Sim é possível morar na Austrália com filhos! Seja para fazer um intercâmbio e estudar inglês, curso técnico, faculdade, pós graduação, ou mesmo com um plano de imigração definitivo, ou seja, sair do Brasil e vir para a Austrália com a família toda, já no visto de residente permanente.
Neste post nós vamos te contar todas as regras e detalhes que envolvem o planejamento de uma mudança para Austrália com a família inteira. Mas para que as informações sejam mais precisas, detalhadas e 100% confiáveis, nós contamos com a ajuda dos Agentes de Imigração Registrados da Bravo Migration, ou seja, prepare-se para boas informações!
Como morar na Austrália com filhos?
Bom, os dois cenários que nós citamos acima (estudante ou residente permanente) vão ser um pouco diferentes tanto em relação ao tipo de visto necessário, quanto aos direitos e deveres de cada integrante da família.
Visto de estudante para a família na Austrália
Quando o objetivo é vir para a Austrália com a família no visto de estudante, a aplicação vai ter sempre um titular do visto que é a pessoa que vai estudar (seja inglês, VET ou Higher Education, como já disse antes) e os outros integrantes da família vão entrar como dependentes deste titular.
Direitos e deveres
Assim como qualquer outro visto, tanto o titular quanto os dependentes têm direitos e deveres a serem cumpridos. No caso do visto de estudante, o titular vai ter a permissão (e a obrigação) de estudar durante todo o tempo do curso e poderá trabalhar 20h por semana (e 40h no período das férias).
Os cônjuges (marido, esposa, ou relacionamento estável) podem estudar no máximo 3 meses – se forem querer estudar mais do que isso tem que aplicar para seu próprio visto de estudante. Acompanhantes de um titular que faz curso de mestrado ou doutorado têm a autorização de trabalhar full time, ou seja, 40h por semana ou mais.
Outro ponto muito importante no caso de quem vem com visto de estudante é que há uma condição atrelada a ele onde filhos de 5 a 18 anos DEVEM estar matriculadas na escola.
Como funcionam as escolas infantis na Austrália?
Esta questão é tão importante por que, apesar de as escolas na Austrália serem públicas (e de ótima qualidade), para estrangeiros elas são pagas. Sim! Ao contrário do que muita gente pensa, o acesso à educação gratuita só acontece quando a família já tem o visto de residência permanente na Austrália ou em alguns casos quando o titular está num visto de trabalho (Sponsorship) e outros poucos casos.
Quando se vem para a Austrália com filhos é necessário comprovar que as crianças estão matriculadas ou pelo menos começaram o processo de matrícula na hora de pedir o visto de estudante
Qual é o valor das escolas infantis na Austrália?
As taxas variam de acordo com cada Estado e também são reajustadas a cada ano fiscal (julho), por isso a dica é sempre contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto – como a Bravo Migration, por exemplo – para que ele te ajude a fazer a matrícula e o pagamento de forma correta.
Se você quiser saber mais informações e até valores detalhados das escolas infantis na Austrália, veja os links dos Departamentos de Educação de cada Estado ou Território abaixo:
- New South Wales – https://www.deinternational.nsw.edu.au/study-options/fees
- Queensland – https://eqi.com.au/study-options/fees
- Victoria – https://www.study.vic.gov.au/en/study-in-victoria/school-fees/Pages/default.aspx
- South Australia – https://www.internationalstudents.sa.edu.au/en/students/primary-student/ps-program-fees/
- Western Australia – https://migration.wa.gov.au/services/settlement-services/children-and-education/education
- Tasmania – https://www.education.tas.gov.au/students/international-students/
- Northern Territories – https://nt.gov.au/learning/international-students-and-migrants/government-school-fees-for-international-students
- Australian Capital Territory https://www.education.act.gov.au/public-school-life/international_students
E a questão de inglês?
Por ser um país multicultural, as escola públicas da Austrália recebem muitos estudantes internacionais, tanto que muitas escolas têm até um departamento especializado nisso, que faz o acompanhamento dessas crianças e oferece reforço ou mesmo um curso preparatório de inglês caso seja necessário.
E como é imigrar para a Austrália com a família?
Se a sua intenção é passar pelo processo de imigração para morar na Austrália com os filhos – seja antes de sair do Brasil ou mesmo depois que já estiver aqui com outro visto – e obter o visto de Residente Permanente, aí o cenário muda bastante.
Nós já falamos sobre os caminhos para imigrar para a Austrália neste outro post, por isso não vou detalhar tanto o assunto aqui. Mas o fato é que, uma vez que o pai ou a mãe aplicam para o visto de residente permanente na Austrália, toda a família também entra como dependente deste visto e passa a ter os mesmos benefícios.
QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE
Direitos e deveres
Pessoas acima de 18 anos com um visto de residência na Austrália têm a permissão de trabalhar full time. Já as crianças em idade escolar continuam com a obrigação de estarem matriculadas, assim como em qualquer outro visto. Porém, a diferença é que, como residente, seus filhos passam a ter acesso às escolas públicas australianas de forma gratuita. O mesmo vale para o Medicare, que é o sistema público de saúde.
Em resumo, mudar para a Austrália com a família é muito mais confortável quando se tem um visto permanente. Por isso, se vc tem intenção de saber se é elegível para este visto e dar entrada em um processo, não deixe de entrar em contato com a Bravo Migration para que eles te orientem e indiquem os caminhos ideais para vc alcançar este objetivo.
Neste link vc pode enviar um e-mail passando um resumo dos seus objetivos. E neste vc tem acesso à um material gratuito com os tipos de vistos disponíveis para imigrar para a Austrália, é só fazer o download. ;)
Abaixo você pode ver um vídeo que fizemos com a Ana da Bravo para explicar exatamente este assunto. Ele fez parte de uma série de vídeos que fizemos no nosso canal do Youtube com base nas principais dúvidas que já recebemos desde que chegamos na Austrália. =)
Espero que tenha gostado do post e se ainda tiver alguma dúvida relacionado ao assunto de morar na Austrália com filhos, é só deixar aqui nos comentários. :)
Outros posts que vc também vai gostar:
- Como imigrar para a Austrália – possibilidades e tipos de vistos
- Residência Permanente na Austrália – é possível sem a profissão na lista?
- Tudo que você precisa saber para morar, estudar e trabalhar na Austrália
- A realidade sobre morar no exterior que ninguém vê no Instagram
- Por que nós escolhemos a Austrália e por que mudamos de ideia sobre este país?
- Quando decidimos trabalhar menos e viver mais…
- Roteiro de 20 dias pela Austrália
- 10 passeios imperdíveis em Sydney que custam menos de 10 dólares
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
8 comments