigada pelo conteúdo, muito rico.
Lígia Antoniazzi 18 de julho de 2018 - 19:48
Tá chegandooo! Vc vai amar Bali S2 Boa viagem!
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More